Connect with us

Nossa Cidade

Medicamento em Casa beneficia quase 2 mil pacientes crônicos em Hortolândia

Prefeito Antonio Meira participa da cerimônia de lançamento do programa na Região do Jardim Amanda, nesta segunda-feira (19/08)

programa medicamento em casa

Anuncio

Com o ingresso de mais 378 pessoas, moradores da região do Jardim Amanda, o programa “Medicamento em Casa” completa cinco meses de atividades, beneficiando cerca de 1,8 mil pacientes crônicos, hipertensos e diabéticos, em quatro regiões de Hortolândia. O lançamento da nova etapa aconteceu na manhã desta segunda-feira (19/08), no auditório da biblioteca da Emef Jardim Amanda I (CAIC), no Jardim Amanda II, em cerimônia que contou com a presença do prefeito Antonio Meira, da secretária de Saúde – Atenção à Urgência e Emergência, Paula Nista, vereadores e aproximadamente 120 munícipes recém-cadastrados no programa.

Ao todo, o programa, lançado em março deste ano, já atende 1.768 pacientes crônicos no Jardim Santa Clara, Jardim Rosolen, Novo Ângulo e, a partir de agora, no Jardim Amanda. São todos usuários do SUS (Sistema Único de Saúde) que, após cadastramento, passam a receber medicamento gratuito e orientação da equipe farmacêutica em casa, mensalmente. Na etapa seguinte, ainda sem data marcada, serão atendidos os munícipes da região do Nova Hortolândia.

Na região do Santa Clara, onde o piloto do programa foi lançado, os cadastrados começaram em julho a ter também o agendamento de consultas com clínico geral na UBS (Unidade Básica de Saúde) da área. Em breve, a medida será estendida aos atendidos nas demais regiões.

Advertisement

“Há quase oito meses, temos trabalhado muito para melhorar a vida da nossa população em todas as áreas: educação, saúde, transporte, mobilidade urbana”, afirmou o prefeito Antonio Meira. “Sabemos que a população quer um melhor atendimento de saúde. Aqui, na região do Jardim Amanda, a UPA 24h (Unidade de Pronto Atendimento) será entregue em breve. Agora, os moradores já contam com o ‘Medicamento em Casa’, que troca a fila no posto de saúde pela comodidade de receber o medicamento no conforto do lar. Temos investido em saúde. Estamos indo além do que diz a lei, que prevê um investimento de 15% do orçamento. Estamos investindo 27% e, no próximo ano, a previsão é que investiremos 31% na saúde, mais do que o dobro”, ressalta Meira.

Durante a apresentação à comunidade, a secretária Paula Nista explicou aos presentes que a proposta do “Medicamento em Casa” vai além da garantia de acesso aos medicamentos da “cesta básica”, vigente nacionalmente. Outros objetivos do programa são: orientar os inscritos para que a medicação prescrita e entregue seja efetivamente usada, de maneira correta, e assegurar que, pelo menos a cada seis meses, sejam reavaliados por médicos da rede básica, dependendo da especificidade de cada caso. Deste modo, aumenta-se a adesão ao tratamento, evita-se a automedicação e o risco de complicações, internações e mortalidade – situações que acabam sobrecarregando o atendimento no Hospital Municipal e Maternidade Mário Covas. “Entre 80 e 90% da população de Hortolândia é usuária do SUS, o que significa 180 mil pessoas, de um total de 200 mil. Destes, a maioria é hipertensa e/ou diabética, que por não fazer o tratamento da maneira correta ou não ter acompanhamento periodicamente, acaba se descompensando e lotando o hospital”, esclarece a secretária.

À medida que o programa avança, atenta às sugestões dos usuários, a Secretaria de Saúde – Atenção à Urgência e Emergência vai fazendo os ajustes necessários. Um deles foi o uso de etiquetas coloridas para que pacientes com dificuldades de visão ou pouca escolaridade possam identificar mais facilmente a quantidade e o medicamento a tomar pela manhã, à tarde ou à noite. Outra mudança, surgida após a constatação de que aproximadamente 30% dos cadastrados não estão em casa para receber a equipe do programa, será a indicação que participem pelo menos a cada três meses das reuniões dos grupos HiperDia (para hipertensos e diabéticos), nas unidades vinculadas à Secretaria de Saúde – Atenção Básica e Especializada. Deste modo, garante-se que receberão orientações importantes sobre a condução do tratamento. A partir de agora, este será um novo critério de participação no programa.

De acordo com Paula Nista, chegar à região do Jardim Amanda representa tanto um avanço de público, de expectativa de usuários no sistema, quanto à possibilidade de atender a aspectos sociais que antes não eram percebidos claramente. É que as equipes perceberam que alguns pacientes estavam desistindo do cadastro, porque não queriam perder a oportunidade de sair de casa uma vez por mês para ir até o posto rever os conhecidos, conversar com outras pessoas. “É um aspecto social importante, que precisa ser considerado”, explica Paula. “A gente valoriza muito essa questão humana. Quando a gente conversa percebe que alguns são extremamente abertos, mas outros pensam: ‘Estou dentro de casa e preciso ir para a sociedade.’ Que atividade eu posso oferecer, dentro do programa que garanta isso? É por isso que colocamos como critério do programa que, a cada três meses, eles participem de um grupo entre hipertensos, diabéticos e ali se socializem, troquem informações, relatem como é o dia a dia deles não só com relação à questão medicamentosa, mas sobre outros assuntos, como se alimentaram naquele dia. São trocas que vão contribuir de uma maneira muito diferente”, esclarece a secretária.

Advertisement

De acordo com a Secretaria de Saúde – Atenção Básica e Especializada, há grupos de hipertensos e diabéticos em três unidades localizadas no entorno. Na UBS (Unidade Básica de Saúde) do Jardim Amanda, acontecem encontros quinzenalmente, às quartas-feiras, às 15h, para troca de receitas médicas. Na última quinta-feira do mês, às 8h, acontece o grupo de educação em saúde. Na USF (Unidade de Saúde da Família) do Jardim Amanda os grupos se organizam por micro-áreas às quintas-feiras, às 7h30. São grupos abertos que discutem temas da saúde em geral, não apenas os voltados a hipertensos e diabéticos. Na USF São Bento, as reuniões costumam ser às sextas-feiras, às 7h30. Excepcionalmente, neste mês, os encontros têm acontecido às segundas.

Expectativas positivas da população

O motorista José Maria Félix, de 47 anos, hipertenso há 15 anos, veio ao lançamento conhecer o programa. Costuma ir duas vezes por mês à unidade de saúde buscar medicamentos que, às vezes, estão em falta. Dada à rotina atarefada, acredita que a entrega em casa pode ajudá-lo tanto no acesso mais fácil aos remédios quanto na constância do tratamento. Também cadastrada, a dona de casa Maria Aparecida Moreira, de 62 anos, acha interessante a ideia de ter profissionais da saúde ajudando a controlar a validade da receita médica, além do conforto de receber o medicamento em casa. Opinião parecida com a de Aparecida Ercília Vitório, de 61 anos. Diabética e hipertensa há cinco anos, a dona de casa atua como vendedora de vez em quando. Poder receber em casa o medicamento, antes retirado no posto, é para ela algo que “vai facilitar”.

Kit personalizado

Advertisement

Os inscritos recebem kit personalizado, com medicamentos de uso pessoal, caixinha para guardá-los, panfleto explicando como funciona o programa e quadro de horários para ingestão de remédios. Mais de 20 medicamentos de uso contínuo são distribuídos gratuitamente, com regularidade, na residência dos que aderem ao “Medicamento em Casa”.

Compostas por farmacêuticos e auxiliares de farmácia, as equipes trabalham uniformizadas com camisetas, crachás e bonés e, além da entrega, fazem o trabalho de “farmácia clínica”, que consiste na orientação dada ao paciente durante a primeira visita sobre aspectos como cuidados no armazenamento e o trabalho de acompanhamento, com avaliações mensais sobre a adesão ao tratamento.

Caso sejam verificados erros e dúvidas, é solicitada nova visita e orientação farmacêutica. O programa conta com canais próprios de comunicação: o telefone 3887-2395 e o email [email protected]. Em caso de dúvida, é só entrar em contato.

Fonte: Assessoria de Comunicação / Prefeitura de Hortolândia

Advertisement

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Nossa Cidade

Modernização no Campo do Rosolém para receber jogos do futebol amador da cidade

Modernização no Campo do Rosolém

A modernização no Campo do Rosolém, que é o principal palco do futebol amador em Hortolândia, proporcionará uma nova aparência para toda a área.

Na noite de ontem (23), o prefeito Zezé Gomes esteve pessoalmente no local para vistoriar a conclusão dos trabalhos. Ele comentou ainda o seguinte:

Anuncio

Realizamos o teste da nova iluminação após a troca das lâmpadas e a realocação das torres para trás da arquibancada, melhorando a visibilidade dos torcedores, no Campo do Rosolém. O espaço está bonito e agradável para receber os jogos de futebol da nossa cidade. O gramado também foi renovado, assim como a área externa ao redor da praça esportiva. O trabalho não para por aqui. Até um brinquedão para as crianças será instalado. O campo recebeu ampliação da arquibancada, enfim, tudo pronto para a nossa temporada de competições. Continuamos fortalecendo o esporte e contribuindo com a melhoria das estruturas esportivas de Hortolândia“.

Mais detalhes sobre a Modernização no Campo do Rosolém

Essas melhorias não apenas beneficiam os praticantes e admiradores do futebol amador, mas também reforçam o compromisso da administração municipal com o desenvolvimento do esporte local e com o bem-estar da comunidade.

Advertisement

Com uma estrutura revitalizada e mais funcional, o Campo do Rosolém está preparado para receber emocionantes partidas e eventos esportivos, proporcionando momentos de lazer e integração para todos os moradores de Hortolândia.

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98
Continue Reading

Nossa Cidade

Parque Linear do Perón já tem previsão para ser entregue: confira

Parque Linear do Perón

Hortolândia se prepara para receber uma nova área de convivência, lazer e prática esportiva, em meio à natureza. Trata-se do Parque Linear do Perón, localizado na altura da Avenida Antônio da Costa Santos, entre a Rua Cachoeira Paulista e a Rua Um, na região do Parque Perón.

A previsão é que o novo equipamento público seja entregue à população ainda no primeiro semestre deste ano, coincidindo com as comemorações do aniversário de 33 anos de Hortolândia.

Anuncio

De acordo com a Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, o futuro parque terá aproximadamente 14 mil metros quadrados e contará com playground, quiosques, academia ao ar livre e pista de caminhada conectada ao Corredor Metropolitano.

No entanto, um dos aspectos mais significativos da obra envolve questões históricas e ambientais: a preservação da nascente do Ribeirão Jacuba. Este curso d’água é intrinsecamente ligado às origens do município, às lutas pela emancipação e é considerado o principal curso d’água da cidade.

Advertisement

A nascente do Jacuba, que emerge no Perón, atravessa diversos bairros, como Jd. Santa Emília e Vila Inema, e passa pelo Parque Socioambiental Remanso das Águas, cortando o município até encontrar o Ribeirão Quilombo, já em Sumaré, conforme informações da Secretaria de Meio Ambiente.

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98
Continue Reading

Nossa Cidade

Saiba quais UBSs realizarão vacinação contra Dengue em Hortolândia no próximo sábado (27)

vacinação contra Dengue

Neste sábado (27), Hortolândia realiza mais um dia de vacinação contra Dengue, das 8h às 17h, nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) Amanda I, Campos Verdes e Rosolém. Segundo a Secretaria de Saúde, serão distribuídas senhas até às 16h.

A vacinação é direcionada exclusivamente para crianças e adolescentes de 10 a 14 anos. Para receber a dose, é necessário apresentar algum documento com foto e o CPF (Cadastro de Pessoas Físicas).

Detalhes sobre a vacinação contra Dengue em Hortolândia

Anuncio

Hortolândia já recebeu 4.298 doses da vacina do governo do Estado, imunizando até o momento 411 pessoas. A expectativa da Secretaria de Saúde é ampliar esse número com a vacinação deste sábado.

Além da vacina contra a Dengue, também será realizada a imunização contra a gripe, porém exclusivamente para os públicos-prioritários da campanha deste ano.

Advertisement

Ana Paula Fernandes, coordenadora do Programa de Imunização da Secretaria de Saúde, destaca a importância da vacinação e ressalta que o número de pessoas imunizadas até agora está dentro das expectativas.

Conforme as diretrizes do Ministério da Saúde, a vacinação contra a Dengue consiste em duas doses, com intervalo de três meses entre elas. Cada UBS contará com três salas para vacinação contra a Dengue e uma sala para vacinação contra a gripe.

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98
Continue Reading

Noticias

campeonato de boxe melhor idade campeonato de boxe melhor idade
Esportes7 horas ago

Melhor idade de Hortolândia competem em campeonato de Boxe

Luvas, protetor bucal, capacete e coletes de proteção são alguns dos equipamentos que os idosos de Hortolândia usarão no 1º...

Modernização no Campo do Rosolém Modernização no Campo do Rosolém
Nossa Cidade11 horas ago

Modernização no Campo do Rosolém para receber jogos do futebol amador da cidade

A modernização no Campo do Rosolém, que é o principal palco do futebol amador em Hortolândia, proporcionará uma nova aparência...

Parque Linear do Perón Parque Linear do Perón
Nossa Cidade12 horas ago

Parque Linear do Perón já tem previsão para ser entregue: confira

Hortolândia se prepara para receber uma nova área de convivência, lazer e prática esportiva, em meio à natureza. Trata-se do...

vacinação contra Dengue vacinação contra Dengue
Nossa Cidade13 horas ago

Saiba quais UBSs realizarão vacinação contra Dengue em Hortolândia no próximo sábado (27)

Neste sábado (27), Hortolândia realiza mais um dia de vacinação contra Dengue, das 8h às 17h, nas Unidades Básicas de...

trem intercidades trem intercidades
Nossa Região14 horas ago

Trem Intercidades, que passaria pela RMC, tem assinatura do contrato suspensa

O Trem Intercidades, projeto que ligaria Campinas a São Paulo, teve sua assinatura de contrato de concessão suspensa, temporariamente, pela...

Jardim Nossa Senhora Auxiliadora Jardim Nossa Senhora Auxiliadora
Policial18 horas ago

Operação policial no Jardim Nossa Senhora Auxiliadora apreende drogas e leva menor de idade para a delegacia

Na manhã da última segunda-feira (22), uma operação policial foi realizada no Jardim Nossa Senhora Auxiliadora, em Hortolândia, para coibir...

Jd. Santa Emília Jd. Santa Emília
Policial18 horas ago

Suspeito de tráfico de drogas tenta fugir da polícia, mas é detido no Jd. Santa Emília, em Hortolândia

Na madrugada de hoje (24), uma equipe policial seguia em patrulhamento pelo bairro Jd. Santa Emília, em Hortolândia, quando avistaram...

Advertisement
cinema

Populares