Nossa CidadeNossa Região

Obras do Corredor Metropolitano só terminam em 2016

Começam ainda em fevereiro as obras de continuidade do Corredor Metropolitano Noroeste Vereador Biléo Soares em Hortolândia. A afirmação é do governador Geraldo Alckmin, durante passagem pelo município, nesta quinta-feira (05/02), para inauguração da primeira unidade do Corpo de Bombeiros de Hortolândia. A declaração responde a um pedido direto do prefeito Antonio Meira, que vem pedindo ao Estado agilidade na realização do serviço.

“Esta é a demanda de uma cidade que cresce e se desenvolve rapidamente. Com esta obra, tão importante para Hortolândia e os municípios vizinhos, garantimos o direito das pessoas de ir e vir e mais qualidade de vida para o povo hortolandense”, destacou o prefeito.

Anuncio


Ao lado do presidente da EMTU (Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos), Joaquim Lopes, Alckmin anunciou, durante a entrevista coletiva, que voltará em breve para ver as máquinas no canteiro de obras, uma vez que a OS (Ordem de Serviço) à empresa vencedora da licitação já foi dada. “Pode pôr o café no bule, prefeito Meira, pois em breve voltaremos para iniciar esta grande obra”, afirmou o governador.

Lopes prevê a conclusão do trecho a ser realizado no município, no sentido Hortolândia-Campinas/Hortolândia-Sumaré, para setembro de 2016. A obra é essencial para que a Ponte da Integração (já concluída pela Prefeitura) seja liberada ao tráfego de veículos, agilizando o acesso aos municípios vizinhos e desafogando o trânsito na avenida da Emancipação. Quando entrar em operação, a Ponte ligará as regiões Leste e Oeste de Hortolândia e garantirá a conexão rápida do município com Campinas, por meio de vias expressas de ônibus.

Segundo dados da EMTU, nesta etapa, haverá a construção de 3,7 km de viário novo, que interligará a Ponte Estaiada até a Rua Antonio Costa dos Santos, duas estações de transferência (uma no Parque dos Pinheiros e outra no Parque Perón), com seis pontos de parada. “Faremos um Corredor rápido e eficiente, priorizando o transporte coletivo”, afirmou o governador, destacando o investimento da ordem de R$ 80 milhões.

Cronograma

Na última quinta-feira (22/01), a Prefeitura entregou um documento ao subsecretário estadual de Relacionamento com os Municípios, Rubens Cury, com 19 solicitações, em diversas áreas, inclusive mobilidade urbana. A retomada das obras do Corredor Metropolitano no município inclui a ligação do sistema viário à Ponte Estaiada, integrando as regiões Leste e Oeste da cidade. Na ocasião, a Administração solicitou informações sobre o cronograma de execução dos trabalhos, com o prazo final da obra, anunciado hoje pela EMTU como sendo setembro do próximo ano.

Ainda segundo o cronograma divulgado pelo Estado, em março e abril, haverá obras do Corredor Noroeste em Nova Odessa; entre março e maio, em Santa Bárbara d’Oeste; em junho e julho, novamente em Nova Odessa e, em setembro e outubro, em Americana.

Ponte da Integração

Construída pela Prefeitura, a Ponte Estaiada está 100% concluída. Com eixos de integração no Jardim Santa Rita de Cássia e Jardim Novo Ângulo, a estrutura fará parte do traçado do Corredor Metropolitano. Esta obra, por sua vez, é de responsabilidade do governo estadual, por meio da EMTU.

O traçado do Corredor Metropolitano que será completado a partir de agora foi sugerido pela Administração Municipal e aprovado pela EMTU, com a condição de que a Prefeitura construísse a ponte. Agora, a Prefeitura aguarda a finalização do Corredor para liberar a Ponte Estaiada ao tráfego de veículos.

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo