Nossa Cidade

Última semana da Campanha de Vacinação contra raiva

Cães e gatos que ainda não foram vacinados devem ser imunizados neste sábado (14/09) ou domingo (15/09)

Campanha de vacinação contra a Raiva 2013

Anuncio


Este será o último final de semana da campanha de vacinação antirrábica 2013. Por isso, é importante que os cães e gatos que ainda não foram imunizados sejam levados a um ponto de vacinação. Praticamente todas as regiões receberam, nos outros finais de semana, os pontos de vacina. Neste sábado (14) e domingo (15) é a vez do Jardim Amanda e a região do Taquara Branca (confira lista), onde os pontos de vacinação vão funcionar das 9h às 17h. Quem não conseguir vacinar o animal doméstico durante a campanha, pode ir ao CCZ (Centro de Controle de Zoonoses), de segunda à sexta-feira, das 8h às 16h, onde a vacina é aplicada gratuitamente, o ano todo. O CCZ fica na rua Atanázio Gigo, nº 60, no bairro Chácaras Recreio 2000.

A vacina contra a raiva é indicada para cães e gatos com mais de três meses de vida. Como nos dois últimos anos não houve a campanha de vacinação, por determinação do Estado, é importante que todos os animais sejam imunizados contra a raiva. “A vacina é segura e não apresenta reações adversas. A recomendação é que todos os animais recebam a proteção pelo menos uma vez por ano. Por isso, é importante vacinar nesta campanha, a primeira nestes três anos”, ressaltou o coordenador técnico do CCZ, Evandro Alves Cardoso.

A raiva é uma doença viral, transmitida principalmente por morcegos infectados. Estes animais, quando doentes, podem atacar animais domésticos, espalhando o vírus. Além disso, morcegos doentes perdem a orientação de vôo e podem ser encontrados caídos durante o dia. Por isso, caso algum animal deste tipo seja identificado com hábitos incomuns, os agentes do CCZ devem ser acionados imediatamente.

“Desde 2008, não registramos a captura de nenhum morcego com raiva em Hortolândia. Mas nas cidades da região, como Campinas, há casos recentes de morcegos infectados. Por isso, é preciso estar alerta e vacinar os animais domésticos”, destacou Cardoso.

Nos animais domésticos, a principal característica de que estão infectados pela raiva é a agressividade. Gatos podem apresentar a forma paralítica da doença. Nos cães, o latido fica diferente, mais rouco do que o normal. Os animais também podem ter dificuldade para engolir, salivação excessiva, entre outros sintomas. Cães e gatos com comportamento suspeito devem ser afastados do convívio com outros animais e seres humanos, mas precisam ser mantidos presos. A situação deve ser comunicada ao CCZ, que vai investigar a doença.

Nos seres humanos, a raiva é uma doença fatal. Por isso, ao sofrer um ataque causado por animal, o ferimento deve ser lavado com água e sabão. Mesmo que o animal não apresente sintomas de raiva, uma unidade de saúde deve ser procurada imediatamente.

Em caso de emergência, o CCZ pode ser acionado pelos telefones 3897-3312 e 3897-5974, que atendem 24 horas por dia, inclusive aos finais de semana.

Pontos de vacinação antirrábica:

DIAS 14 E 15 DE SETEMBRO

  • E.E. PROF. ELISEU MARSON
  • E.M.E.F. RENATO COSTA LIMA
  • E.E. JD. AMANDA IV
  • E.E. JARDIM AMANDA II
  • E.E. TAQUARA BRANCA
  • REGIONAL DO JD. AMANDA
  • PSF JD. AMANDA
  • MERCADO DOIS MENINOS JD. AMANDA I
  • UNIÃO SUPERMERCADO (ANTIGO ROXO) – JD. AMANDA II
  • CASA DE CARNE AVENIDA V – JD. AMANDA II
  • CHÁCARA GROTA AZUL, CHÁCARA HAVAÍ, TERRA PRETA, JD. BOA VISTA E JD. FIRENZE (VOLANTE)
  • CENTRO DE CONTROLE DE ZOONOSES
  • CENTRO DE CONVIVÊNCIA EDUCACIONAL ZILDA ARNS NEUMANN

Fonte: Assessoria de Comunicação / Prefeitura de Hortolândia

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo