Nossa Cidade

Parceria com Estado garante R$ 1,3 milhão para melhorar o trânsito de Hortolândia

Perugini assinou ontem (21/03) protocolo de intenções com o governador Geraldo Alckmin,no Palácio dos Bandeirantes, em São Paulo.

O prefeito Angelo Perugini assinou ontem (21/03) o protocolo de intenções do Programa Movimento Paulista de Segurança no Trânsito que vai garantir cerca de R$ 1,3 milhão para investimentos no trânsito de Hortolândia. O documento, cuja assinatura contou com a presença do governador Geraldo Alckmin, antecede a assinatura do convênio que deve ocorrer dentro de 60 dias. Perugini estava acompanhado do secretário de Mobilidade Urbana, Atilio André Pereira.

Anuncio


O Movimento Paulista é baseado na Década de Ação pela Segurança no Trânsito, instituída pela ONU (Organização das Nações Unidas). Sua meta é, até 2020, reduzir em 50% o número de vítimas fatais nos acidentes de trânsito no Estado. Abrange cidades que tenham, no mínimo, 80 mil moradores e que tenham registrado pelo menos 20 mortes no trãnsito em 2016. De acordo com o secretário de Governo, Saulo de Castro Abreu Filho, os recursos utilizados no Programa são oriundos das multas conferidas pelo Detran (Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo).

Em 2016, Hortolândia registrou 25 mortes no trânsito. Foram 23 homens e duas mulheres, sendo que 14 pessoas morreram no local do acidente e 11, após darem entrada nas unidades de pronto socorro. As vias municipais registraram 12 mortes nesses acidentes, enquanto as outras 13 se deram nas rodovias estaduais que cruzam o município. Na SP-101 (Rodovia jornalista Francisco Aguirre Proença) foram oito vítimas. A maior parte dos acidentes com mortes ocorreu com motocicletas, um total de nove.

Ao comentar a questão do trânsito em Hortolândia e a parceria com o Governo do Estado, Perugini salientou a importância da iniciativa para a concretização do projeto político administrativo que ele reativou em janeiro. “As ações do nosso governo têm como foco a reconstrução da cidade, atrelada à melhoria da qualidade de vida das pessoas. Nosso projeto administrativo leva em conta a geração de emprego, as melhorias na saúde, na segurança, no transporte coletivo urbano e na educação. A qualidade e a segurança no trânsito estão atreladas a todas essas áreas”, afirma Perugini.

Ações em Hortolândia

Um dos primeiros passos de Perugini para transformar o trânsito de Hortolândia e fazê-lo seguro para a população foi a criação da Secretaria de Mobilidade Urbana, em janeiro. A reformulação do Sistema Viário está sendo feita paralela à reestruturação do transporte coletivo do município. Desde o dia 13 deste mês, a Prefeitura reúne a população para que as pessoas possam opinar, apresentar reclamações e sugestões para melhorias do sistema de transporte e do trânsito da cidade. Serão 23 reuniões em todas as regiões da cidade. As discussões já ocorreram nas regiões do Jardim Amanda, Rosolen e Novo Ângulo. Os encontros vão até 10 de maio.

Dentre as ações que visam a melhoria do trânsito, a Prefeitura quer conectar as ciclovias da cidade ao sistema viário, ampliando a malha viária para ciclistas, com garantia de segurança para quem escolhe a bicicleta como meio de transporte. Além de criar novas ciclovias em todas as regiões.

Para fazer de Hortolândia uma cidade referência em segurança viária, são previstas diversas ações, entre elas, a organização de estacionamentos em vias públicas, reforço na sinalização, padronização de calçadas para o ir e vir seguro de pedestres e pessoas com deficiência, além de atividades de educação para o trânsito.

Outro ponto que visa transformar o sistema viário de Hortolândia e, ao mesmo tempo, proporcionar mais segurança para motoristas e pedestres são intervenções na Rodovia SP-101. No dia 13 passado, o prefeito reivindicou na Artesp (Agência de Transporte do Estado de São Paulo), órgão do Governo do Estado, intervenções em seis pontos da SP-101.

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo