Nossa Cidade

Nova rotatória do São Vicente é liberada para tráfego de veículos

Sistema viário interliga quatro importantes ruas sem a necessidade de semáforo

nova rotatória são vicente

Anuncio


A Prefeitura de Hortolândia liberou, nesta segunda-feira (26), a rotatória do São Vicente, na região central da cidade. A intervenção viária, orçada em aproximadamente R$ 900 mil, tem o objetivo de disciplinar melhor o tráfego, sem a necessidade do semáforo que existia no cruzamento. A rotatória interliga quatro importantes vias da região central: Rua Zacarias Costa Camargo, Rua Argolino de Moraes, Avenida Anhanguera e a Rua Dois do Jardim das Paineiras.

De acordo com o secretário de Planejamento Urbano, Marcelo Zanibon, a nova rotatória trará diversos benefícios ao tráfego local e a toda a região, uma vez que por meio da extinção do radar é possível diminuir o tempo de percurso pelas ruas envolvidas. “Com o radar, os veículos que paravam permaneciam ali por 15 segundos. Além disso, havia outras situações que traziam conflitos no trânsito, como a possibilidade de um automóvel avançar sobre o sinal amarelo ou vermelho. Com a rotatória, não há necessidade de paradas e também não vão acontecer as situações de risco causadas pelo semáforo”, destacou Zanibon.

Outra situação levada em conta na implantação da rotatória foi a segurança de pedestres. “Colocamos faixas de travessia nos pontos mais seguros, que receberam também ilhas de descanso no canteiro central. Assim, a pessoa pode realizar a travessia por etapas, enquanto aguarda a diminuição dos veículos”, explicou o secretário municipal.

De acordo com o Departamento de Mobilidade Urbana, a rotatória deverá receber cerca de 600 veículos por hora. Aproximadamente 800 veículos passarão pelo trecho em horário de pico. “Com o tempo, as pessoas naturalmente vão preferir passar pela rotatória do que pela passagem em nível na Vila Real, trecho de conflito com a linha férrea”, afirmou Zanibon.

Além do aspecto de mobilidade urbana, a obra de implantação da rotatória levou em conta o problema de alagamentos, que historicamente atinge a região central da cidade. Para garantir o escoamento da água da chuva, foram instaladas galerias de águas pluviais, com ligação ao Ribeirão Jacuba. “Isso foi possível devido ao alargamento do leito carroçável. Antes, a rua era muito estreita. Com a obra, foi possível colocar estas galerias e, certamente, não teremos enchentes neste trecho”, explicou Zanibon.

Fonte: Assessoria de Comunicação / Prefeitura de Hortolândia


Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo