Connect with us

Nossa Cidade

Reservatórios de combate à enchentes garantirão reserva de água para abastecimento em Hortolândia

Os investimentos realizados pela Prefeitura de Hortolândia para prevenção de enchentes, como a construção de lagoas de contenção e canalização de córregos, vão resultar em mais um benefício para o município: a captação e armazenagem da água da chuva, que garantirá reserva para abastecer a cidade em casos de emergência. Cerca de R$ 90 milhões são empregados na construção de três reservatórios: Jac 1, Jac 2 e Santa Fé. Com a conclusão destas obras prevista para o próximo semestre, o município armazenará 2 bilhões de litros d’água, suficiente para abastecer toda a cidade.

“Nossas obras de drenagem avançam, com a canalização do Ribeirão Jacuba e a captação e armazenamento da água de chuva. Além de acabar com as enchentes que atingiam algumas regiões da cidade, conseguiremos garantir mais qualidade de vida à população. A Administração Municipal está numa situação favorável diante da crise hídrica enfrentada atualmente.”, enfatizou o secretário de Obras, Ronaldo Alves dos Reis.

Anuncio

A obra dos reservatórios Jac 1 e Jac 2 estão em andamento na região dos bairros Jardim Carmem Cristina e Jardim Minda. O Jac 1 terá capacidade de armazenar 660 milhões de litros; o Jac 2 reservará 840 milhões de litros. O principal objetivo da obra é captar a água da chuva para evitar alagamentos na área urbana.

Os reservatórios ficam às margens do Ribeirão Jacuba, que está sendo canalizado. Mesmo em época de chuvas fortes, os reservatórios suportarão o volume de água sem transbordar, com auxílio de uma barragem. Já em tempo de seca, as comportas das barragens ficarão fechadas e a água armazenada poderá auxiliar no abastecimento da cidade. No entorno dos reservatórios, a Prefeitura implantará um parque urbanizado com ciclovias, equipamentos de ginástica, quadra esportiva, quiosques, pista de caminhada, paisagismo e área de estacionamento, intervenções que transformarão o local em cartão postal.

Advertisement

“Além de evitar as enchentes e reservar a água que seria perdida, vamos interligar todas as regiões da cidade por meio de um corredor ecológico. Hortolândia possui um diferencial em relação aos demais municípios da região, que é a localização em nosso território da nascente do ribeirão que corta a cidade. Estamos recuperando todas as áreas por onde passa o Jacuba e seus córregos, respeitando as áreas de preservação permanente e proporcionando a convivência das pessoas em harmonia com o meio ambiente”, explicou Reis.

O projeto de interligar as regiões por meio do corredor verde já está em andamento. Exemplo disso são os investimentos da Administração no Parque Socioambiental Irmã Dorothy Stang, no Jardim Nossa Senhora de Fátima; o parque do Creape (Centro de Referência Ambiental Parque Escola), no Jardim Santa Clara; os parques lineares Chico Mendes e Renato Dobelin, na Região Central, e a canalização do Ribeirão Jacuba, desde o Remanso Campineiro até a região do Jardim Minda.

“Temos, ainda, a obra do reservatório Santa Fé, que fará parte deste corredor ecológico. A intervenção está em andamento, garantindo a implantação de um parque nas margens do córrego Santa Clara e a drenagem da captação deste córrego para um reservatório com capacidade de armazenamento de 520 milhões de litros”, afirmou o secretário de Obras. A primeira etapa da obra, que consiste na criação do reservatório, já está em andamento, com previsão de conclusão para o início de 2015. Após esta etapa, a Prefeitura implantará no local um parque linear, com plantio de árvores nativas e urbanização de mais de três quilômetros de extensão.

“O conjunto de ações em realização pela Prefeitura proporcionam melhorias para a cidade no presente e no futuro, com garantia de abastecimento, preservação ambiental e desenvolvimento sustentável”, avaliou Reis.

Advertisement

Parceria com a Sabesp garante abastecimento durante estiagem

Apesar da escassez de chuva nos últimos meses, os 14 reservatórios de abastecimento gerenciados pela Sabesp (Companhia Paulista de Saneamento Básico do estado de São Paulo), mantiveram o abastecimento normalizado no município. As reservas têm capacidade de armazenar mais de 24 milhões de litros. Atualmente, todas as regiões de Hortolândia possuem reservatórios(confira abaixo, a localização e capacidade de cada um).

O sistema de abastecimento da companhia possui captação no rio Jaguari, de onde a água segue até a ETA (Estação de Tratamento de Água) Boa Esperança, que trata 800 litros por segundo. Mesmo com a estiagem e baixa vazão do manancial, o sistema de abastecimento em Hortolândia opera normalmente, graças aos 14 reservatórios existentes na cidade.

Para reforçar a reserva atual, a Sabesp constrói dois novos reservatórios, um na ETA Boa Esperança e o outro no Jardim Amanda, ambos com capacidade de 5.000 m³. A companhia possui dois reservatórios operando nos mesmos locais, sendo que as obras em andamento farão o sistema dobrar a capacidade de reserva.

Advertisement

Apesar dos investimentos em reservatórios, a Prefeitura alerta a população sobre a necessidade de economizar água por meio do uso racional, protegendo os recursos hídricos disponíveis.

Reservatórios de contenção de enchentes, em construção pela Prefeitura

    JAC 1 – capacidade de armazenamento de 660.000,00 m³
    JAC 2 – capacidade de armazenamento de 840.000,00 m³
    Reservatório Santa Fé – capacidade de armazenamento de 520.000,00 m³

Reservatórios de abastecimento, administrados pela Sabesp

Advertisement

    Reservatório Elevado Jardim Amanda II com capacidade de 740 m³
    Reservatório Apoiado Jardim Amanda II com capacidade de 5000 m³
    Reservatório Elevado Jardim Amanda I com capacidade de 600 m³
    Reservatório Apoiado Jardim Santa Izabel com capacidade de 1000 m³
    Reservatório Elevado Jardim Santa Izabel com capacidade de 100 m³
    Reservatório Apoiado Jardim Novo Ângulo com capacidade de 5000 m³
    Reservatório Apoiado Jardim Campos Verdes com capacidade de 3000 m³
    Reservatório Elevado Jardim Campos Verdes com capacidade de 640 m³
    Reservatório Elevado Jardim Nova Europa com capacidade de 150 m³
    Reservatório Apoiado ETA Boa Esperança com capacidade de 5000 m³
    Reservatório Elevado Parque do Horto com capacidade de 280 m³
    Reservatório Apoiado Jardim Santiago com capacidade de 2000 m³
    Reservatório Elevado Jardim São Sebastião com capacidade de 200 m³
    Reservatório Apoiado Jardim São Bento com capacidade de 1000 m³

Fonte: Prefeitura de Hortolândia

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Nossa Cidade

Calorão bate 32ºC e deve subir mais na próxima semana em Hortolândia

diminuir o calor dentro de casa

A previsão para a sexta-feira (26) é de predomínio de céu claro pela manhã e à noite, mas períodos de céu parcialmente nublado à tarde.

Não se descarta a ocorrência de pancadas muito rápidas e isoladas à tarde, uma vez que o teor de vapor de água e a presença de calor poderão favorecer o desenvolvimento de algumas nuvens ao ponto de ocasionar chuvas, embora as chances sejam pequenas. No entanto, não há riscos associados. As temperaturas ficam entre 19 e 32ºC.

Anuncio

A tendência para o sábado é de predomínio de sol, com períodos de céu parcialmente nublado. As temperaturas ficam entre 19 e 32ºC.

sáb.
33°21°

Advertisement

dom.
33°20°

seg.
34°20°

ter.
34°19°

qua.
34°20°

Advertisement

qui.
34°20°

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98
Continue Reading

Nossa Cidade

Modernização no Campo do Rosolém para receber jogos do futebol amador da cidade

Modernização no Campo do Rosolém

A modernização no Campo do Rosolém, que é o principal palco do futebol amador em Hortolândia, proporcionará uma nova aparência para toda a área.

Na noite de ontem (23), o prefeito Zezé Gomes esteve pessoalmente no local para vistoriar a conclusão dos trabalhos. Ele comentou ainda o seguinte:

Anuncio

Realizamos o teste da nova iluminação após a troca das lâmpadas e a realocação das torres para trás da arquibancada, melhorando a visibilidade dos torcedores, no Campo do Rosolém. O espaço está bonito e agradável para receber os jogos de futebol da nossa cidade. O gramado também foi renovado, assim como a área externa ao redor da praça esportiva. O trabalho não para por aqui. Até um brinquedão para as crianças será instalado. O campo recebeu ampliação da arquibancada, enfim, tudo pronto para a nossa temporada de competições. Continuamos fortalecendo o esporte e contribuindo com a melhoria das estruturas esportivas de Hortolândia“.

Mais detalhes sobre a Modernização no Campo do Rosolém

Essas melhorias não apenas beneficiam os praticantes e admiradores do futebol amador, mas também reforçam o compromisso da administração municipal com o desenvolvimento do esporte local e com o bem-estar da comunidade.

Advertisement

Com uma estrutura revitalizada e mais funcional, o Campo do Rosolém está preparado para receber emocionantes partidas e eventos esportivos, proporcionando momentos de lazer e integração para todos os moradores de Hortolândia.

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98
Continue Reading

Nossa Cidade

Parque Linear do Perón já tem previsão para ser entregue: confira

Parque Linear do Perón

Hortolândia se prepara para receber uma nova área de convivência, lazer e prática esportiva, em meio à natureza. Trata-se do Parque Linear do Perón, localizado na altura da Avenida Antônio da Costa Santos, entre a Rua Cachoeira Paulista e a Rua Um, na região do Parque Perón.

A previsão é que o novo equipamento público seja entregue à população ainda no primeiro semestre deste ano, coincidindo com as comemorações do aniversário de 33 anos de Hortolândia.

Anuncio

De acordo com a Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, o futuro parque terá aproximadamente 14 mil metros quadrados e contará com playground, quiosques, academia ao ar livre e pista de caminhada conectada ao Corredor Metropolitano.

No entanto, um dos aspectos mais significativos da obra envolve questões históricas e ambientais: a preservação da nascente do Ribeirão Jacuba. Este curso d’água é intrinsecamente ligado às origens do município, às lutas pela emancipação e é considerado o principal curso d’água da cidade.

Advertisement

A nascente do Jacuba, que emerge no Perón, atravessa diversos bairros, como Jd. Santa Emília e Vila Inema, e passa pelo Parque Socioambiental Remanso das Águas, cortando o município até encontrar o Ribeirão Quilombo, já em Sumaré, conforme informações da Secretaria de Meio Ambiente.

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98
Continue Reading

Noticias

diminuir o calor dentro de casa diminuir o calor dentro de casa
Nossa Cidade2 horas ago

Calorão bate 32ºC e deve subir mais na próxima semana em Hortolândia

A previsão para a sexta-feira (26) é de predomínio de céu claro pela manhã e à noite, mas períodos de...

sp101 sp101
Nossa Região3 horas ago

SP 101 vai ganhar passarela, confira:

A Rodovias do Tietê, concessionária responsável pela administração das rodovias que formam o Corredor Leste da Rodovias do Tietê, inicia...

concurso concurso
Brasil7 horas ago

Local de prova do Concurso Unificado é divulgado hoje

Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) disponibiliza, nesta quinta-feira (25), às 10h, o Cartão de Confirmação...

Mega-Sena Mega-Sena
Brasil8 horas ago

Mega-Sena sorteia hoje prêmio estimado em R$ 6 milhões

Na noite desta quinta-feira (25), ocorre o sorteio da Mega-Sena, concurso número 2717, com prêmio principal estimado em R$ 6...

Dia Mundial da Água Dia Mundial da Água
Nossa Região8 horas ago

O reúso da água é tema de seminário técnico voltado para a indústria da região de Campinas

Em 23 de maio, às vésperas do Dia da Indústria (25/05), será realizado o seminário técnico Conexão Opersan, especialmente desenvolvido para...

campeonato de boxe melhor idade campeonato de boxe melhor idade
Esportes19 horas ago

Melhor idade de Hortolândia competem em campeonato de Boxe

Luvas, protetor bucal, capacete e coletes de proteção são alguns dos equipamentos que os idosos de Hortolândia usarão no 1º...

Modernização no Campo do Rosolém Modernização no Campo do Rosolém
Nossa Cidade23 horas ago

Modernização no Campo do Rosolém para receber jogos do futebol amador da cidade

A modernização no Campo do Rosolém, que é o principal palco do futebol amador em Hortolândia, proporcionará uma nova aparência...

Advertisement
cinema

Populares