Nossa Cidade

Prefeitura adere à campanha Novembro Azul

A Prefeitura de Hortolândia participa, neste mês de novembro, da campanha Novembro Azul, de prevenção ao câncer de próstata. Ao longo deste mês, atividades educativas vão alertar sobre a necessidade de os homens com mais de 40 anos realizarem acompanhamento anual com profissional da saúde e fazerem, periodicamente, exames preventivos. O câncer de próstata, uma vez diagnosticado precocemente, tem suas chances de cura aumentadas.

Para marcar a campanha, o Paço Municipal Palácio das Águas, no Remanso Campineiro, está iluminado de azul. Além disso, uma família do município que perdeu um parente vítima da doença, doou um laço decorativo que está instalado na fachada do Paço Municipal. A Secretaria de Saúde, por sua vez, realizará atividades de conscientização sobre a doença.

Anuncio


A partir dos 40 anos de idade, todos os homens devem realizar exames preventivos contra o câncer de próstata, a exemplo do que acontece com as mulheres com mais de 50 anos em relação ao câncer de mama. O principal exame é o toque retal. Por meio desta análise clínica, o médico pode suspeitar de câncer na próstata e indicar outros exames que confirmem ou descartem a doença, como ultrassom.

Em Hortolândia, o atendimento é realizado no Centro de Especialidades Médicas, localizado no bairro Green Park. Para ser atendido por um urologista, o paciente deve, antes, ser consultado por um clínico geral na UBS (Unidade Básica de Saúde) ou USF (Unidade de Saúde da Família) mais próxima de casa. Este médico dará um encaminhamento para o especialista, que realizará todos os exames necessários.

 

Câncer de Próstata

No Brasil, o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens, ficando atrás apenas do câncer de pele não-melanoma. A próstata é uma glândula que só o homem possui e se localiza na parte baixa do abdômen, abaixo da bexiga e à frente do reto. O órgão envolve a porção inicial da uretra, tubo pelo qual a urina armazenada na bexiga é eliminada. Um dos primeiros sinais de câncer de próstata é a dificuldade em urinar. Alguns desses tumores podem crescer de forma rápida, espalhando-se para outros órgãos e podendo levar à morte. De acordo com estimativa do Inca (Instituto Nacional do Câncer), 68.800 novos casos de câncer de próstata foram diagnosticados no último ano, no Brasil.

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo