Nossa Cidade

Novos reservatórios garantirão reserva de mais 10 mil m³ de água em Hortolândia

Sabesp investe R$ 10 milhões em ampliação do sistema de abastecimento

Reservatorio

Anuncio


Em meio a crise hídrica que afeta São Paulo, Hortolândia acompanha de perto as obras de construção de mais dois reservatórios de água no município. A Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo), parceira da Prefeitura, investe aproximadamente R$ 10 milhões para reforçar o sistema de abastecimento, com obras no Jardim Amanda e ao lado da ETA (Estação de Tratamento de Água) Jardim Boa Esperança, aumentando em mais 10 mil m³ a reserva atual. A obra deve ficar pronta no primeiro semestre de 2015.

O sistema de abastecimento em Hortolândia possui captação no rio Jaguari, de onde a água segue até a ETA Boa Esperança, que trata 800 litros por segundo. Atualmente, 14 reservatórios, em diversos bairros, recebem esta água e redistribuem para 100% dos domicílios. Somadas, as reservas têm capacidade de armazenar mais de 24 milhões de litros.

Os reservatórios em construção têm capacidade de 5.000 m³ de armazenamento, cada um. No mesmo local onde são executadas as obras já existem reservatórios operando, sendo que as estruturas vão dobrar a capacidade de reserva.

A construção dos dois novos reservatórios e o atendimento da cidade com os outros 14 já operantes garantem o abastecimento pleno de todo o município por um período de 10 anos. Isso quer dizer que, mesmo levando em conta as projeções de desenvolvimento da cidade e crescimento populacional, as reservas de água serão suficientes para abastecer a cidade até 2024.

De acordo com o gerente de divisão da Sabesp no município, Alinar Silva Lima, a companhia faz planos de construir mais dois reservatórios para complementar o abastecimento do Jardim Santa Izabel e Novo Ângulo. “O abastecimento atual é satisfatório, mas já nos adiantamos para garantir melhores condições de reserva de água para o município”, disse Silva. As obras futuras devem acontecer entre cinco e 10 anos.

 

Uso racional da água

Apesar dos investimentos em reservatórios na cidade, a escassez de recursos hídricos em toda a região, devido à falta de chuva, leva a necessidade de economizar água. Mesmo que Hortolândia não tenha sofrido com o desabastecimento, a Prefeitura incentiva os munícipes a utilizar água de maneira consciente.

Entre as dicas de economia, está tomar banhos rápidos, fechar a torneira ao escovar os dentes, colocar válvulas de regulagem na descarga, além de reaproveitar a água que sai da máquina de lavar para a limpeza de quintais ou lavagem de carros. Com o uso racional da água, é possível garantir a oferta de recursos hídricos mesmo em épocas de estiagem.

 

Confira os reservatórios de abastecimento, administrados pela Sabesp em Hortolândia

Reservatório Elevado Jardim Amanda II com capacidade de 740 m³

Reservatório Apoiado Jardim Amanda II com capacidade de 5000 m³

Reservatório Elevado Jardim Amanda I com capacidade de 600 m³

Reservatório Apoiado Jardim Santa Izabel com capacidade de 1000 m³

Reservatório Elevado Jardim Santa Izabel com capacidade de 100 m³

Reservatório Apoiado Jardim Novo Ângulo com capacidade de 5000 m³

Reservatório Apoiado Jardim Campos Verdes com capacidade de 3000 m³

Reservatório Elevado Jardim Campos Verdes com capacidade de 640 m³

Reservatório Elevado Jardim Nova Europa com capacidade de 150 m³

Reservatório Apoiado ETA Boa Esperança com capacidade de 5000 m³

Reservatório Elevado Parque do Horto com capacidade de 280 m³

Reservatório Apoiado Jardim Santiago com capacidade de 2000 m³

Reservatório Elevado Jardim São Sebastião com capacidade de 200 m³

Reservatório Apoiado Jardim São Bento com capacidade de 1000 m³

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo