Connect with us

Nossa Cidade

Representantes de Hortolândia participam da 2ª Conferência Regional do Meio Ambiente, promovida pelos Comitês PCJ

Evento que debaterá a Política Nacional de Resíduos Sólidos será no dia 30 deste mês, em Piracicaba

Consimares realiza a 1ª Conferência do Meio Ambiente

Anuncio

Representantes de Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Hortolândia participam, no próximo dia 30 deste mês, em Piracicaba, da 2ª Conferência Regional do Meio Ambiente, promovida pelos Comitês PCJ (Comitês das Bacias Hidrográficas dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí), colegiado do qual o município faz parte. O evento acontece cerca de 15 dias após conferência semelhante, promovida pelo Consimares (Consórcio Intermunicipal de Manejo de Resíduos Sólidos da Região Metropolitana de Campinas) para debater aspectos da PNRS (Política Nacional de Resíduos Sólidos).

O evento do Consimares, realizado em Nova Odessa no último dia 14 deste mês, reuniu cerca de 500 participantes. Na ocasião, foram definidas 20 propostas que serão encaminhadas à 4ª Conferência Estadual do Meio Ambiente, marcada para os dias 20 a 23 de setembro, em São Paulo. Também foram eleitos os delegados escolhidos para representar a RMC na etapa estadual: oito da sociedade civil, seis do setor empresarial e quatro do setor público. Destes, quatro são representantes de Hortolândia: o secretário de Meio Ambiente, Aldo Aluizio Silva (pelo poder público) e Áurea Aparecida Bueno, Daniela Pedroso de Oliveira e Wilton César (pela sociedade civil).

Até 2014, todos os municípios brasileiros devem dar destinação final aos resíduos sólidos, prevê a PNRS. Encontrar uma solução única, coletiva, ecológica e economicamente sustentável para a destinação final do lixo doméstico produzido pelas oito cidades participantes do consórcio foi o objetivo do Consimares ao realizar o evento, ressaltou o superintendente do consórcio, Valdemir Aparecido Ravagnani. Compõem o Consimares os municípios de Americana, Capivari, Elias Fausto, Hortolândia, Monte Mor, Nova Odessa, Santa Bárbara d’Oeste e Sumaré.

Advertisement

“Apresentamos práticas que possam contribuir para a construção de políticas públicas locais e regionais no que se refere à Política de Resíduos Sólidos”, complementou o superintendente do Consimares, Valdemir Ravagnani. Dentre estas práticas estão: informar a população onde encaminhar os resíduos em seu município; estimular o consumo de produtos locais, incluindo a agricultura orgânica, familiar e urbana que reduzem impactos de transporte, emissão de poluentes e que valorizem os produtores da cidade e usinas regionais de compostagem; utilizar 20% do horário político para conscientização ambiental das pessoas; obrigar as indústrias a usar parte da sua propaganda com a divulgação da consciência ecológica e sobre a política reversa do seu produto; implantação do programa de coleta seletiva direta (A3p) nas escolas, condomínios, prédios públicos e na Administração direta e indireta; concentração e veiculação de informações contínuas específicas na área de resíduos sólidos (Coleta Seletiva, Pontos de Descarte, Destinação dos Resíduos, Consumo consciente), proporcionando de forma contínua orientação e conscientização ambiental aos munícipes, a ser realizado no sistema porta a porta, por meio de agentes ambientais sobre as formas de destinação de resíduos (confira abaixo a relação completa das propostas).

“É uma inovação e um avanço significativo fazer a conferência de forma regionalizada”, avaliou o secretário de Meio Ambiente de Hortolândia, Aldo Aluízio Silva. “Quando os temas ligados à destinação dos resíduos sólidos vão para a esfera do Consimares a discussão ganha força, porque são pensadas soluções conjuntas”, afirma.

Inscrições abertas para conferência do PCJ

Em Piracicaba, o encontro será realizado, das 8h às 16h, na EEP (Escola de Engenharia de Piracicaba), da FUMEP (Fundação Municipal de Ensino de Piracicaba), localizada na Avenida Monsenhor Martinho Salgot, 560, na Vila Areão. A conferência, que também terá como tema central a “Política Nacional de Resíduos Sólidos”, está com inscrições abertas. Os interessados devem acessar os sites www.agenciapcj.org.br ou www.comitespcj.org.br, de 15 a 28 deste mês, até às 17h. No dia do evento, as inscrições poderão ser realizadas das 8h às 9h.

Advertisement

Confira a relação completa dos delegados dos eleitos pela RMC:

Poder Público

Aldo Aluizio Silva (Hortolândia)
Valdemir Ap. Ravagnani (Consimares)
Julian Fernandes Bruzon (Monte Mor)
José Ceron (Sumaré)

Setor Empresarial

Advertisement

Sebastião Coelho Filho (Sumaré/Epp Serviços)
Daniela Helena Favaro (Nova Odessa/ Defesa Ambiental)
Rodrigo F. Mettesteiner (Sumaré/Romec)
Fernando Lopes (Americana/Mzz Comunicação)
Sidnei Alves De Almeida (Santa Barbara d’Oeste/Metagreen)
Sandro R. Lopes Ferrari (Nova Odessa/ Trecma Tecnologia Sustentavel)

Sociedade Civil

Bruno Henrique Ross Matheus (Monte Mor)
Aurea Aparecida Bueno (Hortolândia)
Maria de Fátima Gomes da Silvav (Nova Odessa)
Aparecida Pereira Barroso (Sumaré)
Jonas Santa Rosa (Americana)
Daniela Pedroso de Oliveira (Hortolândia)
Wilton Cesar (Hortolândia)
Cícero Ceara (Sumaré)

Veja também a relação das propostas que a RMC vai levar à etapa estadual da conferência:

Advertisement
Eixo I – Produção e consumo sustentáveis 
  • Desenvolver políticas públicas (redução de impostos para produtos elaborados a partir de produtos recicláveis, incentivos fiscais para empresas recicladoras, fiscais ambientais) e ações em grande escala que incentivem o consumo sustentável. Informar a população onde encaminhar os resíduos em seu município.
  • Estimular o consumo de produtos locais, incluindo a agricultura orgânica, familiar e urbana que reduzem impactos de transporte, emissão de poluentes e que valorizem os produtores da cidade; e usinas regionais de compostagem.
  • As empresas deverão possuir profissional habilitado em meio ambiente.
  • Reduzir o uso de materiais descartáveis (sacolas, copos). Multas para disposição inadequada de resíduos (incluindo os arremessados dos carros). Disponibilizar lixeiras nas ruas e locais públicos.
  • Desenvolver políticas públicas, em todas as esferas de governo, que incentivem a logística reversa (comércio local informando onde encaminhar o material (envolvimento de Cooperativas – Setor produtivo- Representações comerciais – Prefeitura) (taxa de importação que custeie a logística reversa de produtos que não possuem essa cadeia).
Eixo II – Redução de Impactos Ambientais
  • Utilizar 20% do horário político para conscientização ambiental das pessoas
  • Criar o Selo “Made in Brasil Ecológico”
  • Criação de fundo nacional para a implantação de micro usinas de processamento e beneficiamento nos municípios e obtenção de trituradores pelo município
  • Obrigar as indústrias, a usar parte da sua propaganda, com a divulgação da consciência ecológica e sobre a política reversa do seu produto.
  • Proibição do uso de embalagens que não são passiveis de serem recicladas, nos supermercados, em vários segmentos de alimentos (será feita uma nova composição da ideia).
Eixo III – Geração de emprego trabalho e renda
  • Criação do Fundo Municipal de Resíduos Sólidos, que será alimentado pela Prefeitura/Concessionária/outros, com a finalidade de garantir estrutura de trabalho (áreas, barracão, balança, esteira, equipamentos de segurança de trabalho), renda mínima, capacitação continuada e permanente dos cooperados e manutenção dos equipamentos/caminhão/Central de triagem;
  • Contratação pelas Prefeituras das Cooperativas e Associações de Catadores de materiais recicláveis para realização da coleta de resíduos recicláveis no município recebendo valores equivalentes aos pagos para empresas coletoras;
  • Implantação do programa de coleta seletiva direta (A3p) nas escolas, condomínios, prédios públicos e na Administração direta e indireta;
  • Criação de uma rede regional de cooperativas para melhorar as condições de preços dos materiais triados pelas mesmas.
  • Criação de um sistema de cooperação entre as empresas geradoras e as cooperativas para destinação de materiais e recursos financeiros gerando um programa de selo ambiental.
Eixo IV – Educação Ambiental
  • Garantir, no mínimo, um Núcleo de Educação Ambiental no município vinculado à secretaria ou órgão responsável pelo meio ambiente com equipe especifica e qualificada.
  • Proporcionar vivências e práticas sobre a não geração, redução, reutilização, formação, conhecimentos complementares e também, nas atividades ambientais curriculares transversais nas escolas, sobre as questões dos resíduos sólidos, abrangendo a comunidade como um todo (ONG, associações, comércios, entre outros). Estimular a Formação de Coletivo Educador Ambiental, sempre que possível.
  • Elaboração e distribuição de material didático e audiovisual para ser utilizado no Ensino Fundamental e Ensino Médio, bem como incentivar os Conselhos de Meio Ambiente a criar grupos de trabalho específicos na área de educação ambiental.
  • Concentração e veiculação de informações contínuas específicas na área de resíduos sólidos (Coleta Seletiva, Pontos de Descarte, Destinação dos Resíduos, Consumo consciente), proporcionando de forma contínua orientação e conscientização ambiental aos munícipes, a ser realizado no sistema porta a porta, por meio de agentes ambientais sobre as formas de destinação de resíduos.
  • Vincular, por meio de legislação municipal específica, que as escolas executem horas práticas no Núcleo de Educação Ambiental, efetivando ações de educação ambiental em parques, praças e APPs (Áreas de Preservação Permanentes) e outros espaços ambientalmente protegidos.

Fonte: Assessoria de Comunicação / Prefeitura de Hortolândia

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Nossa Cidade

Modernização no Campo do Rosolém para receber jogos do futebol amador da cidade

Modernização no Campo do Rosolém

A modernização no Campo do Rosolém, que é o principal palco do futebol amador em Hortolândia, proporcionará uma nova aparência para toda a área.

Na noite de ontem (23), o prefeito Zezé Gomes esteve pessoalmente no local para vistoriar a conclusão dos trabalhos. Ele comentou ainda o seguinte:

Anuncio

Realizamos o teste da nova iluminação após a troca das lâmpadas e a realocação das torres para trás da arquibancada, melhorando a visibilidade dos torcedores, no Campo do Rosolém. O espaço está bonito e agradável para receber os jogos de futebol da nossa cidade. O gramado também foi renovado, assim como a área externa ao redor da praça esportiva. O trabalho não para por aqui. Até um brinquedão para as crianças será instalado. O campo recebeu ampliação da arquibancada, enfim, tudo pronto para a nossa temporada de competições. Continuamos fortalecendo o esporte e contribuindo com a melhoria das estruturas esportivas de Hortolândia“.

Mais detalhes sobre a Modernização no Campo do Rosolém

Essas melhorias não apenas beneficiam os praticantes e admiradores do futebol amador, mas também reforçam o compromisso da administração municipal com o desenvolvimento do esporte local e com o bem-estar da comunidade.

Advertisement

Com uma estrutura revitalizada e mais funcional, o Campo do Rosolém está preparado para receber emocionantes partidas e eventos esportivos, proporcionando momentos de lazer e integração para todos os moradores de Hortolândia.

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98
Continue Reading

Nossa Cidade

Parque Linear do Perón já tem previsão para ser entregue: confira

Parque Linear do Perón

Hortolândia se prepara para receber uma nova área de convivência, lazer e prática esportiva, em meio à natureza. Trata-se do Parque Linear do Perón, localizado na altura da Avenida Antônio da Costa Santos, entre a Rua Cachoeira Paulista e a Rua Um, na região do Parque Perón.

A previsão é que o novo equipamento público seja entregue à população ainda no primeiro semestre deste ano, coincidindo com as comemorações do aniversário de 33 anos de Hortolândia.

Anuncio

De acordo com a Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, o futuro parque terá aproximadamente 14 mil metros quadrados e contará com playground, quiosques, academia ao ar livre e pista de caminhada conectada ao Corredor Metropolitano.

No entanto, um dos aspectos mais significativos da obra envolve questões históricas e ambientais: a preservação da nascente do Ribeirão Jacuba. Este curso d’água é intrinsecamente ligado às origens do município, às lutas pela emancipação e é considerado o principal curso d’água da cidade.

Advertisement

A nascente do Jacuba, que emerge no Perón, atravessa diversos bairros, como Jd. Santa Emília e Vila Inema, e passa pelo Parque Socioambiental Remanso das Águas, cortando o município até encontrar o Ribeirão Quilombo, já em Sumaré, conforme informações da Secretaria de Meio Ambiente.

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98
Continue Reading

Nossa Cidade

Saiba quais UBSs realizarão vacinação contra Dengue em Hortolândia no próximo sábado (27)

vacinação contra Dengue

Neste sábado (27), Hortolândia realiza mais um dia de vacinação contra Dengue, das 8h às 17h, nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) Amanda I, Campos Verdes e Rosolém. Segundo a Secretaria de Saúde, serão distribuídas senhas até às 16h.

A vacinação é direcionada exclusivamente para crianças e adolescentes de 10 a 14 anos. Para receber a dose, é necessário apresentar algum documento com foto e o CPF (Cadastro de Pessoas Físicas).

Detalhes sobre a vacinação contra Dengue em Hortolândia

Anuncio

Hortolândia já recebeu 4.298 doses da vacina do governo do Estado, imunizando até o momento 411 pessoas. A expectativa da Secretaria de Saúde é ampliar esse número com a vacinação deste sábado.

Além da vacina contra a Dengue, também será realizada a imunização contra a gripe, porém exclusivamente para os públicos-prioritários da campanha deste ano.

Advertisement

Ana Paula Fernandes, coordenadora do Programa de Imunização da Secretaria de Saúde, destaca a importância da vacinação e ressalta que o número de pessoas imunizadas até agora está dentro das expectativas.

Conforme as diretrizes do Ministério da Saúde, a vacinação contra a Dengue consiste em duas doses, com intervalo de três meses entre elas. Cada UBS contará com três salas para vacinação contra a Dengue e uma sala para vacinação contra a gripe.

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98
Continue Reading

Noticias

campeonato de boxe melhor idade campeonato de boxe melhor idade
Esportes5 horas ago

Melhor idade de Hortolândia competem em campeonato de Boxe

Luvas, protetor bucal, capacete e coletes de proteção são alguns dos equipamentos que os idosos de Hortolândia usarão no 1º...

Modernização no Campo do Rosolém Modernização no Campo do Rosolém
Nossa Cidade9 horas ago

Modernização no Campo do Rosolém para receber jogos do futebol amador da cidade

A modernização no Campo do Rosolém, que é o principal palco do futebol amador em Hortolândia, proporcionará uma nova aparência...

Parque Linear do Perón Parque Linear do Perón
Nossa Cidade10 horas ago

Parque Linear do Perón já tem previsão para ser entregue: confira

Hortolândia se prepara para receber uma nova área de convivência, lazer e prática esportiva, em meio à natureza. Trata-se do...

vacinação contra Dengue vacinação contra Dengue
Nossa Cidade11 horas ago

Saiba quais UBSs realizarão vacinação contra Dengue em Hortolândia no próximo sábado (27)

Neste sábado (27), Hortolândia realiza mais um dia de vacinação contra Dengue, das 8h às 17h, nas Unidades Básicas de...

trem intercidades trem intercidades
Nossa Região12 horas ago

Trem Intercidades, que passaria pela RMC, tem assinatura do contrato suspensa

O Trem Intercidades, projeto que ligaria Campinas a São Paulo, teve sua assinatura de contrato de concessão suspensa, temporariamente, pela...

Jardim Nossa Senhora Auxiliadora Jardim Nossa Senhora Auxiliadora
Policial16 horas ago

Operação policial no Jardim Nossa Senhora Auxiliadora apreende drogas e leva menor de idade para a delegacia

Na manhã da última segunda-feira (22), uma operação policial foi realizada no Jardim Nossa Senhora Auxiliadora, em Hortolândia, para coibir...

Jd. Santa Emília Jd. Santa Emília
Policial17 horas ago

Suspeito de tráfico de drogas tenta fugir da polícia, mas é detido no Jd. Santa Emília, em Hortolândia

Na madrugada de hoje (24), uma equipe policial seguia em patrulhamento pelo bairro Jd. Santa Emília, em Hortolândia, quando avistaram...

Advertisement
cinema

Populares