Nossa Cidade

Prefeitura solta nota sobre a água em Hortolândia

A seca que o Estado de São Paulo e toda a região sudeste estão vivendo preocupa muito. A falta de água, no presente ou num futuro próximo, tem mudado os hábitos das pessoas em todas as cidades, principalmente onde já existe rodízio ou racionamento.

Em Hortolândia, a Sabesp é responsável pelo abastecimento e informa que a situação está sob controle, mas a própria empresa destaca que isso também se deve à economia que os moradores estão fazendo. Esse uso consciente precisa continuar e se ampliar! Sabemos que, além disso, é preciso ter reservatórios eficientes e estrutura em caso de escassez dos rios.

Anuncio


A água que chega a Hortolândia vem do Rio Jaguari, localizado em Paulínia. Na altura da captação, a vazão do rio, hoje de mais de 800 litros/segundo, é reforçada pelo Rio Camanducaia, em Jaguariúna. A água bruta é tratada na ETA (Estação de Tratamento de Água) de Hortolândia, onde também está o maior reservatório da cidade, um dos 14 distribuídos por diversos bairros.

A Prefeitura e trabalha ao lado da Sabesp para implementar medidas que assegurem o abastecimento para a cidade. Na última terça-feira (3), técnicos e gestores da Prefeitura estiveram reunidos com a equipe da Sabesp para acompanhar a situação dos reservatórios e propor melhorias. Uma delas é a reativação de poços nos jardins Nova Europa e Santiago. Estudos e adequações estão sendo feitas para que esses poços possam reforçar o abastecimento.

Já está também em construção mais dois reservatórios com capacidade para 5 mil litros de água: um no Jardim Amanda e outro na ETA, o segundo da estação. Lembrando: se você tem uma denúncia de desperdício a fazer ou verificou vazamentos em sua rua, ligue para o número de emergência da Sabesp, o 195. Para demais atendimentos, os telefones são o 0800 011 9911 e o 0800 777 3700 (somente deficientes auditivos e de fala).

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo