Nossa Cidade

População deve alertar Guarda Municipal sobre veículos roubados ou furtados

A Guarda Municipal de Hortolândia tem atuado de maneira eficaz no combate ao roubo e furto de veículos por meio de 47 câmeras OCR (Reconhecimento Óptico de Caracteres). Com auxílio do sistema inteligente é possível identificar veículos frutos de crimes na cidade. Mas para isso, é necessário que a população denuncie à Guarda quando estes tipos de crimes acontecem.

A pessoa vítima de roubo ou furto de automóvel deve registrar boletim de ocorrência na Polícia Militar, órgão responsável pela segurança pública. No entanto, como o município conta com as câmeras inteligentes instaladas em pontos estratégicos, sob monitoramento de guardas municipais, avisar à Corporação também se torna uma ferramenta importante para a recuperação do veículo. O alerta à Guarda Municipal pode ser gerado por meio do telefone gratuito 0800-11-15-80.

Anuncio


Desde 2014, as câmeras instaladas em pontos estratégicos da cidade monitoram as placas de veículos em Hortolândia e colaboram para a segurança da população. Por meio de sinal de internet sem fio, os equipamentos captam imagens do movimento das ruas e fazem a transmissão a uma central de gerenciamento, na Secretaria de Segurança.

De acordo com a comandante da Corporação, Luzanira Nascimento, se o alerta de crime for feito imediatamente após a ocorrência, as características do veículo já são anotadas no sistema eletrônico de videomonitoramento na mesma hora. “Os dados do carro passam a ser monitorados e assim que ele for flagrado passando por algum dos pontos onde há câmeras, nossa viatura mais próxima fará a abordagem, encaminhando os envolvidos à delegacia”, explicou a comandante.

Luzanira orienta a vítima a também manter o registro na Polícia, uma vez que é o órgão competente para investigar estes casos. Além disso, o boletim de ocorrência é importante na hora de acionar a seguradora. “Nós temos uma parceria com a polícia. Inclusive, recebemos da PM dados de veículos furtados e roubados”, afirmou. No entanto, as informações da polícia são transmitidas duas vezes por semana. “Com a comunicação direta da vítima, podemos agilizar a busca pelo veículo”, justificou.

Dados da Secretaria Municipal de Segurança apontam redução de 50% dos casos de roubo de veículos no município, se comparado o período de janeiro à julho deste ano com as informações de 2014. Houve, ainda, redução de 28% dos casos de furto de veículos, no mesmo período. “Nosso sistema de monitoramento por câmeras inteligentes teve papel fundamental neste resultado”, concluiu Luzanira.

Sistema regional

Além do sistema de videomonitoramento do município, a população se beneficia pela integração dos sistemas de segurança das prefeituras da região. Por meio de um convênio entre nove cidades, representantes de Guardas Municipais e Secretarias de Segurança destes municípios se reúnem, mensalmente, para aperfeiçoar o sistema. A Crim (Central Regional de Inteligências e Monitoramento), como é chamada esta parceria, conta com a participação de Indaiatuba, Nova Odessa, Itatiba, Vinhedo, Limeira, Jundiaí, Monte Mor, Louveira, além de Hortolândia.

Serviço:

Comunicação de carros roubados ou furtados à Guarda Municipal

0800-11-15-80

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo