Nossa Cidade

Prefeitura orienta pedestres a atravessa na faixa de segurança

Ao obedecer sinalização é possível evitar acidente

Rotatória do são vicente

Anuncio


A Prefeitura de Hortolândia investe em mobilidade urbana, com a abertura de novos sistemas viários. Com isso, o fluxo de veículos é melhor distribuído e organizado, evitando congestionamentos em horários de pico e diminuindo o tempo de percurso dentro do município. No entanto, além de beneficiar os motoristas, a Administração Municipal dá atenção especial aos pedestres, com a sinalização de trânsito orientando os melhores pontos para uma travessia segura.

Na rotatória do São Vicente, entregue há uma semana, as intervenções viárias incluíram ampliação da área para que os veículos não precisassem parar no antigo semáforo que havia ali. Com isso, pelo CTB (Código de Trânsito Brasileiro), o automóvel que estiver dentro da rotatória tem preferência no tráfego. Desta forma, as faixas de pedestres foram sinalizadas fora da rotatória, no final das ruas que tem entroncamento com o novo sistema viário.

“Também colocamos sinalização de ‘pare’ nas esquinas. Normalmente, numa rotatória, a sinalização no ponto de encontro das vias é de ‘preferencial’. Neste caso, como é uma área urbana com muitos pedestres, optamos pelo ‘pare’”, destacou a gerente de Mobilidade Urbana do município, Maria Claudete Gonçalves.

As faixas de pedestres estão localizadas na Rua Zacarias Costa Camargo, Rua Argolino de Moraes, Avenida Anhanguera e Rua Dois do Jardim das Paineiras. “O motorista que faz a rotatória fica atento em detalhes do trânsito, como o carro que vai entrar à frente dele no próximo acesso, ou a rua que ele deve pegar para sair da rotatória. Não é possível a este motorista estar atento, também, à possibilidade de um pedestre atravessar no meio da rotatória. Desta forma, as pessoas devem atravessar a rua apenas onde há faixas de pedestres, após observar se não há nenhum veículo se aproximando”, acrescentou Claudete.

Atitudes seguras no trânsito incluem a colaboração de motoristas e pedestres. Com os investimentos da Administração Municipal em obras de melhoria do tráfego, é possível evitar acidentes e salvar vidas.

Fonte: Assessoria de Comunicação / Prefeitura de Hortolândia


Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo