Nossa Cidade

Prefeitura reforça sinalização nas ciclofaixas

Trechos de cruzamento entre ruas e ciclovias recebem pintura diferenciada

Anuncio


Os investimentos da Prefeitura de Hortolândia em mobilidade urbana vão além da construção de ruas e pontes. As melhorias acontecem em todas as regiões da cidade, com objetivo de garantir o ir e vir das pessoas, seja de carro, ônibus, bicicleta ou mesmo a pé. Nesta semana, teve início o trabalho de pintura de ciclofaixas. Ao todo, 27 cruzamentos viários receberão o reforço na sinalização, até o final deste mês. O objetivo é chamar a atenção de motoristas sobre o cruzamento, preferencial para ciclistas.

 A ação é realizada pela Secretaria de Planejamento Urbano, por meio do Departamento de Mobilidade Urbana. De acordo com o diretor do Departamento, Sidney Fraga Alves, as ciclofaixas do município estão concentradas nas avenidas Olívio Franceschini e Santana. “As ciclofaixas são os locais onde a ciclovia passa sobre a rua, fazendo um cruzamento. Neste local, estamos implantando pintura de destaque, na cor vermelha, para chamar a atenção dos motoristas”, explicou.

De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro, nestes trechos a preferência é para o ciclista. Por isso, a sinalização reforçada tem como objetivo chamar a atenção de motoristas para o cruzamento, local onde quem segue de veículo deve estar atento e parar.

Além das ciclofaixas localizadas nestas duas avenidas, o município conta com ciclovias em todos os parques ambientais, como por exemplo, no Parque Remanso das Águas “Sebastião Batista Pozza”, localizado na região do Jardim Minda e Carmem Cristina. Nesta área de lazer, a ciclovia tem 1.753 metros de extensão.

Mobilidade urbana

 A mobilidade urbana é uma das prioridades do governo Meira. Com obras de reestruturação do sistema viário, o governo municipal quer garantir trânsito mais eficiente e seguro, capaz de atender às necessidades da cidade pelos próximos 30 anos. Para isso, são abertas novas ruas e avenidas, pontes e viadutos são construídos, além dos investimentos realizados na recuperação de trechos, com recapeamento, pavimentação e sinalização de diversas vias. Assim, motoristas encontram ruas com tráfego ágil e eficiente, além de os pedestres terem mais segurança.

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo