Nossa Cidade

Obra de 3 milhões avança

A construção da passarela para pedestres, em realização pela Prefeitura de Hortolândia na Região Central da cidade, é uma antiga reivindicação dos moradores. Com cerca de 55% de etapas de obra já concluídas, a estrutura metálica da passagem sobre a linha férrea já se destaca no trecho atrás do Shopping Hortolândia, próximo dos bairros Jardim Nova Hortolândia e Vila Real. Isso é motivo de alegria para os moradores da região, que comemoram o avanço do serviço e aguardam ansiosos pela entrega da estrutura, prevista para acontecer até o final do ano. A obra faz parte das ações do programa “Hortolândia Mais Bonita”.

 “Eu moro na rua João Basso, que fica ao lado do local onde a passarela está em construção. Vai ser muito bom contar com essa passarela pertinho de casa. Mesmo estando bem perto do Centro, eu prefiro caminhar até o Viaduto 17 de Abril para atravessar a ferrovia em segurança”, disse a dona de casa Navalcir Fernandes Vieira da Silva, de 46 anos, moradora da Vila Real Continuação.

Anuncio


 Navalcir conta que já viu acidentes com pedestres na linha férrea e, por isso, utiliza o Viaduto já existente. “Passo de um lado para o outro quase todo dia. Venho no mercado, faço compras nas lojas do Centro, além de muitas coisas que resolvo na Região Central. Por isso, acho que a obra da passarela é muito importante. Mas, enquanto a passarela está em construção, ando uns cinco minutos à mais para atravessar sobre o Viaduto”, justificou.

A dona de casa Ivone Libório da Silva, de 30 anos, moradora do Jardim Nova Hortolândia, também prefere atravessar pelo Viaduto 17 de Abril durante o período de obras da passarela. Ela está contente com o avanço das obras da passarela, ação que considera um benefício para toda a Região. “É uma questão de segurança. Muita gente passa por cima da linha do trem, o que é um perigo. Vai ficar muito bom com a passarela pronta”, disse.

Risco

Como o Viaduto 17 de Abril fica há 230 metros do canteiro de obras da passarela, muita gente se arrisca e atravessa sobre os trilhos. É o caso do pedreiro Edésio de Souza, de 52 anos. “Eu passo aqui rapidinho, sempre olhando se o trem vem vindo. Mas quando a passarela estiver pronta, vou passar por ela sim. Acho importante a Prefeitura fazer esta obra para a segurança das pessoas”, comentou.

Passarela fica pronta até o final do ano

A obra de construção da passarela para pedestres sobre a linha férrea na Região Central da cidade, atrás do Shopping Hortolândia, está com mais da metade das etapas concluídas. Em um dos lados, a estrutura metálica que servirá de base para a passagem das pessoas já esta pronta. A previsão é que a passarela esteja pronta até o final do ano.

 Para que a estrutura metálica pudesse ser instalada, foi necessário concluir os pilares da passarela, que darão sustentação ao restante das instalações. A nova passagem para pedestres terá, ao todo, 220 metros de extensão, inclusive com rampa para cadeirantes. São investidos cerca de R$ 3 milhões na obra.

 “Esta obra é uma reivindicação da população e representa um importante acesso local. As pessoas terão um caminho mais curto e seguro até o Centro e o Shopping, já que os pedestres não precisarão passar sobre os trilhos da ferrovia”, destacou o prefeito Antonio Meira.

 O acesso à passarela pela Região Central será logo atrás do Shopping Hortolândia, na curva onde se encontram as ruas João Blumer e José Camilo de Camargo. Na outra extremidade, a passarela pode ser alcançada pelas proximidades da rua Ana Profetisma da Silva, na Vila Real.

A passarela também é uma das ações da Prefeitura para evitar acidentes nas passagens em nível da cidade. Todas as ações seguem orientações de segurança da ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres).

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo