Connect with us

Nossa Cidade

Quase 22 mil pessoas recebem vacina em Hortolândia na 1ª semana da Campanha contra gripe

Avatar de Redação Portal Hortolândia

Published

on

moradores de Hortolândia

Na primeira semana da Campanha Nacional de Vacinação contra Influenza, grupo de vírus causador da gripe, 21.937 pessoas foram vacinadas gratuitamente, em Hortolândia. O número equivale a 61,60% do público-alvo atendido nesta primeira etapa, que inclui crianças com idade entre seis meses e abaixo de cinco anos, mulheres grávidas, mães com bebês de até 45 dias, trabalhadores da saúde e idosos com mais de 60 anos.

Até 20 de maio, a meta é imunizar 80% dos cerca de 47 mil integrantes dos grupos de risco no município, o equivalente a aproximadamente 35 mil pessoas. Segundo dados divulgados pela Secretaria de Saúde, nesta quinta-feira (05/05), no segundo balanço parcial da Campanha, a meta está bem perto de ser atingida em pelo menos dois segmentos: puérperas, com 79,36% de imunização, e em idosos, com 70,11% (veja quadro abaixo).

Anuncio


Documento enviado à Vigilância Epidemiológica da Prefeitura pela GVE (Gerência de Vigilância Epidemiológica), órgão vinculado à Secretaria de Estado da Saúde, revela que a expectativa é atingir a meta dentro do prazo, sem necessidade de até prorrogar a mobilização.

Em Hortolândia, 16 unidades de saúde estarão abertas para atender os grupos de risco até o final da Campanha. A maioria das salas de vacina fica aberta, de segunda a sexta-feira, das 8h às 15h30 (confira relação abaixo). Apenas uma, a da USF (Unidade de Saúde da Família) Taquara Branca funciona em horário diferenciado.

Advertisement

A partir da próxima segunda-feira (09/05), a Campanha se estende para profissionais da saúde que atendem em unidades de prevenção e doentes crônicos, desde que apresentem carta do médico atestando a necessidade da vacina.

Neste ano, há 43 notificações de H1N1 em Hortolândia, sendo que oito casos já foram descartados e o restante está em investigação.

Alcance da vacina

A vacina contra a Influenza previne contra gripes causadas por vários tipos de vírus, inclusive o H1N1. Como entre um ano e outro estes vírus sofrem mutação, é importante que a população dos grupos de risco se vacine anualmente. A vacina é feita com vírus inativo e não há perigo de ficar doente após o recebimento da dose. Menos de 4% das pessoas que foram vacinadas relataram alguma reação adversa, como dor de cabeça ou dores no corpo.

Advertisement

A recomendação é que a vacina seja aplicada em todas as pessoas dos grupos de risco, sendo inclusive permitida em pessoas resfriadas. As únicas restrições são para quem está com febre ou possui alergia a ovo. Como o vírus é introduzido em ovos de galinha para a produção da vacina, a alergia ao alimento pode provocar reações em quem for imunizado.

Vacinação em etapas

Por orientação da GVE, em todas as cidades do interior paulista, a Campanha Nacional de Vacinação foi organizada em etapas. Por isso, é preciso estar atento à data em que inicia a vacinação para cada grupo de risco. A Secretaria de Saúde de Hortolândia acatou a determinação do estado.

Transmissão

Advertisement

A transmissão da gripe ocorre por meio de secreções das vias respiratórias da pessoa contaminada ao falar, tossir, espirrar ou pelas mãos, que após contato com superfícies recém-contaminadas por secreções respiratórias, podem levar o agente infeccioso direto à boca, olhos e nariz. Por isso, além da vacinação, a Secretaria de Saúde recomenda que as pessoas lavem as mãos com frequência e, se possível, utilizem álcool em gel para aumentar a prevenção. Ambientes fechados devem ser evitados. Em casa, portas e janelas abertas aumentam a circulação do ar.

A maioria das pessoas infectadas pelo vírus da Influenza se recupera dentro de uma a duas semanas, sem a necessidade de tratamento médico. No entanto, nas crianças muito pequenas, idosos e portadores de doenças crônicas, a infecção pode evoluir para formas graves.

Confira abaixo os números da cobertura vacinal:

Cobertura Vacinal – balanço parcial da 1ª semana

Advertisement

GRUPO

DOSES APLICADAS

%

Idosos com mais de 60 anos

Advertisement

10.564

70,11%

Puérperas

296

Advertisement

79,36%

Gestantes

1.057

46,58%

Advertisement

Crianças > 6 meses < 5 anos

8.249

64,91%

Trabalhadores da Saúde

Advertisement

1.771

34,11%

Confira as unidades de saúde participantes da Campanha, que funcionam de segunda a sexta-feira, das 8h às 15h30.

1. UBS Nova Hortolândia

Advertisement

2. UBS Rosolen

3. UBS Novo Ângulo

4. UBS Santa Clara

5. UBS Amanda

Advertisement

6. USF Parque do Horto

7. USF São Jorge

8. USF São Sebastião

9. USF Santiago

Advertisement

10. USF Nova Europa

11. USF São Bento

12. USF Santa Esmeralda

13. USF Orestes Ôngaro

Advertisement

14. USF Világio Ghiraldelli

15. USF Jd. Adelaide

16. USF Taquara Branca (sala de vacina funciona apenas às terças-feiras, das 9h às 15h)

FONTE: Pref.Hortolândia

Advertisement

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Nossa Cidade

Inscrições abertas para a 10ª Gincana da Melhor Idade em Hortolândia

Avatar de Eder Oliveira

Published

on

10ª Gincana da Melhor Idade

O CCMI (Centro de Convivência da Melhor Idade) do Remanso Campineiro, em Hortolândia, deu início, nesta semana, às inscrições para a 10ª Gincana da Melhor Idade.

Destinada a idosos moradores de Hortolândia com 60 anos ou mais, a atividade será realizada entre os dias 21 e 24 de maio, como parte das comemorações do aniversário de 33 anos da cidade.

Inscreva-se na 10ª Gincana da Melhor Idade em Hortolândia

Anuncio


Para se inscrever, os interessados devem comparecer à sede do CCMI Remanso, situada na Rua Euclides Pires de Assis, 200, no Remanso Campineiro, munidos de documento de identidade e comprovante de endereço.

As inscrições serão recebidas até o dia 25 de abril. Os idosos atendidos pelos CRAS (Centro de Referência em Assistência Social) também podem efetuar as inscrições nas unidades onde são atendidos.

Advertisement

Segundo a coordenação do CCMI Remanso, os desafios da gincana deste ano estão em fase de elaboração. Cerca de 90 idosos da cidade já se inscreveram para participar do evento. Além de estimular a prática de exercícios físicos e cuidados com a saúde, a Gincana da Melhor Idade promove a integração entre os participantes, sendo muitas vezes o primeiro contato de alguns idosos com o CCMI.

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98
Continue Reading

Nossa Cidade

Campanha do Agasalho 2024: confira os pontos oficiais para doação em Hortolândia

Avatar de Eder Oliveira

Published

on

Campanha do Agasalho 2024

O Fundo Social de Solidariedade de Hortolândia, vinculado à Secretaria de Governo, deu início nesta quinta-feira (18/04) à 4ª edição da Campanha do Agasalho.

O lançamento ocorreu na sede do FunSol, localizada no Jardim Santana, e contou com a presença de autoridades municipais, incluindo o prefeito de Hortolândia, a presidente do FunSol, Maria dos Anjos e outros.

Anuncio


A campanha terá mais de 60 pontos oficiais de coleta, distribuídos entre prédios públicos e estabelecimentos comerciais da cidade. Idealizada pelo Fundo Social, a iniciativa visa atender famílias em situação de vulnerabilidade socioeconômica, especialmente durante os meses mais frios do ano.

Pontos oficiais para doação da Campanha do Agasalho 2024

Qualquer pessoa pode colaborar com a Campanha do Agasalho. Para tanto, basta comparecer a um dos pontos oficiais de coleta listados abaixo:

Advertisement
  • Fundo Social de Solidariedade – Rua José Athanázio Bueno, 260, Jd. Santana, Hortolândia – SP
  • WICKBOLD – Av. da Emancipação, 4000 – Jardim Santo Antonio, Hortolândia – SP.
  • DELL COMPUTADORES – Av. da Emancipação, 5000 -Terras de Santo Antônio, Hortolândia – SP.
  • SYNCREON – Av. da Emancipação, 5000 – Terras de Santo Antônio, Hortolândia – SP.
  • E.M.S INDÚSTRIA FARMACÊUTICA – Nicole -Rod. Jornalista Francisco Aguirre Proença, KM 08, Bairro Chácara Assay – Hortolândia / SP.
  • ETEC- ESCOLA TÉCNICA HORTOL NDIA – R. Cap. Lorival Mey, 750 – Jardim Santana – Hortolândia/SP.
  • VILA FLORA HORTOL NDIA – Rosangela – Rua Joaquim Marcelino Leite, 425 – Jardim Interlagos, Hortolândia-SP.
  • PREFEITURA MUNICIPAL DE HORTOL NDIA – R. José Cláudio Alves dos Santos, 585 – Lot. Remanso Campineiro, Hortolândia – SP
  • C MARA MUNICIPAL DE HORTOL NDIA – Rua Joseph Paul Julien Burlandy, 250 – Parque Gabriel – Hortolândia.
  • UBS – JARDIM AMANDA – Av. Brasil, 800 – Jardim Amanda II, Hortolândia – SP.
  • UBS – TAQUARA BRANCA – Rua Onze De Agosto, 25, Taquara Branca, Hortolândia –SP.
  • UBS – JARDIM ADELAIDE – Rua Osmar Antonio Meira – 300, CEP: 13185305 – Hortolândia
  • CENTRO DE CONVIVÊNCIA MELHOR IDADE – Rua Euclídes Píres de Assis, 200 – Remanso Campineiro, Hortolândia.
  • CENTRO DE CONVIVÊNCIA DA MELHOR IDADE – R. Di Cavalcanti – Amanda.
  • CENTRO DE FORMAÇÃO PAULO FREIRE – R. Antônio Bernardes – Lot. Remanso Campineiro, Hortolândia.
  • CONDOMINIO GOLDEN PARK – Av. Santana, 1990 – Jd. Golden Park Hortolândia – SP.
  • CENTRO UNIVERSITÁRIO ADVENTISTA DE SÃO PAULO – UNASP – Marcel – Rua Pastor Hugo Gegembauer, 265 – Parque Ortolândia, Hortolândia.
  • ARMAZÉM DO ESTUDANTE – Henrique – R. Luís Camilo de Camargo, 920 – Lot. Remanso Campineiro, Hortolândia – SP.
  • CLÍNICA ODONTOLÓGICA RA – R. Circular do Sítio de Recreio II, 289 – Jardim Santa Izabel, Hortolândia – SP, 13185-530.
  • PRESÍDIO ATALIBA NOGUEIRA – Rodovia Campinas-Monte Mor (Sp-101) Vila Boa Vista – 13064180.
  • SOLVEN – Ester/Suzane – R. Prof. Abigail Alves Pires, 301, Ch. Nova Boa Vista – Hortolândia, SP.
  • SAFETLINE – Valéria – Rod. Jornalista Francisco Aguirre Proença (SP 101) km 13,2, Chácaras Assay, 13.188-900 – Hortolândia – SP
  • GREEN PARK HORTOL NDIA – R. Beatriz Allievi – Jardim Santa Rita de Cassia, Hortolândia.
  • CENTRO DE PROGRESSÃO PENITENCIÁRIA DE HORTOL NDIA -Rodovia Campinas/Monte Mor Km 5 – Jardim Novo  Angulo.
  • POSTO JONELLUS (SANTA IZABEL) – Rua Antônio Fernandes Leite, 756, Jardim Santa Izabel, Hortolândia – SP, CEP: 13185-230.
  • POSTO JONELLUS (SÃO BENTO) – Rua Nara Leão, 381, Jardim São Bento – Hortolândia, SP.
  • PATRUS TRANSPORTE – Rua Pérola nº 200, Jardim Santa Esmeralda – Hortolândia – SP.
  • INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SÃO PAULO, CAMPUS HORTOL NDIA –  Av. Thereza Ana Cecon Breda, 1896 – Vila São Pedro, Hortolândia.
  • COMÉRCIO DE COMBUSTÍVEIS (PARQUE GABRIEL) – AV. Olivio Franchesquine,1015 – Parque Gabriel – Hortolândia /SP.
  • UBS CAMPOS VERDES – R. Confibra, 155 – Jardim Campos Verdes, Hortolândia – SP.
  • ACADEMIA MALIBU JARDIM ADELAIDE – R. Eleusina Batista Silva, 224 – Jardim Adelaide, Hortolândia.
  • XPRIME ACADEMIA – R. Líbero Badaró, 391 – Jardim do Bosque, Hortolândia – SP.
  • ACADEMIA SMART FIT –  R. José Camilo de Camargo, 05 – Lot. Remanso Campineiro, Hortolândia – SP.
  • FLYNOW ACADEMIA – Av. Thereza Ana Cecon Breda, 1380 – Vila Real, Hortolândia – SP.
  • SESI -R. Antonia Mancini Pinelli, 401 – Vila Sao Francisco, Hortolândia – SP. 
  • ARENA ATACADO – Av. Santana, 1100 – Jardim Amanda I, Hortolândia – SP
  • GOODBOM SUPERMERCADOS- Av. da Emancipação, 1550 – Jardim do Bosque, Hortolândia – SP.
  • SUPERMERCADOS SÃO VICENTE – R. Orestes Denadai, 5 – Jardim das Paineiras, Hortolândia – SP.
  • PENITENCIÁRIA 2 DE HORTOL NDIA – Rodovia Jornalista Francisco Aguirre Proença, s/n, Km 5 – Jardim Novo Angulo, Campinas – SP.
  • TECNOPERFIL – Estrada Municipal Sabina Baptista de Camargo, 2945 – Jardim Novo Angulo, Hortolândia – SP, 13185-185.
  • SAVEGNAGO SUPERMERCADOS- R. Luís Camilo de Camargo, 332 – Vila Sao Francisco, Hortolândia – SP, 13184-222.
  • ARCELORMITTAL GONVARRI BRASIL- Av. Francisco Riberas Pampliega, 35 – Jardim Nova Europa, Hortolândia – SP.
  • PLENA CURSOS – R. Orlando Pavan, 217 – Jardim Rosolem, Hortolândia – SP.
  • CRÁS JD. AMANDA- Av. Tarsila do Amaral, 540 – Jardim Amanda II, Hortolândia – SP, 13188-160
  • DRIKOS MEC NICA- R. Anizio Bonfim de Almeida, 54 – Jardim Sumarezinho, Hortolândia – SP, 13185-011
  • CAF- Est. Mun. Antônio Nazareno Gomes, s/n – Jardim Nova Europa, Hortolândia – SP, 13184-852
  • CAHO- R. Rodrigo Carvalho, 200 – Parque Ortolândia, Hortolândia – SP, 13184-081
  • KYNDRYL/IBM- Rodovia Jornalista Francisco Aguirre Proença SP101, Km 09 – S/N – Chácaras Assay, Hortolândia – SP, 13186-900
  • MALIBU 24HRS- Av. Antônio Zuza Ferreira, 1748, Hortolândia – SP, 13184-210
  • Mais Vida Studio de Pilates- R. Almada Negreiros, 556 – Jardim Amanda I, Hortolândia – SP, 13188-010
  • GoodBom Supermercados Amanda- Avenida Magal, 1500 – Terra Preta, Monte Mor – SP, 13199-310
  • Rosolen Transportes e Turismo Ltda- R. Antônio Fernandes Leite, 1401 – Nucleo Santa Isabel, Hortolândia – SP, 13185-230
  • ESCOLA ESTADUAL PROFESSORA MARIA CRISTINA SOUZA LOBO – R. Angra dos Réis, 130 – Jardim Nova Europa, Hortolândia – SP
  • MARELLI – Av. da Emancipação, 801 – Jardim Santa Clara do Lago I, Hortolândia – SP, 13184-654
  • Greenbrier Maxion – Matheus Estr. Carlos Roberto Prataviera, s/n – Lote 71 – Jardim Nova Europa, Hortolândia – SP, 13184-889
  • ANHANGUERA – R. Zacarias Costa Camargo, 65 – Lot. Remanso Campineiro, Hortolândia – SP, 13184-280
  • IGREJA N.S APARECIDA – R. Benedito Cândido dos Réis, 156 – Jardim Campos Verdes, Hortolândia – SP, 13186-180
  • ASSAÍ – R. Luís Camilo de Camargo, 1015 – Lot. Remanso Campineiro, Hortolândia – SP, 13184-420
  • SCAP CENTER – : R. Ricardo Orlando Tim, 19 – Jardim Ricardo, Hortolândia – SP, 13185-521
  • SUPERMERCADO MORETI – Av. João Coelho, 361 – Chácaras Fazenda Coelho, Hortolândia – SP, 13185-501
  • SKY FIT ACADEMIA – R. Caetano Basso, 170 – Vila Sao Francisco, Hortolândia – SP, 13184-212
  • IGREJA METODISTA – R. Serra Canastra, 326 – Jardim Everest, Hortolândia 
  • COLÉGIO ALTERNATIVO – Av. Princesa Isabel, 403 – Jardim Amanda I, Hortolândia – SP, 13188-021
  • COLÉGIO CLEMENTE PAVAN – R. Benedito Leite, 180 – Jardim Santa Izabel, Hortolândia – SP, 13185-280
  • IGREJA EVANGELHO QUADRANGULAR – Av. Brasil, 620 – Jardim Amanda I, Hortolândia – SP, 13188-252

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98
Continue Reading

Nossa Cidade

Obra do viaduto na Vila Real será iniciada em breve, após demolição dos últimos imóveis desocupados

Avatar de Eder Oliveira

Published

on

viaduto na Vila Real

A construção do viaduto na Vila Real, que será localizado sobre a via férrea, está prestes a ser iniciada. Esta semana, houve a demolição dos últimos imóveis desapropriados, na área designada para ser o canteiro de obras.

Segundo a Secretaria de Serviços Urbanos, a ação foi concluída com sucesso. O prefeito José Nazareno Zezé Gomes, no início deste mês, assinou o alvará que autoriza a concessionária Rumo Logística a dar início às obras.

Mais detalhes referentes ao viaduto na Vila Real

Anuncio


O viaduto na Vila Real, em Hortolândia, será uma importante ligação entre a Av. São Francisco de Assis e a Av. Santana. Segundo informações, o empreendimento consistirá na construção de um viaduto com quatro faixas, em dois sentidos, sustentado por vigas.

Além disso, o projeto inclui a construção de uma rotatória, ciclovias e a transposição do córrego Jacuba, da linha férrea e da Rua Antônio Baraldo.

Advertisement

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98
Continue Reading

Noticias

atos golpistas em Brasília atos golpistas em Brasília
Nossa Região12 minutos ago

Morador da região que participou de atos golpistas em Brasília é condenado a 14 anos de prisão

Um morador de Sumaré de 50 anos recebeu uma pena de 14 anos de prisão (sendo 12 anos e seis...

Consultoria gratuita para Declaração de Imposto de Renda Consultoria gratuita para Declaração de Imposto de Renda
Nossa Região44 minutos ago

Consultoria gratuita para Declaração de Imposto de Renda na região: saiba mais

No dia 26 de abril haverá consultoria gratuita para Declaração de Imposto de Renda na ETEC de Sumaré, das 19h30...

materiais didáticos materiais didáticos
São Paulo1 hora ago

Elaboração de materiais didáticos em escolas de SP com uso do ChatGPT causa preocupações

O governo do estado de São Paulo planeja utilizar inteligência artificial na criação de materiais didáticos. Contudo, segundo fala Ana...

fatec-sumare fatec-sumare
Cursos2 horas ago

FATEC Sumaré abre inscrições para superior gratuito

As inscrições para o para o vestibular do segundo semestre de 2024 da FATEC (Faculdade de Tecnologia) Sumaré já estão...

dinheiro dinheiro
Brasil2 horas ago

Desigualdade de renda no Brasil cai, mas, ainda é discrepante

Em um cenário marcado por mudanças econômicas e sociais significativas, os dados recentes sobre a desigualdade de renda no Brasil...

Idoso Idoso
Policial2 horas ago

Idoso estaria vivo antes de chegar ao banco no RJ, afirmam testemunhas

A polícia segue investigando o caso do idoso que teria sido levado, já morto, pela sua sobrinha, a um banco...

rede de mercados rede de mercados
Nossa Região2 horas ago

Importante rede de mercados fecha 4 lojas na região: entenda os motivos

Nos últimos dias foram fechadas 4 lojas da rede de mercados Oxxo em Campinas (3 no Centro da cidade e...

Advertisement
cinema

Populares