Nossa Cidade

Prefeito visita local onde será construída passarela entre Vila Real e região central

O prefeito Antonio Meira visitou, na tarde desta quarta-feira (23/04), o local onde será construída uma passarela para pedestres na região central da cidade, atrás do Shopping Hortolândia. A obra é uma reivindicação dos moradores da região da Vila Real. Nesta quinta-feira (24/04), o prefeito se reúne com a população do bairro durante a ação “Prefeitura na Comunidade”, à partir das 19h, no Centro Comunitário Vila São Pedro, localizado na rua Carmelino Inácio de Godói, nº 155, na Vila Real.

A passarela está em fase de licitação e a previsão é que as obras iniciem no segundo semestre. O investimento é de cerca de R$ 3 milhões. A passarela, com 220 metros de extensão terá, além da passagem para pedestres, rampa de acesso para cadeirantes. O acesso pela região central será logo atrás do Shopping Hortolândia, na curva onde se encontram as ruas João Blumer e José Camilo de Camargo. Na Vila Real, a passarela pode ser alcançada pela Rua Ana Profetisma da Silva.

Anuncio


“Com esta nova estrutura, o acesso entre a região central e a Vila Real será facilitado, com a passagem transpondo a linha férrea e o Ribeirão Jacuba. As pessoas terão um caminho mais curto até o Centro e o Shopping, além de seguro, já que os pedestres não precisarão passar sobre os trilhos da ferrovia”, destacou Meira. A obra tem prazo de execução de oito meses, sendo que a previsão é que a passarela seja entregue no início de 2015.

Segurança

A passarela também é uma das ações da Prefeitura para evitar acidentes nas passagens em nível da cidade. Além da existente neste trecho, Hortolândia possui outra três passagens em nível: na avenida São Francisco de Assis, também na Vila Real, onde há um conflito rodoviário; no bairro Chácaras do Coelho; e  no Jardim Sumarezinho.

Na avenida São Francisco de Assis, a Prefeitura implantou lombofaixas e radares, coibindo ultrapassagens e condução em alta velocidade. A solução definitiva é a construção de um viaduto no local, obra que está sendo solicitada ao Governo Estadual. Já na Chácaras do Coelho e no Jardim Sumarezinho, a Prefeitura colocará barreiras, impedindo a passagem de pedestres pelo trecho.

Todas as ações seguem orientações de segurança da ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres).

A decisão da Prefeitura em implantar os mecanismos de segurança também segue as recomendações do Ministério Público, que acompanha algumas cidades da região cortadas pela linha férrea. Como, no futuro, as cidades podem assinar um TAC (Termo de Ajustamento de Conduta) para colaborar com a segurança nas passagens em nível, Hortolândia se adianta e garante a segurança da população.

Fonte: Prefeitura de Hortolândia

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo