Nossa Cidade

Teatro gratuito domingo, confira aqui

“Ubu Rei”, “O Ponto Alto da Festa” e “O Casamento do Pequeno Burguês” têm apresentação gratuita

Domingo é dia de feira e também de teatro. Uma disputa pela coroa, uma festa improvisada e uma comédia sobre casamento. Estes são os temas das atrações da 4ª Mostra Nacional de Teatro de Hortolândia no dia 16. Duas peças acontecem na rua: “Ubu Rei”, na feira do Jd. Amanda, e “O Ponto Alto da Festa”, na praça da matriz Nossa Senhora do Rosário, na Vila Real. “O Casamento do Pequeno Burguês” é a atração da noite no Teatro Casa de Joana, na Vila Real Continuação (confira abaixo a programação da mostra para o domingo).

Anuncio


Coroa e workshop

A peça “Ubu Rei”, da Cia Teatral Boccaccione, conta a história de Pai Ubu, um funcionário burguês a serviço do Rei de “O Lugar”. Certo dia, pressionado por sua mulher ambiciosa e com o auxílio do Capitão Bourdure e seu exército, o covarde e malcriado Ubu se convence de que irá matar o rei Venceslas para se apoderar do cargo. Ao assumir o trono, Ubu revela-se uma pessoa cruel, com pensamento político absurdo. Diante disso, o jovem príncipe Bougrelas, sucessor do falecido Venceslas, encontra forças no seu próprio ódio para recuperar a coroa.

Quem for apreciar a peça, também poderá liberar o artista que há em si. Isso porque, uma hora antes do espetáculo, acontece uma oficina de teatro de rua no local. São 16 vagas e qualquer pessoa pode participar. Além de aprender sobre teatro, os moradores que estiverem no workshop farão parte do espetáculo, que tem duração de uma hora e é livre para toda a família.

A apresentação de “Ubu Rei” é às 10h, na feira do Jd. Amanda, localizada na Av. Tarsila do Amaral, próximo ao número 15.

Criada em 2006, a Cia Boccaccione, de Ribeirão Preto/SP, marcou sua estreia nos palcos com a peça “O Velho da Horta”, adaptação da obra homônima do dramaturgo português Gil Vicente, para o teatro de rua. A partir de então, o grupo se aprofundou na pesquisa sobre a linguagem do teatro popular. Com músicas executadas em cena, teatro com máscaras e outros recursos que aproximam artistas do público, a companhia vem desenvolvendo diversos trabalhos, passando do lúdico infantil ao grotesco da linguagem de bufão. O grupo já participou de festivais e encontros de teatro nos estados de São Paulo e Rio de Janeiro.

O ponto alto da festa

Em “O Ponto Alto da Festa”, o grupo “Barracão Teatro” mostra a tradicional “Festa de Todos os Cantos”, comemorada há anos por Tienô, com a ajuda de Zita, no Jardim Ponto Alto. Porém, neste ano, Dona Adelaide, uma milionária excêntrica que reforma praças públicas para colocar seu nome, decide improvisar uma festa. A obra visa introduzir jovens artistas ao universo das máscaras teatrais, mantendo o diálogo com a contemporaneidade e a atualidade do grupo.

“O Ponto Alto da Festa” tem duração de uma hora e classificação livre. A apresentação é às 11h, na Praça Francisco de Assis, localizada na Avenida São Francisco de Assis, nº 75, no bairro Vila Real.

Criado em Campinas em 1998, o grupo “Barracão Teatro” surge como espaço de investigação e criação cênica, sob responsabilidade de Esio Magalhães e Tiche Vianna. A equipe dedica-se à pesquisa da linguagem da máscara, do palhaço, da commedia dell’arte, da improvisação e do aprofundamento do trabalho de ator como veículo da expressão teatral. A companhia realiza cursos intensivos com alunos de diversas regiões do Brasil e de outros países.

Comédia no casamento

Adaptação da obra do dramaturgo alemão Bertolt Brecht, “O Casamento do Pequeno Burguês” conta a história de um novo casal burguês que recebe amigos e familiares. Quando se embebedam, os convidados abandonam os bons costumes, revelando a fragilidade dos móveis e das relações familiares. A peça discute de forma bem humorada as relações sociais, trazendo à tona traços rebuscados da estética brega. Com músicas que marcaram os anos 1980 e sátiras dos rituais encontrados nas festas de casamento, o espetáculo busca desvelar as máscaras familiares, tentando compreender os reais motivos que levam um casal a dizer “sim” no altar. A peça tem duração de 80 minutos e tem classificação indicativa de 14 anos.

Com “O Casamento do Pequeno Burguês”, a “Companhia de Teatro Vacas Profanas” já fez apresentações na Mostra de Artes Cênicas Unicamp (2013), no X Feverestival Festival Internacional de Teatro de Campinas (2014), no FRINGE – Festival de Teatro de Curitiba (2015), entre outros.

A Companhia de Teatro Vacas Profanas foi fundada em 2013 por atores formados no curso de graduação de Artes Cênicas da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas).  Outros trabalhos de destaque do grupo são as peças “Ideias Fora de Lugar”, baseado na obra de Machado de Assis e “Macbeth”, de William Shakespeare.

Teatro na escola

Nesta segunda-feira (17/08), “Na Lona 2015” chega também à Emef (Escola Municipal de Ensino Fundamental) Jd. Boa Esperança. Alunos da unidade assistirão ao espetáculo “Esperando Gordô”, da Cia Lona de Retalhos.

Inspirado nos personagens de Samuel Beckett e na iconografia do Circo Nerino, o espetáculo traz ao palco um circo abandonado, onde só sobraram alguns adereços de picadeiro e duas palhaças, meio perdidas, esperando alguém que venha tirá-las de lá.

A peça já recebeu prêmios de festivais nacionais e teve participação em ações internacionais, como o Femsa 2009 (Fomento Econômico Mexicano), o V Festival Beckett na Argentina e o Festival Internacional Cervantino Callejero del CLETA, no México.

Na Lona 2015

Realizada pela Prefeitura de Hortolândia, por meio da Secretaria de Cultura, pelo Centro Cultural Casa de Joana e pela Cia de Teatro São Genésio, a mostra “Na Lona 2015” ocorre entre os dias 12 e 22 de agosto. Ao todo, são 21 espetáculos teatrais gratuitos, distribuídas em quatro categorias: Adulto; Infantil Palco; Infantil Espaços Alternativos e Rua (Confira abaixo o anexo com a programação completa da mostra).

Prêmio Teatro

Os 21 participantes da mostra “Na Lona” foram selecionados após vencerem o “Prêmio Teatro em Hortolândia 2015”, realizado pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Cultura. Ao todo, foram 158 grupos e companhias teatrais inscritas. Além das equipes brasileiras, entre os selecionados está uma equipe da Argentina. Os vencedores receberam prêmio em dinheiro, no valor de R$ 3.550,00.

SERVIÇO:

Espetáculos de Rua:

O Quê: Mostra “Na Lona 2015” – espetáculo “Ubu Rei”

Classificação: Livre

Quando: domingo (16/08), às 10h

Onde: Feira do Jd. Amanda – Av. Tarsila do Amaral, altura do número 15.

O quê: Mostra “Na Lona 2015” – espetáculo “O Ponto alto da festa”

Classificação: Livre

Quando: domingo (16/08), às 11h

Onde: Praça São Francisco de Assis – Av. São Francisco de Assis, nº 75, Vila Real

Espetáculo Adulto

O quê: Mostra “Na Lona 2015” – espetáculo “O Casamento do pequeno Burguês”

Classificação: 14 anos

Quando: domingo (16/08), às 20h

Onde: Teatro Casa de Joana – Av. São Francisco de Assis, s/nº, Vila Real Continuação (anexo ao Supermercado Pague Menos)

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo