Nossa Cidade

Obras de pavimentação na Taquara Branca serão complementadas com calçadas acessíveis

As ruas dos bairros Parque Horizonte, Chácaras Planalto e Jardim Novo Horizonte, na região da Taquara Branca, receberão calçadas de concreto com rampas de acessibilidade, obra complementar à pavimentação, que já está em andamento. A Prefeitura de Hortolândia, por meio da Secretaria de Obras, investe nestas intervenções, com o objetivo de melhorar o sistema viário na região e facilitar o tráfego de pedestres. O anúncio da implantação do calçamento foi feito pelo prefeito Antonio Meira, nesta terça-feira (20/10), durante a ação “Prefeitura na Comunidade”.

Meira se reuniu com a população da região para apresentar os principais projetos em andamento na cidade. O encontro, realizado na Emef (Escola Municipal de Ensino Fundamental) Agenor Miranda da Silva, reuniu dezenas de moradores que puderam esclarecer dúvidas sobre o trabalho da Prefeitura. As perguntas foram respondidas pelos secretários municipais.

Anuncio


As obras de pavimentação, drenagem e calçamento na região do Taquara Branca fazem parte do programa “Hortolândia Mais Bonita”, conjunto de intervenções cujo objetivo é melhorar o sistema viário, embelezar a cidade e garantir mais qualidade de vida à população. Parte das ações do programa são realizadas com investimentos de R$ 50 milhões, provenientes de parceria com o governo federal, por meio do PAC-2 (Programa de Aceleração do Crescimento).

A primeira etapa da obra é a drenagem. Estão em implantação quase cinco quilômetros de tubulação, além de 16 bocas de lobo. Com a conclusão desta etapa, a Sabesp fará a ligação da rede de ramificação do esgoto, que vai da rede coletora, já implantada pela Companhia, até a ligação de esgoto domiciliar. Em seguida, a Prefeitura executa a pavimentação e o calçamento, melhorando inclusive a acessibilidade, por meio de rampas nas calçadas. De acordo com a Secretaria de Obras, serão asfaltados 4.949,62 metros de ruas

Investimentos em Educação

Além da pavimentação, drenagem e esgoto, a Taquara Branca recebe investimentos em outras áreas como Educação. Na Emei (Escola Municipal de Educação Infantil) Taquara Branca, a Prefeitura ampliou duas salas de Berçário, que receberam circuito de banho, facilitando a higiene dos bebês. A unidade recebeu, ainda, parque infantil e tablet para aulas de AEE (Atendimento Educacional Especializado). Na Emef Agenor Miranda da Silva, os alunos já estão usando o novo pátio, que foi coberto e reformado. Na área externa, a Administração Municipal também reformou a quadra, onde foi refeito o piso e instalados alambrados, mureta e traves. A escola também recebeu parque infantil, tablets, além de uma academia ao ar livre.

Numa parceria entre o IFSP (Instituto Federal São Paulo), campus Hortolândia, e a Prefeitura, 40 alunos da Emef Agenor Miranda da Silva, matriculados no 8º e 9º ano participam de aulas de módulos técnicos, habitualmente oferecidos no Ensino Médio, adaptados para os estudantes do Ensino Fundamental. Por meio do projeto “Qualifica: Taquara Branca” os alunos vão, todas as quartas-feiras, até o Instituto Federal, onde assistem aulas de Gestão de Empreendedorismo; Informática; Eletrônica com ênfase em instalação elétrica; e Fabricação Mecânica. O objetivo do projeto é promover a qualificação profissional destes estudantes.

Durante o encontro, a população se manifestou de maneira favorável às obras e ações realizadas na região. “Nosso bairro tem progredido bastante. Me mudei para cá há três anos e desde então pude acompanhar algumas das melhorias. Hoje nossa principal reivindicação é pelo asfalto, mas já estamos vendo a obra acontecer”, disse o monitor social José Roberto Siqueira, de 42 anos.

Prefeitura na Comunidade

A ação “Prefeitura na Comunidade” é coordenada pela Secretaria de Chefia de Gabinete e envolve todas as secretarias municipais, a fim de estreitar os laços entre a Administração Municipal e a população. Os seguintes bairros já receberam a ação: Jardim São Sebastião, Jardim São Bento, Jardim São Pedro, Vila Real, Vila São Pedro, Jardim Adelaide, Terras de Santo Antônio, Jardim Boa Esperança, Recanto do Sol, Jardim Rosolen, Jardim Santiago, Chácaras Acaray, Recreio 2000, Jardim Minda, Jardim Carmem Cristina, Jardim das Laranjeiras, Jardim São Camilo, Jardim Santa Luzia, Jardim Estefânia, Jardim Brasil, Jardim Aline, Jardim Conceição, Vila Guedes, Jardim São Jorge, Jardim Nova Europa, Jardim Amanda, Jardim Santa Amélia, Parque do Horto, Jardim Terras de Santo Antonio, Remanso Campineiro e Parque Orestes Ôngaro.

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo