Nossa Cidade

Oficina de Artesanato Ecológico ensina arte e educação ambiental

oficina artesanato ecológicoEm meio ao verde das árvores do Creape (Centro de Referência em Educação Ambiental Parque Escola), no Jd. Santa Clara do Lago, moradores aprendem a transformar o que antes seria descartado no lixo em itens decorativos e úteis no dia a dia. O aprendizado acontece na Oficina de Artesanato Ecológico e Sustentabilidade, atividade gratuita oferecida à comunidade de Hortolândia, por meio da Secretaria de Educação. As aulas são destinadas a moradores de toda a cidade e acontecem às segundas, terças e quintas-feiras, a partir das 9h30. Para se inscrever, é preciso ir pessoalmente à administração do Creape, localizada na Rua Bolívia, nº 290, Jd. Santa Clara do Lago. O horário de atendimento é das 6h30 às 18h30, de segunda a sexta-feira.
Atualmente, 33 pessoas participam da Oficina. Segundo a professora da turma, Inês Pilar de Matos, as aulas ajudam a ensinar a comunidade a reutilizar materiais que antes iriam para o lixo, como caixas de leite, papelão, jornal, latas, retalhos de tecido, entre outros. “Fazemos latas decorativas, tapetes, vasos de caixa de leite e bandejas com a madeira de caixas de frutas, forradas com tecido, por exemplo”, explica. De acordo com ela, a prática transmite consciência ambiental, o que é fundamental. “As pessoas passam a ter outro costume, guardando os materiais em casa. É uma mudança de hábito”, afirma. “É gratificante ver o entusiasmo de quem participa da Oficina”, conclui Inês.
A artesã Maria Marcolino Maciel tem 70 anos e há 20 trabalha com arte, que, segundo ela, faz bem para a saúde e é uma forma de lazer. “Participo da Oficina de Artesanato Ecológico desde março e passo para outras pessoas o que sei”, completa.
Janete Domingues frequenta as aulas da Oficina desde 2013 e conta que conheceu a atividade quando já participava da ginástica chinesa Lian Gong, promovida pela Administração, no mesmo local. “O ambiente das aulas é ótimo. Além de fazer amigos, nos distraímos produzindo as peças”, comenta. “Aprendemos a aproveitar muitas coisas nas aulas, até galhos e folhas que caem das árvores no parque”, destaca. De acordo com Janete, que guarda materiais recicláveis para levar para a Oficina, os alunos passam a ver no que seria descartado uma oportunidade para inventar algum trabalho. “Aprendemos a olhar mais para a natureza”, finaliza Janete.
Exposição
No dia 13 de setembro, a partir das 14h, será realizada no Creape a exposição dos trabalhos realizados durante a Oficina de Artesanato Ecológico e Sustentabilidade. O evento será aberto a toda a comunidade e terá diversos itens à venda, com preço entre R$ 2 e R$ 20. O dinheiro arrecadado será revertido na compra de materiais para a própria oficina de artesanato.
Além da exposição, há no Creape o bazar permanente, no quais são vendidos os produtos confeccionados pelos participantes da Oficina.
SERVIÇO:
O quê: Oficina de Artesanato Ecológico e Sustentabilidade – Inscrições
Quando: De segunda a sexta-feira, das 6h30 às 18h30
Onde: Creape – Rua Bolívia, nº 290, Jd. Santa Clara do Lago
FONTE: Pref.Hortolândia
Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo