Nossa Cidade

Passagens sobre linha férrea recebem dispositivos de segurança

Direcionamento de fluxo e passarelas estão entre medidas adotadas para evitar acidentes; trechos mais perigosos serão fechados com alambrado

As travessias sobre a linha férrea existentes em Hortolândia estão recebendo atenção especial para ampliar a segurança da população. A Prefeitura e a ALL (América Latina Logística), concessionária que administra a ferrovia, realizam em parceria obras de direcionamento de fluxo de pedestres, com objetivo de melhorar o trecho onde a população atravessa sobre os trilhos. Além disso, alguns locais receberão mureta e alambrado, impedindo a passagem onde há maior risco de acidente. No bairro Chácaras Nova Boa Vista, por exemplo, o direcionador já começou a ser implantado. O trecho receberá, até o final do ano, calçada e iluminação, além de fechamento nas laterais.

Anuncio


A responsabilidade compartilhada entre Prefeitura e ALL na implantação dos dispositivos de segurança atende um TAC (Termo de Ajustamento de Conduta), que prevê as melhorias na segurança das passagens em nível, evitando acidentes entre composições, pedestres e veículos. Em Hortolândia, há quatro passagens: uma na Região Central, que confronta a ferrovia com o sistema viário, e três outras onde há passagens apenas para pedestres.

É o caso da passagem do bairro Chácara Nova Boa Vista. Localizado nas proximidades da rua Abigail Alves Pires, o trecho recebe obras de um direcionador. Implantado pela ALL, o dispositivo terá uma mureta em forma de labirinto, possibilitando a passagem de pedestres, mas impedindo a travessia de motocicletas. Com sinalização adequada, o dispositivo aumentará a segurança de quem precisa passar sobre os trilhos. Após a construção do dispositivo, a Prefeitura implantará calçada de concreto no trecho, além de iluminação, facilitando a travessia. Assim que o direcionador estiver liberado para uso, a Prefeitura e a ALL implantarão, em conjunto, mureta e alambrado nas laterais, fechando a passagem de pedestres fora do dispositivo de segurança.

A proteção lateral também será implantada na passagem da Vila Real, onde a Prefeitura constroi uma passarela sobre a linha férrea. A obra é uma antiga reivindicação da população, que pede por mais segurança na travessia sobre a ferrovia. A previsão é que a estrutura seja entregue até o final deste ano. A nova passagem para pedestres terá, ao todo, 220 metros de extensão, inclusive com rampa para cadeirantes. Esta obra faz parte do pacote de intervenções “Hortolândia mais Bonita”, que tem como prioridade ações de melhorias no sistema de trânsito em todas as regiões, visual moderno para a cidade e mais qualidade de vida para a população.

Outra passagem em nível que receberá investimentos em segurança, em breve, é a que está localizada no Jardim Santa Emília. A ALL desenvolve projeto para construir uma passarela sobre a linha férrea, entre a rua João de Melo Costa e a Marginal A. Após a obra, a passagem também será fechada com alambrado.

Já na passagem em nível da Região Central, onde a ferrovia confronta com o tráfego urbano, no cruzamento entre a avenida São Francisco de Assis, na Vila Real, e a avenida Santana, no Remanso Campineiro, a Prefeitura implantou lombadas e reforçou a sinalização de solo, alertando motoristas e pedestres sobre a passagens de trens pelo trecho. Todas as ações seguem orientações de segurança da ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres).

Fonte: Prefeitura de Hortolândia

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo