Connect with us

Nossa Cidade

Teatro gratuito domingo, confira aqui

ubu rei

“Ubu Rei”, “O Ponto Alto da Festa” e “O Casamento do Pequeno Burguês” têm apresentação gratuita

Domingo é dia de feira e também de teatro. Uma disputa pela coroa, uma festa improvisada e uma comédia sobre casamento. Estes são os temas das atrações da 4ª Mostra Nacional de Teatro de Hortolândia no dia 16. Duas peças acontecem na rua: “Ubu Rei”, na feira do Jd. Amanda, e “O Ponto Alto da Festa”, na praça da matriz Nossa Senhora do Rosário, na Vila Real. “O Casamento do Pequeno Burguês” é a atração da noite no Teatro Casa de Joana, na Vila Real Continuação (confira abaixo a programação da mostra para o domingo).

Anuncio

Coroa e workshop

A peça “Ubu Rei”, da Cia Teatral Boccaccione, conta a história de Pai Ubu, um funcionário burguês a serviço do Rei de “O Lugar”. Certo dia, pressionado por sua mulher ambiciosa e com o auxílio do Capitão Bourdure e seu exército, o covarde e malcriado Ubu se convence de que irá matar o rei Venceslas para se apoderar do cargo. Ao assumir o trono, Ubu revela-se uma pessoa cruel, com pensamento político absurdo. Diante disso, o jovem príncipe Bougrelas, sucessor do falecido Venceslas, encontra forças no seu próprio ódio para recuperar a coroa.

Advertisement

Quem for apreciar a peça, também poderá liberar o artista que há em si. Isso porque, uma hora antes do espetáculo, acontece uma oficina de teatro de rua no local. São 16 vagas e qualquer pessoa pode participar. Além de aprender sobre teatro, os moradores que estiverem no workshop farão parte do espetáculo, que tem duração de uma hora e é livre para toda a família.

A apresentação de “Ubu Rei” é às 10h, na feira do Jd. Amanda, localizada na Av. Tarsila do Amaral, próximo ao número 15.

Criada em 2006, a Cia Boccaccione, de Ribeirão Preto/SP, marcou sua estreia nos palcos com a peça “O Velho da Horta”, adaptação da obra homônima do dramaturgo português Gil Vicente, para o teatro de rua. A partir de então, o grupo se aprofundou na pesquisa sobre a linguagem do teatro popular. Com músicas executadas em cena, teatro com máscaras e outros recursos que aproximam artistas do público, a companhia vem desenvolvendo diversos trabalhos, passando do lúdico infantil ao grotesco da linguagem de bufão. O grupo já participou de festivais e encontros de teatro nos estados de São Paulo e Rio de Janeiro.

O ponto alto da festa

Advertisement

Em “O Ponto Alto da Festa”, o grupo “Barracão Teatro” mostra a tradicional “Festa de Todos os Cantos”, comemorada há anos por Tienô, com a ajuda de Zita, no Jardim Ponto Alto. Porém, neste ano, Dona Adelaide, uma milionária excêntrica que reforma praças públicas para colocar seu nome, decide improvisar uma festa. A obra visa introduzir jovens artistas ao universo das máscaras teatrais, mantendo o diálogo com a contemporaneidade e a atualidade do grupo.

“O Ponto Alto da Festa” tem duração de uma hora e classificação livre. A apresentação é às 11h, na Praça Francisco de Assis, localizada na Avenida São Francisco de Assis, nº 75, no bairro Vila Real.

Criado em Campinas em 1998, o grupo “Barracão Teatro” surge como espaço de investigação e criação cênica, sob responsabilidade de Esio Magalhães e Tiche Vianna. A equipe dedica-se à pesquisa da linguagem da máscara, do palhaço, da commedia dell’arte, da improvisação e do aprofundamento do trabalho de ator como veículo da expressão teatral. A companhia realiza cursos intensivos com alunos de diversas regiões do Brasil e de outros países.

Comédia no casamento

Advertisement

Adaptação da obra do dramaturgo alemão Bertolt Brecht, “O Casamento do Pequeno Burguês” conta a história de um novo casal burguês que recebe amigos e familiares. Quando se embebedam, os convidados abandonam os bons costumes, revelando a fragilidade dos móveis e das relações familiares. A peça discute de forma bem humorada as relações sociais, trazendo à tona traços rebuscados da estética brega. Com músicas que marcaram os anos 1980 e sátiras dos rituais encontrados nas festas de casamento, o espetáculo busca desvelar as máscaras familiares, tentando compreender os reais motivos que levam um casal a dizer “sim” no altar. A peça tem duração de 80 minutos e tem classificação indicativa de 14 anos.

Com “O Casamento do Pequeno Burguês”, a “Companhia de Teatro Vacas Profanas” já fez apresentações na Mostra de Artes Cênicas Unicamp (2013), no X Feverestival Festival Internacional de Teatro de Campinas (2014), no FRINGE – Festival de Teatro de Curitiba (2015), entre outros.

A Companhia de Teatro Vacas Profanas foi fundada em 2013 por atores formados no curso de graduação de Artes Cênicas da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas).  Outros trabalhos de destaque do grupo são as peças “Ideias Fora de Lugar”, baseado na obra de Machado de Assis e “Macbeth”, de William Shakespeare.

Teatro na escola

Advertisement

Nesta segunda-feira (17/08), “Na Lona 2015” chega também à Emef (Escola Municipal de Ensino Fundamental) Jd. Boa Esperança. Alunos da unidade assistirão ao espetáculo “Esperando Gordô”, da Cia Lona de Retalhos.

Inspirado nos personagens de Samuel Beckett e na iconografia do Circo Nerino, o espetáculo traz ao palco um circo abandonado, onde só sobraram alguns adereços de picadeiro e duas palhaças, meio perdidas, esperando alguém que venha tirá-las de lá.

A peça já recebeu prêmios de festivais nacionais e teve participação em ações internacionais, como o Femsa 2009 (Fomento Econômico Mexicano), o V Festival Beckett na Argentina e o Festival Internacional Cervantino Callejero del CLETA, no México.

Na Lona 2015

Advertisement

Realizada pela Prefeitura de Hortolândia, por meio da Secretaria de Cultura, pelo Centro Cultural Casa de Joana e pela Cia de Teatro São Genésio, a mostra “Na Lona 2015” ocorre entre os dias 12 e 22 de agosto. Ao todo, são 21 espetáculos teatrais gratuitos, distribuídas em quatro categorias: Adulto; Infantil Palco; Infantil Espaços Alternativos e Rua (Confira abaixo o anexo com a programação completa da mostra).

Prêmio Teatro

Os 21 participantes da mostra “Na Lona” foram selecionados após vencerem o “Prêmio Teatro em Hortolândia 2015”, realizado pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Cultura. Ao todo, foram 158 grupos e companhias teatrais inscritas. Além das equipes brasileiras, entre os selecionados está uma equipe da Argentina. Os vencedores receberam prêmio em dinheiro, no valor de R$ 3.550,00.

SERVIÇO:

Advertisement

Espetáculos de Rua:

O Quê: Mostra “Na Lona 2015” – espetáculo “Ubu Rei”

Classificação: Livre

Quando: domingo (16/08), às 10h

Advertisement

Onde: Feira do Jd. Amanda – Av. Tarsila do Amaral, altura do número 15.

O quê: Mostra “Na Lona 2015” – espetáculo “O Ponto alto da festa”

Classificação: Livre

Quando: domingo (16/08), às 11h

Advertisement

Onde: Praça São Francisco de Assis – Av. São Francisco de Assis, nº 75, Vila Real

Espetáculo Adulto

O quê: Mostra “Na Lona 2015” – espetáculo “O Casamento do pequeno Burguês”

Classificação: 14 anos

Advertisement

Quando: domingo (16/08), às 20h

Onde: Teatro Casa de Joana – Av. São Francisco de Assis, s/nº, Vila Real Continuação (anexo ao Supermercado Pague Menos)

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Nossa Cidade

Modernização no Campo do Rosolém para receber jogos do futebol amador da cidade

Modernização no Campo do Rosolém

A modernização no Campo do Rosolém, que é o principal palco do futebol amador em Hortolândia, proporcionará uma nova aparência para toda a área.

Na noite de ontem (23), o prefeito Zezé Gomes esteve pessoalmente no local para vistoriar a conclusão dos trabalhos. Ele comentou ainda o seguinte:

Anuncio

Realizamos o teste da nova iluminação após a troca das lâmpadas e a realocação das torres para trás da arquibancada, melhorando a visibilidade dos torcedores, no Campo do Rosolém. O espaço está bonito e agradável para receber os jogos de futebol da nossa cidade. O gramado também foi renovado, assim como a área externa ao redor da praça esportiva. O trabalho não para por aqui. Até um brinquedão para as crianças será instalado. O campo recebeu ampliação da arquibancada, enfim, tudo pronto para a nossa temporada de competições. Continuamos fortalecendo o esporte e contribuindo com a melhoria das estruturas esportivas de Hortolândia“.

Mais detalhes sobre a Modernização no Campo do Rosolém

Essas melhorias não apenas beneficiam os praticantes e admiradores do futebol amador, mas também reforçam o compromisso da administração municipal com o desenvolvimento do esporte local e com o bem-estar da comunidade.

Advertisement

Com uma estrutura revitalizada e mais funcional, o Campo do Rosolém está preparado para receber emocionantes partidas e eventos esportivos, proporcionando momentos de lazer e integração para todos os moradores de Hortolândia.

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98
Continue Reading

Nossa Cidade

Parque Linear do Perón já tem previsão para ser entregue: confira

Parque Linear do Perón

Hortolândia se prepara para receber uma nova área de convivência, lazer e prática esportiva, em meio à natureza. Trata-se do Parque Linear do Perón, localizado na altura da Avenida Antônio da Costa Santos, entre a Rua Cachoeira Paulista e a Rua Um, na região do Parque Perón.

A previsão é que o novo equipamento público seja entregue à população ainda no primeiro semestre deste ano, coincidindo com as comemorações do aniversário de 33 anos de Hortolândia.

Anuncio

De acordo com a Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, o futuro parque terá aproximadamente 14 mil metros quadrados e contará com playground, quiosques, academia ao ar livre e pista de caminhada conectada ao Corredor Metropolitano.

No entanto, um dos aspectos mais significativos da obra envolve questões históricas e ambientais: a preservação da nascente do Ribeirão Jacuba. Este curso d’água é intrinsecamente ligado às origens do município, às lutas pela emancipação e é considerado o principal curso d’água da cidade.

Advertisement

A nascente do Jacuba, que emerge no Perón, atravessa diversos bairros, como Jd. Santa Emília e Vila Inema, e passa pelo Parque Socioambiental Remanso das Águas, cortando o município até encontrar o Ribeirão Quilombo, já em Sumaré, conforme informações da Secretaria de Meio Ambiente.

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98
Continue Reading

Nossa Cidade

Saiba quais UBSs realizarão vacinação contra Dengue em Hortolândia no próximo sábado (27)

vacinação contra Dengue

Neste sábado (27), Hortolândia realiza mais um dia de vacinação contra Dengue, das 8h às 17h, nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) Amanda I, Campos Verdes e Rosolém. Segundo a Secretaria de Saúde, serão distribuídas senhas até às 16h.

A vacinação é direcionada exclusivamente para crianças e adolescentes de 10 a 14 anos. Para receber a dose, é necessário apresentar algum documento com foto e o CPF (Cadastro de Pessoas Físicas).

Detalhes sobre a vacinação contra Dengue em Hortolândia

Anuncio

Hortolândia já recebeu 4.298 doses da vacina do governo do Estado, imunizando até o momento 411 pessoas. A expectativa da Secretaria de Saúde é ampliar esse número com a vacinação deste sábado.

Além da vacina contra a Dengue, também será realizada a imunização contra a gripe, porém exclusivamente para os públicos-prioritários da campanha deste ano.

Advertisement

Ana Paula Fernandes, coordenadora do Programa de Imunização da Secretaria de Saúde, destaca a importância da vacinação e ressalta que o número de pessoas imunizadas até agora está dentro das expectativas.

Conforme as diretrizes do Ministério da Saúde, a vacinação contra a Dengue consiste em duas doses, com intervalo de três meses entre elas. Cada UBS contará com três salas para vacinação contra a Dengue e uma sala para vacinação contra a gripe.

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98
Continue Reading

Noticias

campeonato de boxe melhor idade campeonato de boxe melhor idade
Esportes6 horas ago

Melhor idade de Hortolândia competem em campeonato de Boxe

Luvas, protetor bucal, capacete e coletes de proteção são alguns dos equipamentos que os idosos de Hortolândia usarão no 1º...

Modernização no Campo do Rosolém Modernização no Campo do Rosolém
Nossa Cidade10 horas ago

Modernização no Campo do Rosolém para receber jogos do futebol amador da cidade

A modernização no Campo do Rosolém, que é o principal palco do futebol amador em Hortolândia, proporcionará uma nova aparência...

Parque Linear do Perón Parque Linear do Perón
Nossa Cidade12 horas ago

Parque Linear do Perón já tem previsão para ser entregue: confira

Hortolândia se prepara para receber uma nova área de convivência, lazer e prática esportiva, em meio à natureza. Trata-se do...

vacinação contra Dengue vacinação contra Dengue
Nossa Cidade13 horas ago

Saiba quais UBSs realizarão vacinação contra Dengue em Hortolândia no próximo sábado (27)

Neste sábado (27), Hortolândia realiza mais um dia de vacinação contra Dengue, das 8h às 17h, nas Unidades Básicas de...

trem intercidades trem intercidades
Nossa Região13 horas ago

Trem Intercidades, que passaria pela RMC, tem assinatura do contrato suspensa

O Trem Intercidades, projeto que ligaria Campinas a São Paulo, teve sua assinatura de contrato de concessão suspensa, temporariamente, pela...

Jardim Nossa Senhora Auxiliadora Jardim Nossa Senhora Auxiliadora
Policial17 horas ago

Operação policial no Jardim Nossa Senhora Auxiliadora apreende drogas e leva menor de idade para a delegacia

Na manhã da última segunda-feira (22), uma operação policial foi realizada no Jardim Nossa Senhora Auxiliadora, em Hortolândia, para coibir...

Jd. Santa Emília Jd. Santa Emília
Policial18 horas ago

Suspeito de tráfico de drogas tenta fugir da polícia, mas é detido no Jd. Santa Emília, em Hortolândia

Na madrugada de hoje (24), uma equipe policial seguia em patrulhamento pelo bairro Jd. Santa Emília, em Hortolândia, quando avistaram...

Advertisement
cinema

Populares