Nossa Cidade

Mobilidade Urbana realiza palestras para educação no trânsito

Com o objetivo de divulgar e conscientizar a população sobre a importância das leis de trânsito, a Prefeitura de Hortolândia, por meio da Secretaria de Planejamento Urbano, realiza palestras voltadas à educação no trânsito para diversos segmentos da sociedade. Os encontros, coordenados pelo Departamento de Mobilidade Urbana, envolvem desde crianças da rede de ensino municipal até idosos do Centro de Convivência da Melhor Idade. De acordo com o secretário de Planejamento Urbano, Marcelo Zanibon, as palestras valorizam as ações de sinalização realizadas pela Prefeitura, já que conscientizam a população sobre a importância de seguir as regras de trânsito.

“A Prefeitura investe constantemente em sinalização vertical (placas) e horizontal (pintura de solo), além da sinalização semafórica e do trabalho dos nossos agentes de trânsito. Todas estas ações têm como objetivo proteger a vida de pedestres e motoristas, evitando o número de acidentes. Por isso, é preciso que as pessoas estejam cientes da importância da sinalização e, mais do que isso, que sigam as orientações para um trânsito seguro”, enfatizou o secretário.

Anuncio


O agente de trânsito Rogério Viana, responsável pelas ações de educação no trânsito, explica que as palestras tiveram início neste ano, com a proposta de ampliar os encontros já realizados para novos setores. “Nossa intenção é realizar as palestras com jovens do Ensino Médio, pois logo eles vão estar habilitados. Também, mantemos contato com o Setor de Políticas Públicas para a Juventude, da Secretaria de Chefia de Gabinete, a fim de que mais grupos de jovens sejam atendidos com nossas orientações”, enfatizou o agente de trânsito.

Novas palestras sobre educação no trânsito já estão agendadas. Nesta terça (13/05) e quarta-feira (14/05), alunos do 5º ano das escolas municipais da região do Jardim Amanda assistem à palestra “Ensinando para a Vida”. O tema é discutido junto às crianças, de maneira lúdica, fazendo com que os alunos aprendam noções básicas de trânsito. No final do mês, dia 28, é a vez dos idosos atendidos no Centro de Convivência da Melhor Idade do Jardim Amanda. Eles terão a palestra “Idosos em ação”, com orientações de segurança ao atravessar a rua, orientações sobre sinalização e dicas de cuidados no trânsito.

Grupos interessados em receber as palestras educativas podem entrar em contato com o Departamento de Mobilidade Urbana, por meio do telefone (19) 3865-7228.

Curso de capacitação

Viana explica também, que os próprios agentes do Departamento de Mobilidade Urbana recebem treinamentos específicos para capacitação. “Recentemente, o grupo de formação da Honda esteve em Hortolândia, onde aplicaram um curso sobre ‘harmonia no trânsito’. Nossa equipe participou da formação, colaborando para a realização de um trabalho eficiente”, afirmou Viana.

Para os dias 21 e 22 deste mês, a equipe de agentes de trânsito do Departamento de Mobilidade Urbana participa de uma nova capacitação sobre legislação de trânsito, conduta e postura do agente, primeiros socorros e outras informações importantes. No mês de junho, a capacitação será para os funcionários do Setor de Implantação Viária, com informações sobre sinalização vertical, sinalização horizontal, leitura de projetos, equipamentos e procedimentos de segurança no trabalho.

“Nossas ações afetam diretamente o dia a dia da população. As atividades de educação no trânsito são importantes pois complementam todo o trabalho de sinalização realizado pela Prefeitura”, destacou Zanibon.

Fonte: Prefeitura de Hortolândia

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo