Nossa Cidade

Residencial Bromélias receberá 90 famílias de áreas irregulares

A conquista da casa própria tem valor ainda mais especial para cerca de 90 famílias removidas de áreas de risco ou irregulares, que vão se mudar em breve para os apartamentos do Residencial Bromélias, construídos pela Prefeitura de Hortolândia nono Jardim Amanda. O Empreendimento conta com 440 imóveis, sendo parte destas moradias destinada a pessoas que vivem em áreas consideradas impróprias. O empreendimento, que recebeu investimentos do programa Minha Casa, Minha Vida, será entregue até o final deste mês.

De acordo com o Ministério das Cidades, a Prefeitura pode realizar indicação direta de famílias que vivem em áreas de risco ou irregulares para os empreendimentos do programa habitacional. No caso do Residencial Bromélias, foram 90 indicações de pessoas provenientes do Jardim Amanda, Boa Esperança, Jardim São Sebastião, Jardim Nossa Senhora Auxiliadora, Nova Hortolândia e Santa Emília.

Anuncio


Uma destas famílias é a da atendente de restaurante Cléia Ferreira da Silva, de 24 anos. “Eu morava numa casa na beira do córrego, no Jardim Boa Esperança. Sempre que chovia, a enxurrada corria pelo meu quintal. Nunca houve deslizamento de terra, mas era um risco”, disse.

Atualmente, Cléia está num imóvel alugado por meio do Auxílio Moradia, benefício financeiro temporário fornecido pela Prefeitura para apoio no custeio de aluguel. Sobre os planos para o novo endereço, após a mudança para o Residencial Bromélias, Cléia está esperançosa. “Estou muito contente. Agradeço a Deus todos os dias por esta oportunidade de ter uma casa boa para morar”, afirmou.

A casa onde Cléia vivia, no Jardim Boa Esperança, já foi demolida para dar lugar a uma área de lazer. O projeto prevê recuperação ambiental do entorno do córrego e implantação de espaço de convívio para os moradores da região. O mesmo deve ser feito nas demais áreas de desocupação.

De acordo com estimativa da Secretaria de Habitação, ainda existem cerca de 1.500 famílias em áreas de risco no município. No caso de necessidade de remoção urgente, estas pessoas recebem apoio do Auxílio Moradia enquanto aguardam uma unidade habitacional. Novos projetos em andamento colaboram para o atendimento destas pessoas. Um exemplo é o Residencial Novo Estrela, em obras próximo ao Parque do Horto. Este empreendimento terá 672 unidades habitacionais, sendo parte delas destinada ao atendimento das famílias removidas.

Residencial Bromélias

Os condomínios Bromélias I e Bromélias II, construídos no Jardim Amanda, por meio do programa do governo federal Minha Casa Minha Vida, recebem investimentos de R$ 38.973.438,00. Ao todo, são 440 apartamentos de 43 metros quadrados, com dois quartos, cozinha, banheiro e área de serviço. Os apartamentos são entregues com piso frio em todos os cômodos, além de revestimento na cozinha, no banheiro e na área de serviço. A obra permitirá, no futuro, a instalação de elevador em cada torre.

“É muito bom ver estas famílias realizarem o sonho da casa própria. A Prefeitura trabalha para garantir moradia digna e quando estes projetos se concretizam, é uma vitoria”, disse o prefeito Antonio Meira.

Com estas unidades, a Prefeitura de Hortolândia contabiliza a entrega de 1.780 moradias no governo Meira, contando mais 740 unidades no Residencial Europa I, no Jardim Novo Ângulo, e 600 nos condomínios Bertioga e Guarujá, no mesmo bairro.

Além disso, a Administração acompanha as obras de 440 apartamentos no Residencial Europa II, no Jardim Novo Ângulo, e 672 apartamentos no Jardim Novo Estrela.

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo