Nossa Cidade

Médico receita colírio usado em cães

Um médico que estava de plantão na noite de anteontem no Hospital Municipal Mário Covas, em Hortolândia, teria receitado para uma criança de 4 anos um colírio que é utilizado em animais. Os pais perceberam o erro quando procuraram o remédio em farmácias, mas não encontraram. Um boletim de ocorrência foi registrado e a Prefeitura solicitou à empresa terceirizada responsável pela contratação do profissional, que abra sindicância e mantenha o médico afastado de suas funções durante a apuração dos fatos.

mario-covas-hospital

O pai da menina, um motorista de 30 anos, contou que ele e a esposa levaram a filha ao hospital porque ela estava com febre. “Ele nem consultou direito, só perguntou para minha esposa o que minha filha tinha e receitou os medicamentos”, contou. Na receita, de acordo com o boletim de ocorrência, foram prescritos dipirona, água boricada e tobramax – o colírio antibiótico usado em cães e gatos. “Nós nem notamos que ela tinha algum problema no olho, mas ele receitou a água boricada e o colírio. Saímos com a receita e passamos em três farmácias. Em nenhuma delas encontraram esse remédio. Aí na última, a atendente foi pesquisar no Google e descobriu que é para animais”, relatou.

Anuncio


Diante do equívoco, os pais tiraram uma cópia da receita médica e voltaram ao hospital para questionar o médico. “Ele disse que o remédio era aquele mesmo, mostrou um livro, mas depois amassou a receita e jogou no lixo. E não receitou mais nada”, disse o pai. Como a família já possuía uma cópia da receita, procurou a Polícia Civil. O boletim de ocorrência foi registrado como não criminal e a cópia da prescrição do medicamento foi anexada ao documento.

A Prefeitura de Hortolândia, além de notificar a Perinatal para abrir uma sindicância contra o médico, também “realizará apuração por meio da Comissão de Ética Médica do hospital, que avaliará a conduta do profissional e encaminhará imediatamente os direcionamentos ao Cremesp (Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo)”.

Segundo o Ministério da Agricultura, o tobramax é um remédio que contém a tabramissa, um antimicrobiótico utilizado para tratamento de conjuntivite em cães, por exemplo. “É um antibiótico para animais e é impossível determinar se há efeitos adversos para os humanos, porque o medicamento é testado somente em animais”, afirmou em nota.

Fonte: O Liberal

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo