Nossa Cidade

Prefeitura inicia preparativos para ação “Cidadão Solidário”

Objetivo da campanha é coletar produtos para o Banco de Alimentos que beneficia cerca de 4.200 pessoas em Hortolândia

cidadao solidario

Anuncio


Pelo quinto ano consecutivo, a equipe do programa Banco de Alimentos se prepara para promover mais um Cidadão Solidário. Neste ano, o projeto de iniciativa da Prefeitura de Hortolândia, coordenado pela Secretaria de Inclusão e Desenvolvimento Social, mobilizará pessoas nos dias 7 e 8 de dezembro, em toda a cidade, para arrecadar alimentos que vão contribuir para a nutrição de cerca de 4.200 pessoas atendidas, semanalmente, pelo programa.

Nesta terça-feira, 17, representantes de órgãos municipais e entidades sociais reuniram-se para discutir e elaborar propostas para o trabalho. “Temos um grande desafio que é o de sensibilizar pessoas para esta ação. As campanhas como o Cidadão Solidário são importantes para o bom desempenho do Banco de Alimentos. Cerca de 20% de todo alimento recebido pelo programa tem origem nestas ações que contam, sobretudo, com o voluntariado e a solidariedade das pessoas”, analisa Rosana Nascimento, secretária da pasta.

De acordo com a diretora de Segurança Alimentar, Alessandra Sarto, a reunião teve o objetivo de discutir metodologias de trabalho e ouvir ideias. “Tivemos algumas propostas diferenciadas, inclusive de levar a campanha para além dos dois dias com trabalhos de coletas pontuais em eventos, por exemplo. Este é um trabalho que depende muito da parceria das pessoas, dos agentes públicos, das entidades. Quanto mais parceiros conseguirmos, certamente, teremos um resultado mais satisfatório”, avaliou a diretora.

Política de Segurança Alimentar

A ação Cidadão Solidário surgiu em 2009, com base em um projeto dos Correios, que consistia na coleta porta a porta. Desde então, já são 2.000 toneladas de alimentos não perecíveis arrecadadas e entregues. Atualmente, 42 entidades sociais são parceiras da Prefeitura atuando no cadastramento de famílias e na logística de entrega dos produtos do Banco de Alimentos.

O programa tem sido uma estratégia de sucesso na consolidação da política de segurança alimentar da Prefeitura de Hortolândia sendo referência para outras cidades da região. Além de atuar na arrecadação de alimentos, o Banco trabalha com teste de receitas em sua cozinha experimental, orienta as entidades e famílias atendidas com cursos, palestras e ações que buscam a boa alimentação e a promoção da saúde. Sua missão é combater o desperdício de alimentos e apoiar o abastecimento alimentar local por meio da integração com outros programas de segurança alimentar e nutricional.

Fonte: Assessoria de Comunicação / Prefeitura de Hortolândia


Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo