Connect with us

Nossa Cidade

Mosquito da dengue pode fazer criadouros em brinquedos esquecidos no quintal

Avatar de Redação Portal Hortolândia

Published

on

Depois da diversão, pais devem orientar crianças para organizar a bagunça, evitando água acumulada

Pais devem ficar atentos e utilizar ação para orientar os filhos sore combate à doença

Anuncio


Você sabia que até os brinquedos das crianças, deixados no quintal, podem servir de criadouros para o mosquito da dengue? Neste período de férias, em que a garotada aproveita o tempo livre para se divertir o dia todo, é preciso que os pais fiquem atentos no final da brincadeira. Além de ser um bom momento para ensinar noções de organização aos filhos na hora de guardar a bagunça, a arrumação dos brinquedos evita que algo fique esquecido no quintal por mais tempo, se tornando um local propício para a proliferação do mosquito Aedes aegipyt, transmissor da dengue.

O coordenador técnico do CCZ (Centro de Controle de Zoonoses) de Hortolândia, o veterinário Evandro Alves Cardoso, aponta exemplos de brinquedos que, inofensivos para as crianças, são uma armadilha para a saúde se deixados à céu aberto. “Os triciclos esquecidos no quintal podem, facilmente, acumular água no assento. Muita gente não presta atenção nisso e deixa o brinquedo ‘guardado’ em lugar aberto. Caso a criança não mexa no triciclo por três ou quatro dias, é período suficiente para acumular água e uma fêmea do mosquito colocar seus ovos ali”, afirma Cardoso.

Em um centímetro de água os ovos do mosquito conseguem evoluir para a forma de larva. Com dias de sol, rapidamente as larvas se transformam em novos mosquitos, prontos para voar e transmitir a doença. “Este ciclo consegue acontecer em 10 dias. Vamos imaginar que a criança deixou o triciclo no quintal por três dias e a família resolveu viajar por uma semana. É tempo suficiente para a proliferação da dengue naquela residência”, alerta o veterinário.

Advertisement

Outros brinquedos também merecem atenção: baldinhos de areia, panelinhas, piscinas de plástico, carrinhos, peças de encaixe… “O ideal é que todos os brinquedos fiquem guardados em local protegido, até para evitar que outros animais, como ratos e baratas, tenham contato com estes materiais”, orienta Cardoso. “Qualquer brinquedo pequeno, esquecido no quintal, pode se tornar sinal de perigo”, finaliza.

PEQUENOS

Combater a dengue e eliminar os criadouros do mosquito Aedes aegipyt é dever de todos, em qualquer idade. Os adultos podem colaborar mantendo casas e quintais livres de objetos que acumulem água. Os pais também devem ensinar as crianças, desde cedo, sobre a importância de manter um ambiente limpo e saudável. Já os pequenos podem ser ‘vigilantes do lar’, observando e apontando aos responsáveis onde tem água parada.

A Administração Municipal faz sua parte, com a realização de arrastões em todos os bairros, com os agentes de saúde orientando moradores sobre os cuidados necessários contra a dengue. Durante os mutirões, equipes de Serviços Urbanos removem entulhos das calçadas que possam servir de criadouros para o mosquito transmissor da doença. Neste sábado, dia 13, o arrastão abrangerá as ruas do Jardim Nova Hortolândia.

Advertisement

A dengue é uma doença grave, que pode resultar em complicações e levar à morte. Os sintomas mais comuns são febre, dores nas juntas e manchas vermelhas pelo corpo. Nas crianças, os sinais da doença também incluem vômito. Qualquer suspeita deve ser comunicada imediatamente à unidade de saúde mais próxima, uma vez que todos os sintomas devem ser investigados para que sejam excluídas outras doenças.

O balanço da Vigilância Epidemiológica do município aponta 1.173 casos positivos de dengue em Hortolândia. Destes, 103 são crianças com menos de 12 anos.

Fonte: Assessoria de Comunicação/Prefeitura de Hortolândia

Advertisement

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Nossa Cidade

Parque socioambiental no Jardim São Bento: confira novidades da obra

Avatar de Eder Oliveira

Published

on

Parque socioambiental no Jardim São Bento

Equipes de Hortolândia intensificaram os trabalhos no novo Parque socioambiental no Jardim São Bento, com foco na construção e concretagem da calçada. Além disso, foram instalados guardas-corpos ao redor da lagoa, visando garantir a segurança dos frequentadores.

Todas essas melhorias fazem parte de um amplo conjunto de ações integrantes do Novo PIC (Programa de Incentivo ao Crescimento), que visa promover o desenvolvimento inteligente e sustentável da cidade nos próximos anos.

Anuncio


O prefeito Zezé Gomes ressaltou a importância do novo parque para a comunidade do Jardim São Bento, destacando que a entrega oficial está prevista para coincidir com as celebrações do 33º aniversário de Hortolândia, comemorado em maio. “Que a comunidade do Jd. São Bento possa aproveitar bem esse lugar, que já está ficando muito lindo”, comentou o prefeito.

Com essas iniciativas, a Prefeitura reafirma seu compromisso em proporcionar espaços públicos de qualidade, que promovam o lazer, o bem-estar e a integração social dos moradores. O novo Parque Socioambiental representará mais um importante ponto de encontro e convívio para a população de Hortolândia.

Advertisement

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98
Continue Reading

Nossa Cidade

Sala Cine-Teatro será inaugurada ainda esta semana em Hortolândia

Avatar de Eder Oliveira

Published

on

Sala Cine-Teatro

Na próxima sexta feira (26), será inaugurado o Cine-Teatro em Hortolândia, às 19h. O novo local está situado dentro da Escola Augusto Boal, na rua Casemiro de Abreu, s/nº, no Jardim Amanda.

O Cine-Teatro ocupa o antigo auditório da Escola de Artes Augusto Boal, que passou por um processo de revitalização e reforma. O objetivo da intervenção foi torná-lo um espaço mais confortável para sessões de cinema e encenações teatrais. O local recebeu serviços de pintura interna e externa, além de melhorias na alvenaria.

Melhorias na Sala Cine-Teatro

Anuncio


Uma das mudanças significativas foi a construção de uma rampa de acessibilidade para cadeirantes, o que ampliou a capacidade do espaço para acomodar de 100 a 120 pessoas.

Além disso, o Cine-Teatro foi modernizado com a instalação de aparelhos de climatização, luminárias de LED e uma cabine de projeção. O ambiente também recebeu carpete e cortinas novas, proporcionando um ambiente mais agradável e aconchegante.

Advertisement

De acordo com a Secretaria de Cultura, o novo espaço será utilizado não apenas para sessões de cinema e peças teatrais, mas também para atividades relacionadas aos cursos livres e técnicos oferecidos pela Escola de Artes. A população terá acesso ao Cine-Teatro mediante solicitação, que deverá ser feita por meio de uma ficha disponível neste LINK. Após preenchimento, a solicitação será avaliada pela Secretaria de Cultura.

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98
Continue Reading

Nossa Cidade

Vestibular Univesp Hortolândia: saiba quando será a data da prova

Avatar de Eder Oliveira

Published

on

data da prova

A Univesp polo Hortolândia está prestes a realizar seu processo seletivo para o ano letivo de 2024 e a data da prova já pode ser conferida. Com um total de 541 inscrições confirmadas, candidatos estão se preparando para concorrer às 108 vagas oferecidas pela instituição.

O pagamento da taxa de inscrição é um dos requisitos fundamentais para participar do processo seletivo, e os candidatos já estão se preparando para as provas, sendo que os locais de realização dos exames serão divulgados em breve neste LINK.

Anuncio


As vagas oferecidas pelo polo de Hortolândia abrangem três eixos principais: Computação, Licenciatura e Negócios e Produção. Entre os cursos disponíveis estão Engenharia de Computação, Pedagogia, Administração, e muitos outros.

Confira quando será a data da prova para o Vestibular

A prova do vestibular será presencial e está marcada para o dia 26 de maio, com abertura dos portões às 12h. Os locais de exame serão disponibilizados no site da FAT Vestibulares a partir das 15h do dia 21 de maio. O gabarito oficial será divulgado em 6 de junho, enquanto o resultado final sairá em 25 de junho.

Advertisement

Para mais informações sobre o processo seletivo da Univesp, os interessados podem entrar em contato com o Polo da Univesp Hortolândia pelos telefones (19) 3865-3038 ou pelo e-mail [email protected].

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98
Continue Reading

Noticias

Jd. Interlagos Jd. Interlagos
Policial2 horas ago

Troca de tiros e tentativa de assalto a carro-forte termina com policial ferido no Jd. Interlagos, em Hortolândia

Na tarde de hoje (23), houve uma tentativa de assalto a um carro-forte que estava estacionado em frente a uma...

Parque socioambiental no Jardim São Bento Parque socioambiental no Jardim São Bento
Nossa Cidade3 horas ago

Parque socioambiental no Jardim São Bento: confira novidades da obra

Equipes de Hortolândia intensificaram os trabalhos no novo Parque socioambiental no Jardim São Bento, com foco na construção e concretagem...

Sala Cine-Teatro Sala Cine-Teatro
Nossa Cidade3 horas ago

Sala Cine-Teatro será inaugurada ainda esta semana em Hortolândia

Na próxima sexta feira (26), será inaugurado o Cine-Teatro em Hortolândia, às 19h. O novo local está situado dentro da...

data da prova data da prova
Nossa Cidade4 horas ago

Vestibular Univesp Hortolândia: saiba quando será a data da prova

A Univesp polo Hortolândia está prestes a realizar seu processo seletivo para o ano letivo de 2024 e a data...

Cursos gratuitos de artesanato Cursos gratuitos de artesanato
Cursos5 horas ago

Cursos gratuitos de artesanato em Hortolândia: saiba como se inscrever

O Fundo Social de Solidariedade de Hortolândia abriu inscrições para dois cursos gratuitos de artesanato. Um deles é de confecção...

Dia dos Patinadores Dia dos Patinadores
Esportes5 horas ago

Agora Hortolândia tem o Dia dos Patinadores: projeto de lei tem aprovação unânime

Na noite de ontem (22), o legislativo municipal de Hortolândia aprovou por unanimidade o projeto de lei que institui o...

Hortolândia Hortolândia
Policial8 horas ago

Homem é preso após agressões físicas e psicológicas contra a companheira em Hortolândia

Na noite de ontem (22), a polícia de Hortolândia se dirigiu até o bairro Vila São Pedro, após receberem relatos...

Advertisement
cinema

Populares