Nossa Cidade

Prefeitura distribui cartilha sobre importância de parceria escola/família

A importância de os pais acompanharem o desempenho escolar e conhecerem a proposta pedagógica das escolas motivou a Prefeitura de Hortolândia a confeccionar um material especial, com ilustrações e dicas valiosas sobre como a família pode dar este apoio. O guia de orientação familiar já está sendo entregue a todos os 23 mil alunos da rede municipal, tanto os matriculados na Educação Infantil quanto no Ensino Fundamental, para que levem para casa e leiam com os pais.

A ação, idealizada pela Secretaria de Educação, faz parte das atividades do PIFE (Programa Interação Família Escola – Conhecer para Aprender), que há sete anos proporciona uma maior proximidade entre os responsáveis pelos alunos e os educadores. O material está sendo distribuído nas escolas de forma gradativa. A expectativa é que, até o final do mês, todos os alunos tenham recebido a cartilha.

Anuncio


A coordenadora pedagógica responsável pelo PIFE, Fernanda de Lourdes Freitas, explica que o material contém dicas de como as famílias podem se envolver com as atividades das crianças, tanto na escola quanto em casa. “São orientações práticas e simples, mas que representam ganhos importantes na educação das crianças”, avaliou.

“O PIFE tem trazido bons resultados para a educação das crianças, com maior participação dos alunos e ampliando a confiança dos pais nos educadores. Isso é possível devido a uma combinação de ações, sendo que uma das principais é a visita domiciliar, quando o professor vai até a casa do aluno para conhecer a rotina familiar e de estudos daquela criança”, explicou Fernanda. As visitas, aliadas à capacitação dos professores e rodas de conversa com os pais, colaboram para o desenvolvimento de novas políticas pedagógicas para o ambiente escolar.

“Acho muito interessante este projeto. No ano passado, a professora da minha filha visitou nossa casa e foi uma ótima oportunidade para conversarmos sobre a educação dela. Hoje recebi a cartilha e, com certeza, vou ler e tentar seguir estas orientações. Minha filha só tem a ganhar”, disse a auxiliar de vendas Ana Maria Lopes, de 36 anos.

“Elaboramos esta cartilha acreditando no fortalecimento dos laços entre escola e família, valorizando os vínculos afetivos, o compromisso com a aprendizagem e o desenvolvimento de cada criança, a fim de que ela se identifique ao longo da vida como protagonista da sua vida, consciente de seus deveres e direitos”, destacou a secretária de Educação, Cleudice Baldo Meira.

Confira alguns dos itens da cartilha:

Motivação: Ajude a criança a ter um objetivo para o futuro. Incentive seu filho a estudar. Mostre que, quanto mais ele estudar, mais oportunidade profissional e pessoal terá.

Autoestima: Demonstre interesse pelo aprendizado de seu filho. Elogie-o, incentive-o. Veja seu caderno e atividades. Ajude nas tarefas de casa. Mas atenção: vocês não devem fazer as suas tarefas e atividades.

Companheirismo: Leia algo para seu filho. Pode ser um livro, uma revista, um jornal e até mesmo uma receita. Peça que ele leia sempre para você. É importante criar o hábito da leitura.

Horários: Saiba aqui a hora de dizer sim e dizer não. Seus filhos precisam saber a hora para brincar, jogar, ver televisão, usar internet, conversar e estudar.

Colaboração: Existe na escola um órgão com representantes de diversos setores: o conselho escolar. Ele é responsável pela gestão da escola e ajuda a resolver os problemas do dia a dia. Por isso é muito importante que você conheça as pessoas que fazem parte do conselho e o trabalho que ele faz e até quem sabe fazer parte dele.

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo