Nossa Cidade

Período de chuva exige alerta no combate à dengue

Em poucos dias, ciclo da doença se completa e ovos depositados na água já se tornam mosquitos

Período de chuva exige alerta no combate à dengue

Anuncio


Com a chuva dos últimos dias, a população deve ficar alerta para a possibilidade de novos criadouros de dengue. Todos os locais onde a água pode ter ficado acumulada precisam ser investigados, a fim de que o município continue tendo sucesso no controle da doença. Quintais, lajes e calhas devem ficar livre de água parada, para que o mosquito Aedes aegipyt não tenha onde depositar seus ovos. Aliado ao trabalho da população, neste sábado (5/10) a Prefeitura de Hortolândia realiza arrastão de eliminação de criadouros na região do Jardim Nova Hortolândia. O combate à dengue é dever de todos.

Desde o início do inverno, a cidade registra queda acentuada nos casos da doença. No primeiro semestre, a cada 15 dias 113 pessoas adoeciam por causa da dengue. De julho até setembro, os casos tiveram redução considerável: a cada 15 dias, um novo caso da doença surgiu. Além do trabalho constante de combate aos criadouros, realizado pela população e pela Administração Municipal, por meio de arrastões e vistorias casa a casa, as condições climáticas, com o avanço do frio e um período de estiagem, favoreceram a diminuição da dengue.

No entanto, as chuvas dos últimos dias tornaram o ambiente favorável à proliferação de dengue. Todos devem estar alerta e manter os cuidados necessários para evitar a doença”, destacou o coordenador administrativo do CCZ (Centro de Controle de Zoonoses), Ibraim Almeida. Isso porque, após as chuvas, a chegada do calor faz que os mosquitos voltem a depositar ovos. Em poucos dias, as larvas já se transformam em mosquitos adultos, que transmitem a doença.

Entre as medidas que devem ser adotadas como hábito de combate à dengue, está manter quintais livres de entulho ou outros materiais que possam acumular água, proteger garrafas e outros objetos da chuva, guardar brinquedos em local coberto, drenar a água das lajes, limpar calhas periodicamente, tampar caixas d’água e tambores, entre outras ações.

Neste ano, Hortolândia registra 1.493 casos positivos de dengue.

Fonte: Assessoria de Comunicação / Prefeitura de Hortolândia



Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo