Nossa Cidade

Prefeitura firma pacto com Ministério da Educação para combate ao Aedes aegypti

Escolas municipais participam, nesta sexta-feira (19/02), de mobilização nacional
A Prefeitura de Hortolândia, por meio da Secretaria de Educação, firmou um pacto com o MEC (Ministério da Educação) e participa, na próxima sexta-feira (19/02) da Ação Nacional de Combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor de Dengue, Febre Chikungunya e Zika. O pacto foi assinado por secretários de Educação de centenas de municípios de todo o Brasil, durante evento realizado em Brasília, no início deste mês. A secretária de Educação de Hortolândia, Cleudice Baldo Meira, participou da atividade.

“Durante este evento, o ministro da Educação, Aloísio Mercadante, fez um pedido para que escolas de todo o país realizem atividades educativas e de combate ao mosquito, uma vez que a Educação tem forte poder de mobilização junto às famílias. Em Hortolândia, as nossas escolas municipais se programam para que, esta sexta-feira, seja um dia especial de atuação na promoção à saúde coletiva. Vamos congregar esforços e ações no combate às doenças e nos comprometer em realizar uma grande mobilização na rede municipal”, enfatizou Cleudice.

Anuncio


Todas as escolas farão programação diversa, como palestras, exposição e atividades educativas com a participação de alunos e da comunidade. O destaque fica para a Emef (Escola Municipal de Ensino Fundamental) Profª Maria Célia Cabral Amaral, no Jardim Amanda. Os alunos do período da manhã farão um arrastão de eliminação de criadouros nas quadras próximas da escola, a partir das 9h. Por meio da distribuição de panfletos e abordagem dos moradores, as crianças pretendem alertar para a possibilidade de existir focos do mosquito Aedes aegypti nos quintais.

À tarde, a partir das 13h, os alunos do período farão uma exposição de cartazes sobre o tema e apresentação de uma paródia. Em seguida, os pais e a comunidade poderão assistir uma palestra sobre como prevenir as doenças causadas pelo mosquito. A programação conta com apoio do Departamento de Saúde Coletiva, da Secretaria de Saúde.

“Nossas crianças sempre estão bem envolvidas em temas como este, pois já trabalhamos em sala de aula a importância de evitar a proliferação do mosquito Aedes aegypti. Além disso, eles são multiplicadores de conhecimentos, pois sempre alertam os pais sobre as formas de prevenção”, afirmou a secretária de Educação.

Exército faz palestra em escolas municipais

Ao longo desta semana, soldados do Exército de Campinas, que participaram do mutirão contra o Aedes aegypti na região do Jardim Novo Ângulo, no sábado (13/02), participaram de palestras educativas em escolas municipais. Alunos de três Emefs já acompanharam a programação: Emef Jardim primavera, Emef Caio Fernando Gomes Pereira (Jardim Nossa Senhora Auxiliadora) e Emef José Roque de Moura (Jardim Boa Esperança).

Cerca de 170 soldados do 2º Batalhão Leve de Campinas foram enviados para Hortolândia para ações de prevenção ao Aedes aegypti, numa ação em parceria entre o município e o Governo Federal. Durante o arrastão deste sábado, 3.228 imóveis foram inspecionados pelos soldados e por agentes de saúde, que se mobilizaram pela eliminação de criadouros do mosquito, causador de doenças graves.

SERVIÇO:

Ação Nacional de Combate ao mosquito Aedes aegypti
Sexta-feira (19/02)
Emef Profª Maria Célia Cabral Amaral
Rua Augusto dos Anjos, nº 1.275, Jd. Amanda

Fonte: Prefeitura de Hortolândia

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo