Nossa Cidade

Morador questiona de quem é a responsabilidade sobre escorpiões

Uma infestação de escorpiões está colocando em risco a saúde de moradores do Jardim Malta em Hortolândia. Segundo os moradores, os insetos aparecem em todos os cômodos da casa.

O morador Rafael Serafim tem duvidas sobre de quem é a responsabilidade do caso e comenta: “minha residência já tem duas semanas que está sendo visitada por estes animais e na minha rua tem mais 3 vizinhos com o mesmo problema sendo que já foi contatado que o local de origem dos mesmo é o bueiro de nossa rua já vieram e falaram que não podem matar as baratas pois assim eles irão sair mais ainda porém com uma breve pesquisa na Internet encontrei inúmeros venenos para Escorpião tenho em minha residência uma criança de 2 anos onde há mesma já encontrou o animal em questão, sendo assim gostaria de uma resposta lógica sobre este assunto. Pois não seria e nem é lógico nós mesmos moradores comprar o veneno e aplicar.”

Anuncio


Em 2014 a Prefeitura de Hortolândia liberou uma nota dizendo caso alguém encontre um escorpião perto de casa, deve acionar imediatamente os técnicos do CCZ. Os agentes irão até o local recolher o animal e vistorias a área, em busca de mais animais da mesma espécie. “É importante que as pessoas saibam que na ocorrência de um escorpião, outros podem aparecer, já que eles procriam rápido. Outra informação útil é que os inseticidas comuns não devem ser aplicados nos escorpiões. Além do veneno não fazer efeito, o animal ficará agitado, podendo resultar em um ataque”, alerta o profissional. Também é importante observar calçados e roupas antes de usá-los.

Já em caso de picada, a orientação é procurar imediatamente uma unidade de saúde. O atendimento é de urgência e o paciente precisa receber, além do soro antiescorpiônico, uma anestesia no local da picada para amenizar a dor. Crianças menores de cinco anos e idosos devem receber atenção especial, uma vez que a picada do escorpião pode ser fatal. Em Hortolândia, durante 2013, houve o registro de 26 casos de picadas de escorpião, sem nenhum óbito. Neste ano, não houve nenhum acidente envolvendo animal peçonhento. O telefone do CCZ é o (19) 3819-7803.

Para prevenir os acidentes, a primeira orientação é evitar locais onde o escorpião possa se esconder ou procriar. Restos de materiais de construção devem ser descartados em local adequado, longe das residenciais. Caso haja necessidade de guardar tijolos, telhas, madeiras e outros artigos, a dica é colocá-los sobre um apoio (um estrado ou um pallet, por exemplo). “O escorpião gosta de lugar sossegado e escondido. Se os tijolos forem guardados sobre um apoio, dificilmente, ele ficará embaixo”, orientou o veterinário. Outra dica é desencostar os materiais da parede, impedindo que, na ocorrência de escorpiões, eles subam pelas paredes. “Essa é uma técnica eficaz porque o escorpião é um animal lento. Se o material estiver no meio do terreno e um escorpião sair do ninho, ele será visto antes de se aproximar de casa”, explica Cardoso.

 

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo