Nossa Cidade

Prefeitura inicia campanha “Fique Sabendo” com realização de testes de AIDS e sífilis nas UBSs

Fique Sabendo
Campanha vai até o domingo (1º/12), data considerada Dia Internacional de Luta Contra a Aids

Começou, nesta segunda-feira (25/11), a Campanha “Fique Sabendo” de testagem de HIV e sífilis. A Prefeitura de Hortolândia, por emio da Secretaria de saúde – Atenção Básica e Especializada, realizará os testes rápidos nas UBSs (Unidades Básicas de Saúde) de acordo com um calendário diário (confira abaixo). A meta é realizar mil testes ao longo desta semana. Quem desejar fazer os testes, mas, perder a data da campanha na unidade de saúde mais próxima de casa, pode procurar o Amdah (Ambulatório Municipal de DST/Aids de Hortolândia). No ambulatório, a testagem é rotina de trabalho, sendo realizada todos os dias, mesmo após o fim da campanha. O endereço é rua Ernesto Bergamasco, 262, na Vila Real. O telefone é (19) 3897-3653. Exclusivamente neste final de semana, durante a Campanha “Fique Sabendo”, o ambulatório abrirá no sábado (30/11) e no domingo (1º/12), das 8h às 16h30.

A campanha “Fique Sabendo” é organizada pela Coordenação Estadual de DST/AIDS, em parceria com o Instituto Adolfo Lutz. A novidade deste ano, é a testagem para detecção da sífilis. De acordo com a coordenadora da campanha no município, Veruska Sandim Garcia Oliveira, uma equipe com 15 pessoas foi capacitada para realizar os testes. “Esta capacitação é necessária não só para a aplicação do teste, mas também para um aconselhamento. A pessoa que vem fazer a testagem está dentro de um grupo de risco. Ela precisa de um aconselhamento prévio, para que os profissionais avaliem se ela está preparada para o resultado. Ainda é feito um aconselhamento pós teste, com orientações sobre prevenção e, se for o caso, encaminhamento para tratamento quanto o teste dá positivo”, explica.

Anuncio


Tanto o teste de HIV quanto o de sífilis ficam prontos em menos de 15 minutos. O teste de HIV é de resultado definitivo; já o de sífilis, necessita de outros exames laboratoriais para confirmação. Os testes são feitos em uma sala fechada, uma pessoa por vez. Quem realiza o exame têm sua privacidade garantida.

Ambulatório de AIDS

O AMDAH (Ambulatório Municipal de DST/AIDS de Hortolândia) atende pacientes portadores de HIV, AIDS, sífilis e hepatite por meio de uma equipe composta por infectologista, psicólogo, assistente social e enfermagem.

Para solicitar a testagem no AMDAH não é necessário ter encaminhamento médico nem agendar horário. Mesmo quando a campanha “Fique Sabendo” não está em divulgação, o teste é realizado gratuitamente. O atendimento é de segunda à sexta-feira, das 7h às 15h30.

Confira o calendário da campanha “Fique Sabendo”:

Segunda-feira (25/11): UBS Santa Clara, UBS Amanda e UBS Dom Bruno
Terça-feira (26/11): UBS Rosolen
Quarta-feira (27/11): UBS Rosolen, UBS Amanda
Quinta-feira (28/11): UBS Santa Clara e PSF Taquara Branca
Sexta-feira (29/11): UBS Novo Ângulo e PSF Santiago
Sábado (30/11): PA Amanda, PA Rosolen e UPA Dom Bruno
Domingo (1º/12): PA Amanda, PA Rosolen e UPA Dom Bruno



Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo