Connect with us

Nossa Cidade

Prefeitura coleta potes de vidro para armazenar leite materno

Campanha vai auxiliar bebês prematuros atendidos pelo Banco de Leite Humano de Campinas

banco de leite materno hortolandia

Anuncio

A fim de auxiliar bebês prematuros e adoentados a continuarem consumindo leite materno, a Prefeitura de Hortolândia, por meio da Secretaria de Saúde – Atenção Básica e Especializada, está promovendo uma campanha de coleta de potes de vidro, que serão doados ao Centro de Lactação — Banco de Leite Humano de Campinas, uma instituição parceira da Administração. Graças a um convênio com a Secretaria de Saúde de Campinas, o Banco de Leite funciona no 5º andar da Maternidade, localizada na Av. Orozimbo Maia, 165, na Vila Itapura.

Iniciada na última sexta-feira (07/06), a campanha será mantida por tempo indeterminado. Quem quiser participar deve procurar qualquer uma das 17 unidades de saúde, ligadas à Atenção Básica, existentes no município. Além dos pontos de coleta instalados nas cinco UBS (Unidades Básicas de Saúde) e 12 USFs (Unidades de Saúde da Família), haverá dois no Paço Municipal Palácio das Águas, um na portaria principal, na Rua José Cláudio Alves dos Santos, 585, e outro na entrada lateral, ao lado do estacionamento, que dá acesso ao Protocolo Geral.

Podem ser doados potes de vidro, de qualquer tamanho, que armazenam café solúvel, palmito ou azeitona. Estes dois últimos terão as tampas substituídas por outras que possam ser esterilizadas em autoclave. Em caso de dúvida, basta ligar para 3965-1400 Ramal 8665.

Advertisement

Segundo a consultora internacional em amamentação e integrante do Comitê Municipal de Aleitamento Materno de Hortolândia, Ana Cecília Dias Aragão, responsável pela campanha, o objetivo é auxiliar o Banco de Leite de Campinas. “Ele tem dificuldade para comprar este material, que é fornecido gratuitamente às doadoras para a coleta de leite e nem sempre é devolvido”, afirma.

O leite materno é digerido mais facilmente que as fórmulas. Para as crianças que estão na UTI (Unidade de Terapia Intensiva), ele é essencial, facilita a recuperação em razão do poder imunológico que só o leite materno tem”, explica Ana Cecília. “Com esta campanha, pretendemos favorecer a coleta do leite materno, o que vai permitir salvar a vida de muitos bebês, principalmente os prematuros e adoentados”, acrescenta.

Segundo a consultora, embora os bebês que nascem no Hospital Municipal e Maternidade Mário Covas não utilizem o material coletado no banco, filhos de mães de Hortolândia, com gestação de alto risco, atendidas pelo Caism/Unicamp, pela Maternidade de Campinas ou pelo Hospital Estadual Sumaré necessitam deste leite. Daí a importância do auxílio à instituição parceira.

Mães doadoras

Advertisement

Além dos potes de vidro, munícipes saudáveis, que estejam amamentando e tenham produção excedente, podem doar também leite materno para o Banco. Toda doação é bem-vinda, sobretudo na temporada de férias e nos meses de frio, período em que os estoques diminuem e a coleta cai.

Quem quiser ajudar, basta ligar para 3306-6039 e fazer o pré-cadastro. Pelo telefone, funcionários do Banco de Leite vão perguntar, dentre outras coisas, se a mãe doadora é fumante ou faz uso de medicação. Também é pedida cópia do cartão de pré-Natal e dos exames de acompanhamento. Aprovada a doação, uma visita é agendada.

Na data prevista, uma equipe do Banco de Leite vai até a casa da doadora deixar frascos esterilizados, touca e máscara e combinar a data de quando será feita a retirada do material coletado. De acordo com a pediatra Claúdia Maria Monteiro Sampaio, coordenadora do Centro de Lactação, só são aceitas doações de leite de mães saudáveis, com produção excedente, isto é, cujo leite é produzido em grande quantidade, capaz de alimentar o próprio filho e ainda beneficiar outras crianças. “É recomendável que seja feita a retirada da produção excedente para evitar complicações, como a mastite, a inflamação das mamas”, explica a médica.

“O melhor é o leite da própria mãe. Mas, para os bebês que estão na UTI neonatal, alguns com prematuridade extrema, abaixo de 1kg, é preciso usar o leite coletado pelo Banco. É que, por causa do desgaste emocional destas mães, em razão do tempo de internação dos filhos e da necessidade de vir ao hospital diariamente (algumas vêm de outras cidades), a produção do leite materno é afetada. Então, o leite de outras mães, que é coletado em frascos esterilizados e pasteurizado, é muito importante para eles. Daí a importância desta coleta de frascos”, acrescenta Claúdia Sampaio.

Advertisement

Em abril deste ano, o Banco de Leite de Campinas contou com o auxílio de 33 doadoras; em maio, foram 31. E doou leite humano pasteurizado para 61 bebês, em abril, e 67, em maio. O volume de entrada de leite, no primeiro mês citado, foi de 53,53 litros, e, no segundo, de 51,8 l. O estoque da entidade era de 184,7 l, em abril, e 207 l, em maio.

Além de coletar e distribuir leite humano em 19 municípios da RMC (Região Metropolitana de Campinas), o Banco de Leite também oferece o serviço de orientação às mães com dificuldades para amamentar. Basta ligar para a instituição e agendar um horário. O serviço é gratuito.

Confira os pontos de coleta dos potes de vidro

Unidade Básica de Saúde do Jardim Novo Ângulo
Unidade Básica de Saúde do Jardim Santa Clara
Unidade Básica de Saúde do Jardim Rosolen
Unidade Básica de Saúde da Vila Real
Unidade Básica de Saúde do Jardim Amanda
Unidade de Saúde da Família do Jardim Adelaide
Unidade de Saúde da Família do Jardim Amanda
Unidade de Saúde da Família do Jardim Carmem Cristina
Unidade de Saúde da Família do Parque Orestes Ôngaro
Unidade de Saúde da Família do Parque do Horto
Unidade de Saúde da Família do Jardim Santiago
Unidade de Saúde da Família do Jardim São Bento
Unidade de Saúde da Família do Jardim São Sebastião
Unidade de Saúde da Família do Jardim Santa Esmeralda
Unidade de Saúde da Família do Villagio Ghiraldelli
Unidade de Saúde da Família do Jardim São Jorge
Unidade de Saúde da Família do Taquara Branca
Paço Municipal Palácio das Águas

Advertisement

Fonte: Prefeitura de Hortolândia

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Nossa Cidade

Modernização no Campo do Rosolém para receber jogos do futebol amador da cidade

Modernização no Campo do Rosolém

A modernização no Campo do Rosolém, que é o principal palco do futebol amador em Hortolândia, proporcionará uma nova aparência para toda a área.

Na noite de ontem (23), o prefeito Zezé Gomes esteve pessoalmente no local para vistoriar a conclusão dos trabalhos. Ele comentou ainda o seguinte:

Anuncio

Realizamos o teste da nova iluminação após a troca das lâmpadas e a realocação das torres para trás da arquibancada, melhorando a visibilidade dos torcedores, no Campo do Rosolém. O espaço está bonito e agradável para receber os jogos de futebol da nossa cidade. O gramado também foi renovado, assim como a área externa ao redor da praça esportiva. O trabalho não para por aqui. Até um brinquedão para as crianças será instalado. O campo recebeu ampliação da arquibancada, enfim, tudo pronto para a nossa temporada de competições. Continuamos fortalecendo o esporte e contribuindo com a melhoria das estruturas esportivas de Hortolândia“.

Mais detalhes sobre a Modernização no Campo do Rosolém

Essas melhorias não apenas beneficiam os praticantes e admiradores do futebol amador, mas também reforçam o compromisso da administração municipal com o desenvolvimento do esporte local e com o bem-estar da comunidade.

Advertisement

Com uma estrutura revitalizada e mais funcional, o Campo do Rosolém está preparado para receber emocionantes partidas e eventos esportivos, proporcionando momentos de lazer e integração para todos os moradores de Hortolândia.

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98
Continue Reading

Nossa Cidade

Parque Linear do Perón já tem previsão para ser entregue: confira

Parque Linear do Perón

Hortolândia se prepara para receber uma nova área de convivência, lazer e prática esportiva, em meio à natureza. Trata-se do Parque Linear do Perón, localizado na altura da Avenida Antônio da Costa Santos, entre a Rua Cachoeira Paulista e a Rua Um, na região do Parque Perón.

A previsão é que o novo equipamento público seja entregue à população ainda no primeiro semestre deste ano, coincidindo com as comemorações do aniversário de 33 anos de Hortolândia.

Anuncio

De acordo com a Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, o futuro parque terá aproximadamente 14 mil metros quadrados e contará com playground, quiosques, academia ao ar livre e pista de caminhada conectada ao Corredor Metropolitano.

No entanto, um dos aspectos mais significativos da obra envolve questões históricas e ambientais: a preservação da nascente do Ribeirão Jacuba. Este curso d’água é intrinsecamente ligado às origens do município, às lutas pela emancipação e é considerado o principal curso d’água da cidade.

Advertisement

A nascente do Jacuba, que emerge no Perón, atravessa diversos bairros, como Jd. Santa Emília e Vila Inema, e passa pelo Parque Socioambiental Remanso das Águas, cortando o município até encontrar o Ribeirão Quilombo, já em Sumaré, conforme informações da Secretaria de Meio Ambiente.

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98
Continue Reading

Nossa Cidade

Saiba quais UBSs realizarão vacinação contra Dengue em Hortolândia no próximo sábado (27)

vacinação contra Dengue

Neste sábado (27), Hortolândia realiza mais um dia de vacinação contra Dengue, das 8h às 17h, nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) Amanda I, Campos Verdes e Rosolém. Segundo a Secretaria de Saúde, serão distribuídas senhas até às 16h.

A vacinação é direcionada exclusivamente para crianças e adolescentes de 10 a 14 anos. Para receber a dose, é necessário apresentar algum documento com foto e o CPF (Cadastro de Pessoas Físicas).

Detalhes sobre a vacinação contra Dengue em Hortolândia

Anuncio

Hortolândia já recebeu 4.298 doses da vacina do governo do Estado, imunizando até o momento 411 pessoas. A expectativa da Secretaria de Saúde é ampliar esse número com a vacinação deste sábado.

Além da vacina contra a Dengue, também será realizada a imunização contra a gripe, porém exclusivamente para os públicos-prioritários da campanha deste ano.

Advertisement

Ana Paula Fernandes, coordenadora do Programa de Imunização da Secretaria de Saúde, destaca a importância da vacinação e ressalta que o número de pessoas imunizadas até agora está dentro das expectativas.

Conforme as diretrizes do Ministério da Saúde, a vacinação contra a Dengue consiste em duas doses, com intervalo de três meses entre elas. Cada UBS contará com três salas para vacinação contra a Dengue e uma sala para vacinação contra a gripe.

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98
Continue Reading

Noticias

campeonato de boxe melhor idade campeonato de boxe melhor idade
Esportes3 horas ago

Melhor idade de Hortolândia competem em campeonato de Boxe

Luvas, protetor bucal, capacete e coletes de proteção são alguns dos equipamentos que os idosos de Hortolândia usarão no 1º...

Modernização no Campo do Rosolém Modernização no Campo do Rosolém
Nossa Cidade6 horas ago

Modernização no Campo do Rosolém para receber jogos do futebol amador da cidade

A modernização no Campo do Rosolém, que é o principal palco do futebol amador em Hortolândia, proporcionará uma nova aparência...

Parque Linear do Perón Parque Linear do Perón
Nossa Cidade8 horas ago

Parque Linear do Perón já tem previsão para ser entregue: confira

Hortolândia se prepara para receber uma nova área de convivência, lazer e prática esportiva, em meio à natureza. Trata-se do...

vacinação contra Dengue vacinação contra Dengue
Nossa Cidade9 horas ago

Saiba quais UBSs realizarão vacinação contra Dengue em Hortolândia no próximo sábado (27)

Neste sábado (27), Hortolândia realiza mais um dia de vacinação contra Dengue, das 8h às 17h, nas Unidades Básicas de...

trem intercidades trem intercidades
Nossa Região9 horas ago

Trem Intercidades, que passaria pela RMC, tem assinatura do contrato suspensa

O Trem Intercidades, projeto que ligaria Campinas a São Paulo, teve sua assinatura de contrato de concessão suspensa, temporariamente, pela...

Jardim Nossa Senhora Auxiliadora Jardim Nossa Senhora Auxiliadora
Policial14 horas ago

Operação policial no Jardim Nossa Senhora Auxiliadora apreende drogas e leva menor de idade para a delegacia

Na manhã da última segunda-feira (22), uma operação policial foi realizada no Jardim Nossa Senhora Auxiliadora, em Hortolândia, para coibir...

Jd. Santa Emília Jd. Santa Emília
Policial14 horas ago

Suspeito de tráfico de drogas tenta fugir da polícia, mas é detido no Jd. Santa Emília, em Hortolândia

Na madrugada de hoje (24), uma equipe policial seguia em patrulhamento pelo bairro Jd. Santa Emília, em Hortolândia, quando avistaram...

Advertisement
cinema

Populares