Nossa Cidade

Prefeitura lança livro com histórias escritas por alunos da EJA

Cerimônia será nesta quinta-feira (22/08), na Emef Caio Pereira, no Jardim Nossa Senhora Auxiliadora

EJA: Educação de Jovens e Adultos

Anuncio


A Prefeitura de Hortolândia, por meio da Secretaria de Educação, lança, nesta quinta-feira (22/08), às 19h, o livro “Histórias de Vida”, com relatos de 56 alunos da EJA (Educação de Jovens e Adultos) da Emef (Escola Municipal de Ensino Fundamental) Caio Fernando Gomes Pereira. O evento será no pátio da escola, localizada na Rua Aurora Prata Tanachi, 995, no Jardim Nossa Senhora Auxiliadora.

A secretária de Educação, Cleudice Baldo Meira, e diretores da pasta participam da cerimônia, que contará também com a presença dos autores e de outros membros da comunidade escolar. Inaugurada em oito de dezembro de 2001, a unidade atende, atualmente, 1.168 alunos, em 31 turmas do Ensino Fundamental (1º ao 5º ano) e cinco de EJA (Educação de Jovens e Adultos), sendo que nesta modalidade há 120 matriculados. São pessoas entre 15 e 80 anos, que cursam da 1ª à 5ª série do Ensino Fundamental.

Após o lançamento, a publicação, de 48 páginas, será distribuída entre a comunidade escolar, sobretudo nas turmas da EJA. Na rede municipal, a Educação de Jovens e Adultos acontece em cinco núcleos, envolvendo 658 matriculados. O objetivo é ampliar as possibilidades de acesso ao mercado de trabalho e garantir formação educacional a jovens e adultos que não tiveram a oportunidade de frequentar o ensino básico na época prevista.

“É um trabalho que envolve toda a EJA. Eles participam com prazer. São histórias que contam a própria vida deles, resgatando a auto-estima destes alunos que estavam longe da escola em razão do trabalho, de mudanças”, explica a assistente de direção da EJA na escola, Roberta Morais Diniz, que assina um dos textos de apresentação do trabalho. “Este processo faz com que eles acreditem em si e dá motivação para que continuem a estudar”, acrescenta.

“A publicação é um incentivo ao trabalho que docentes e gestores vêm realizando nas turmas da EJA, a fim de desenvolver a leitura e escrita entre estes alunos e surjam estes relatos,que fazem parte da vida deles”, afirma a diretora de Ensino Fundamental, Kelly Harumi Lírio Tamashiro.

“Você ficará admirado com tantas histórias de vida, narrativas de luta, perseverança e vitórias. Nas páginas que se seguem, você conhecerá histórias de mulheres e homens, cidadãos hortolandenses que como eu e você, têm sonhos e esperam usufruir integralmente da alegria, do sentido e da satisfação íntima como pessoas que almejam muito mais… Nossos alunos e alunas são protagonistas de trajetórias pessoais neste livro, reconstroem a memória, imbricam anseios e descortinam para nós as suas identidades”, destaca a secretária Cleudice Baldo Meira, na apresentação do livro.

Fonte: Assessoria de Comunicação / Prefeitura de Hortolândia

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo