Nossa Cidade

Plantio de grama ao redor da lagoa do Jardim Amanda está em fase final

Ação faz parte do Programa “Hortolândia Mais Bonita”

O plantio de grama ao redor da lagoa do Jardim Amanda chega à etapa final. Dentro de 20 dias, a área estará toda gramada. A iniciativa, que começou em setembro, é realizada pela Prefeitura de Hortolândia, por meio das secretarias de Serviços Urbanos e de Meio Ambiente.

Anuncio


A ação, que integra o Programa “Hortolândia Mais Bonita”, objetiva evitar o assoreamento do local. A medida, também, pretende aumentar a capacidade de armazenamento e a qualidade da água, além de fornecer estabilidade à vegetação das margens da lagoa. O Programa realiza uma série de intervenções em toda a cidade, com o objetivo de proporcionar melhorias no trânsito e mais qualidade de vida aos munícipes.

Assoreamento é um processo natural, que ocorre quando a água das chuvas leva os resíduos da superfície do solo até o fundo dos mananciais. No entanto, ele é agravado quando são depositados detritos pelo homem, formando bancos de dejetos nos fundos. Esse material diminui a capacidade de armazenamento da lagoa e aumenta as chances de transbordamento. Por isso, a Prefeitura alerta para a importância de não descartar lixo ao redor destes reservatórios.

A lagoa do Jardim Amanda já passou por limpeza. A obra, que começou em janeiro deste ano, retirou aproximadamente 330 mil toneladas de areia e entulhos, presentes no fundo do manancial. A área possui cerca de 35 mil metros quadrados de extensão e as lagoas, juntas, têm a capacidade de armazenar 78 mil metros cúbicos de água. Esta obra foi finalizada no mês de julho.

A revitalização das lagoas do Jardim Amanda vai além da limpeza dos mananciais e do entorno. No local, a Prefeitura construiu pista de caminhada com mais de 4.632 m², duas quadras poliesportivas, campo de areia, academias ao ar livre (uma delas para PCD – Pessoa com Deficiência) e estacionamento com 60 vagas. Constrói ainda equipamentos culturais, como o Centro Cultural “Inês Afonso”, já entregue, e o Teatro Municipal. Também implanta 43 postes de iluminação pública e paisagismo com gramado e mudas de palmeiras.

Neste ano, a Prefeitura entregou à população uma importante área pública de convivência que integra o corredor verde: o Parque Ambiental Remanso das Águas “Sebastião Batista Pozza”, localizado na região do Jardim Minda e Carmem Cristina, é a maior área de lazer do município, com 172.730,64 metros quadrados de extensão. No local, está em construção um reservatório de contenção de enchente. Outro parque ambiental em implantação é o Parque Santa Fé, entre o Jardim Santa Fé até o Parque Gabriel, onde está em construção mais um reservatório de amortecimento de cheias.

Obras no Jardim Amanda estão por toda parte

No Jardim Amanda, várias obras já foram realizadas, por meio do Programa “Hortolândia Mais Bonita”. Com início em maio, a revitalização contou com troca da tubulação de águas pluviais entre a avenida Anita Garibaldi (antiga avenida 3), passando pela rua Pedro Álvares Cabral (antiga rua 48), até a rua Manoel Bandeira (antiga rua 47). Na Avenida Brasil, serão implantadas três rotatórias para disciplinar melhor o trânsito. Também serão feitos recapeamento, pavimentação e drenagem de águas pluviais em outros trechos.

Programa “Hortolândia Mais Bonita”

O Programa “Hortolândia Mais Bonita”, lançado no início de maio, contempla um conjunto de obras para garantir melhorias no sistema de trânsito em todas as regiões, visual moderno para a cidade e mais qualidade de vida. Parte das obras é realizada com recursos de R$ 50 milhões do PAC 2 (Programa de Aceleração do Crescimento), uma parceria da Prefeitura com o governo federal.

Fonte: Prefeitura de Hortolândia

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo