Nossa Cidade

Prefeitura finaliza revitalização na área externa da Estação Jacuba

Local recebe piso de paralelepípedos e rampa para acessibilidade; obra fica pronta até o final de semana, quando Estação comemora 100 anos

Anuncio


A obra de revitalização da área externa da antiga Estação Jacuba de Hortolândia, local onde hoje funciona o Centro de Memórias Professor “Leovigildo Duarte Júnior”, na Vila São Francisco, entra em fase final. A Prefeitura de Hortolândia, por meio da Secretaria de Obras e Serviços Urbanos, instala piso de paralelepípedos e constrói rampa de acessibilidade no acesso ao prédio histórico. A ação faz parte do projeto de recuperação histórica do prédio onde funcionava a antiga estação ferroviária de Hortolândia, desativada desde a década de 1990. Neste final de semana, uma programação especial acontece no local, marcando os 100 anos do início da operação de trens na cidade.

“Existe um trabalho de revitalização da antiga estação, preservando as características originais do prédio. O calçamento com paralelepípedos faz parte deste projeto de reconstrução histórica. Aos poucos, vamos realizar diversas intervenções, como ampliação do espaço de apresentações artísticas e culturais e interligação do Centro de Memória ao Parque Renato Dobelin, que hoje está localizado na área próxima”, detalhou o secretário de Cultura, Francisco Raimundo da Silva.

Ao longo desta semana, o Centro de Memórias fica fechado para visitação. Isso porque a Prefeitura está montando a exposição fotográfica “Cem anos de história nos trilhos da Estação Jacuba”, em homenagem ao centenário da Estação. O acervo, montado a partir de fotos cedidas por antigos moradores e arquivos de museus, pode ser conferido de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, e no último final de semana de cada mês, das 9h às 16h. Excepcionalmente no próximo final de semana, devido às comemorações, o Centro de Memórias também ficará aberto das 9h às 16h.

A recuperação da Estação teve início em 2011, no governo do prefeito Angelo Perugini, quando o município conquistou a posse definitiva do espaço. Desde então, a fachada e as instalações internas do prédio já foram recuperadas e o local recebeu o acervo histórico do município, com fotos, objetos e documentos antigos, compondo o Centro de Memórias.

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo