Nossa Cidade

Prefeitura compartilha com moradores ações para reformular transporte

Administração realizou no Jardim Amanda a primeira reunião para discutir trânsito e transporte com a população

A Prefeitura de Hortolândia apresentou aos moradores do Jardim Amanda as primeiras ações da atual Administração para reestruturação do sistema de trânsito e transporte coletivo urbano. As ações foram compartilhadas com a população durante a primeira Plenária sobre Mobilidade Urbana, realizada nesta segunda-feira (13/03), na Emef (Escola Municipal de Ensino Fundamental) Dona Ana José Bodini, com o objetivo de garantir a participação da comunidade no trabalho para facilitar o ir e vir das pessoas na cidade.
Durante o encontro, que será realizado em todas as regiões, as pessoas também puderam opinar sobre o sistema de transporte, apresentar reclamações e sugestões para melhorias.
“Estamos aqui a pedido do prefeito Angelo Perugini para ouvir vocês. A partir de agora, o transporte urbano começa a ser cuidado com um olhar diferente. Precisamos retomar a confiança no nosso sistema de transporte”, disse o secretário de Mobilidade Urbana, Atílio André Pereira, durante conversa com os moradores.
A Prefeitura também pediu para os participantes responderem a um questionário para avaliação do sistema de transporte coletivo, um dos instrumentos que nortearão as ações do governo na reformulação do sistema de trânsito e transporte.
O tempo de espera entre um ônibus é uma das principais reclamações.  “Às vezes, fico uma hora no ponto esperando ônibus e chego atrasada no trabalho”, reclamou a moradora Rita de Cássia, durante a reunião.

Anuncio


TRABALHO JÁ COMEÇOU
Para reorganizar e cuidar melhor do transporte coletivo e do trânsito da cidade, o prefeito Angelo Perugini criou a Secretaria de Mobilidade Urbana. O primeiro passo da equipe foi a vistoria da frota de ônibus para conhecer o estado atual dos veículos em circulação, criar protocolos de fiscalização periódica e aprimorar os serviços prestados à população.
Desde janeiro, a Prefeitura intensificou a fiscalização dos horários de partida e chegada dos ônibus urbanos, por meio da presença permanente de fiscais no Terminal Metropolitano, para controle do ICV (Índice de Cumprimento de Viagem).
Outra ação é o teste do ônibus elétrico, em circulação na cidade desde o dia 7 de março. Se aprovado pelos passageiros, o veículo vai substituir a frota do transporte municipal.
A Administração também retomou o projeto para integração das linhas do transporte urbano às metropolitanas, por meio de parceria com a EMTU (Empresa Metropolitana de Transporte Urbano).
Agora, iniciou reuniões com a população para ouvir o que os usuários do transporte coletivo esperam do serviço. Até o dia 25 de abril, serão cerca de 20 encontros com moradores de todas as regiões da cidade.

PRÓXIMOS PASSOS
Pereira apresentou aos moradores metas da Prefeitura para melhorar o ir e vir das pessoas em Hortolândia: reestruturação do transporte coletivo; transformar Hortolândia em uma cidade amiga da bicicleta e segura para pedestres e ciclistas; fazer do município referência em segurança viária e ampliar a participação popular na discussão de políticas públicas.
Para isso, já trabalha para dobrar o número de ônibus do transporte urbano, ampliar a quantidade de linhas e reduzir o tempo de viagem. “Queremos oferecer a vocês um transporte seguro, rápido, confortável e acessível”, disse o secretário.
Atualmente, o transporte coletivo urbano conta com 35 veículos. Mas de 9 mil pessoas utilizam os ônibus municipais.
A Prefeitura também quer conectar as ciclovias da cidade ao sistema viário, ampliando a malha viária para ciclistas, com garantia de segurança para quem escolhe a bicicleta como meio de transporte.
Para fazer de Hortolândia uma cidade referência em segurança viária, a Prefeitura prevê diversas ações, entre elas, a organização de estacionamentos em vias públicas, reforço na sinalização, padronização de calçadas para o ir e vir seguro de pedestres e pessoas com deficiência, além de atividades de educação para o trânsito. A Prefeitura também apresentou ao Estado seis intervenções para garantir segurança viária na Rodovia SP-101.

PRIORIDADE
A reestruturação do sistema de transporte coletivo urbano é uma das prioridades da atual Administração, destaca o secretário de governo, Carlos Augusto César, o Cafu.
“O prefeito Angelo Perugini trabalha para oferecer ao Jardim Amanda e toda a população de Hortolândia um transporte coletivo urbano da mais alta qualidade. As mudanças necessárias para isso serão feitas com a participação de vocês. Essa é uma das prioridades da nossa Administração, assim como a educação de tempo integral, saúde, geração de emprego e segurança”, observou Cafu.
“Vamos fazer um transporte coletivo à altura do povo de Hortolândia”, reforçou o vice-prefeito e secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, José Nazareno Gomes, o Zezé.

Fonte: Pref.Hortolândia

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo