Nossa Cidade

“Na Lona 2015” atrai 7 mil pessoas

Entre os dias 12 e 22 deste mês, Mostra de Teatro ofereceu espetáculos gratuitos para crianças e adultos

Anuncio


Após dez dias de espetáculos de qualidade, oferecidos gratuitamente à população, a “4ª Mostra Nacional de Teatro de Hortolândia” sai de cena, mas deixa um saldo positivo de público. Neste ano, cerca de 7 mil pessoas compareceram aos espetáculos, que aconteceram entre os dias 12 e 22 deste mês.

No último sábado (22/08), durante a atração final da “Na Lona 2015”, mais de 180 pessoas assistiram à peça internacional “Mucho más que circo” (“Muito mais que circo”), da Compañia Simpañia, da Argentina. A Mostra é realizada pela Prefeitura de Hortolândia, por meio da Secretaria de Cultura, pelo Centro Cultural Casa de Joana e pela Cia de Teatro São Genésio.

Para o secretário de Cultura, Francisco Raimundo da Silva, o desafio deste ano foi atrair público para os espetáculos adultos e de rua. “Conseguimos cumprir esta missão, tendo público garantido em todos os espetáculos”, afirma.

“A 4ª Mostra Nacional de Teatro de Hortolândia foi um sucesso. A parceria com o Centro Cultural Casa de Joana e a Cia de Teatro São Genésio foi novamente vitoriosa. A Mostra ‘Na Lona’ tem tido voos cada vez mais altos e a nossa expectativa é que, daqui a alguns anos, possamos conferir o status de mostra internacional de teatro”, afirma o secretário.

De acordo com ele, a Mostra coloca Hortolândia no circuito teatral do País e destaca a cidade como promotora de cultura na região. “O público compareceu aos espetáculos, interagiu com os artistas e pôde conferir a qualidade, o profissionalismo do festival e a diversidade de linguagens apresentadas durante os dez dias do evento. Além de enriquecer a cultura da cidade, a mostra proporciona à população hortolandense o acesso à arte. Isto deve ser reconhecido e comemorado: a oportunidade de proporcionar aos munícipes, a possibilidade de aumentar seu repertório cultural”, completa o secretário Francisco Raimundo da Silva.

“A receptividade por parte do público foi muito grande e nosso nível de satisfação também”, avalia o diretor do Centro Cultural Casa de Joana e produtor da Cia. São Genésio, Juraci Moreira.

Participantes aprovam

“É uma alegria e um orgulho participar do festival. É uma iniciativa importante para a formação de público, levar arte e cultura para a comunidade que mais precisa”, ressalta o ator Daniel Neves, da Cia  dos Pés, uma das 21 premiadas neste ano.

“É muito bom, divertido!”, diz a dona de casa Marisa de Moura Souza, de 35 anos, sobre o espetáculo infantil “Expresso Caracol”, encenado pela Cia. dos Pés na terça-feira, dia 18, para alunos da Emef (Escola Municipal de Educação Fundamental) Tarsila do Amaral, no Jardim Amanda. “É muito boa a iniciativa, porque aqui muitos não têm acesso à cultura”, destaca a mãe do estudante do 2º ano da unidade, José Henrique.

“Velhos amigos foi o primeiro espetáculo que vi na ‘Mostra Na Lona’. Gostei da interação com o pessoal”, afirma Thaís Caroline Damasceno, de 21 anos, moradora do Parque Gabriel, que acompanhou a apresentação do Grupo Bolinho, na Feira do Jd. Santa Clara do Lago I, na quarta-feira, dia 19. “Acho importante ter uma mostra como essa, porque as pessoas sempre reclamam que a cidade não tem muita coisa, mas tem sim”, completa.

Prêmio Teatro

Os 21 participantes da mostra “Na Lona” foram selecionados após vencerem o “Prêmio Teatro em Hortolândia 2015”, realizado pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Cultura. Ao todo, foram 158 grupos e companhias teatrais inscritas. Além das equipes brasileiras, entre os selecionados está uma equipe da Argentina. Os vencedores receberam prêmio em dinheiro, no valor de R$ 3.550,00, pagos pela Prefeitura.

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo