Nossa Cidade

“Semana do Trânsito” envolve alunos da rede municipal em ações educativas

Com o objetivo de orientar os motoristas sobre cuidados na direção, 30 alunos da Emef (Escola Municipal de Ensino Fundamental) Helena Futava Takahashi participam, nesta terça-feira (22/09), de uma blitz de trânsito. A ação acontecerá no posto de atendimento aos viajantes localizado no km 125 norte, da rodovia Bandeirantes. Durante a iniciativa, mensagens feitas pelas próprias crianças serão entregues nas praças de pedágio aos motoristas que passarem pelo local.

A ação faz parte do programa “Estrada para a Cidadania”, realizado pela Prefeitura de Hortolândia, por meio da Secretaria de Educação, em parceria com a concessionária CCR Autoban. A iniciativa integra a programação da “Semana Nacional do Trânsito”, que tem atividades até o dia 25 deste mês.

Anuncio


As mensagens feitas pelos alunos abordam a solidariedade, a paz e a segurança no trânsito. Por meio dos folhetos, as crianças pedem que os condutores não joguem lixo pela janela dos carros, usem o cinto de segurança e evitem ingerir bebidas alcoólicas enquanto dirigem.

Semana do Trânsito

Na última sexta-feira (18/09), a Prefeitura deu início à campanha de conscientização “Um trânsito em paz é a gente que faz”, com atividades educativas até o dia 25 deste mês. A ação acontece durante a Semana Nacional de Trânsito.

O objetivo da iniciativa é mobilizar motoristas, ciclistas e pedestres para a responsabilidade compartilhada sobre a segurança no trânsito.

Entre as atividades da campanha, estão blitze educativa com distribuição de panfletos e adesivos com informações sobre trânsito seguro; palestras com dicas de direção segura e sobre vagas de estacionamento para idosos e deficientes; entre outros temas ligados à mobilidade urbana.

Gincana

Em outubro, quem participa de ações educativas sobre o trânsito é a Emeb (Escola Municipal de Educação Básica) Jd. Interlagos. No dia 19, 400 alunos da unidade farão parte da “Gincana Transitando Segurança”, que acontece na escola no período da manhã e à tarde.

Os estudantes serão divididos em duas torcidas, nas quais serão escolhidos representantes para participar de jogos sobre o tema trânsito. As crianças receberão ainda um brinde: a “Revistinha Transitando Segurança”, com jogos e passatempos sobre o trânsito seguro.

Estrada para a cidadania

Desenvolvido em parceria com a CCR Autoban, o programa “Estrada para Cidadania” visa levar aos alunos do 4º e 5º ano do Ensino Fundamental da rede municipal de Hortolândia ações educativas sobre Trânsito e Meio Ambiente. A ação tem como objetivo contribuir com o conhecimento de professores da rede municipal de ensino para a formação de alunos multiplicadores de práticas cidadãs, com foco no trânsito seguro e na preservação do meio ambiente.

O programa envolve, ao todo, cerca de 4 mil estudantes e 150 professores do 4º e 5º ano da rede municipal. Além dos encontros mensais com os professores durante todo o ano letivo acontecem atividades extraclasse, como teatro e campanhas educativas.

O Programa de Educação de Trânsito “Estrada Para a Cidadania” é desenvolvido em 270 escolas, em parceria com as secretarias municipais de Educação. A ação envolve cerca de 40 mil alunos e 1.600 educadores em 15 cidades ao longo do Sistema Anhanguera-Bandeirantes.

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo