Nossa Cidade

Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial é debatido em evento

Conferência municipal de Hortolândia reuniu quase 200 participantes

III Conferência de igualdade racial

Anuncio


Cerca de 180 pessoas reuniram-se, neste sábado (06/07), na III Conferência de Igualdade Racial para debater sobre “Democracia e desenvolvimento sem racismo: por um Brasil mais afirmativo”. Promovido pela Prefeitura de Hortolândia, por meio da Secretaria de Chefia de Gabinete, o evento aconteceu na Emef (Escola Municipal de Ensino Fundamental) Caio Fernando Gomes Pereira, no Jardim Nossa Senhora Auxiliadora.

Na abertura dos trabalhos, o prefeito Antonio Meira foi representado pela vice-prefeita e secretária de Governo, Renata Belufe. Além de vereadores, a secretária de Chefia de Gabinete, Sandra Fagundes Freire também compareceu. Segundo Renata Belufe, a importância de fóruns como este é de oferecer ao Executivo ferramentas que promovam a igualdade racial. “Queremos um País mais justo e igual para todos para que, no futuro, não precisemos mais realizar eventos assim para lutar por estes direitos, mas para discutir propostas, num espaço plural”, afirmou.

Sinapir

Um dos pontos altos da conferência foi a discussão em torno da constituição e implementação do Sinapir (Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial), após palestra realizada pela presidente da ONG Nzinga Mbandi, de Piracicaba, Silvana Veríssimo. Ela é a primeira brasileira a ser premiada pela organização Institute Black Latin Afro Diaspora Celine Cruz, sediada em Nova Iorque, nos Estados Unidos, em razão do combate ao racismo. Outro objetivo da conferência foi buscar meios para pôr em prática as diretrizes discutidas nas edições anteriores do evento, realizadas em 2006 e 2009.

Impossibilitado de participar, o segundo palestrante da manhã, o vereador de Campinas, Carlos Roberto de Oliveira, o “Carlão”, foi substituído por Cleusa Aparecida da Silva, que falou sobre o combate ao racismo.

Para Rosali Nazarete Madalena, chefe do Setor de Políticas Públicas para a Igualdade Racial da Secretaria de Chefia de Gabinete, o debate em torno dos temas propostos superou as expectativas, com discussões aprofundadas a respeito de assuntos correlatos, como: Saúde; Trabalho, renda e segurança alimentar; Cultura, esporte e comunicação; Liberdade religiosa; Violência e segurança pública; Educação; Moradia e Sinapir.

“Houve grande participação da sociedade civil. Com isso, o Setor de Igualdade Racial e também a Prefeitura ganham força. Criou-se também uma expectativa no cidadão com relação a isso, no sentido de mudanças, de implantação de políticas públicas para a igualdade e da participação ativa destes setores na discussão e implantação destas políticas”, destacou.

“O evento atingiu os objetivos pretendidos. Reuniu bom número de pessoas de diversos segmentos da sociedade hortolandense e região para discutir políticas públicas para a igualdade racial. Elas permaneceram o dia inteiro e participaram efetivamente, dando suas contribuições e ajudando a elaborar um documento que vai nortear as políticas públicas para o município de Hortolândia”, destacou a secretária de Chefia de Gabinete, Sandra Fagundes Freire. “Houve grupos de trabalho que discutiram sobre a questão da saúde relativa ao povo negro, a educação, o acesso à cultura, esporte e moradia e palestras que contribuíram muito. Foi muito produtivo”, afirmou.

Ao contrário do que estava previsto, não houve eleição dos delegados. Todos os participantes da etapa municipal estão habilitados a participar da conferência regional, marcada para 03 de agosto em Campinas, na Estação Cultura. Daí serão tirados os delegados que irão à conferência estadual (de 23 a 25 de agosto, na capital) e nacional (de 1 a 3 de novembro, em Brasília).

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo