Nossa Cidade

Usina de Reciclagem de Entulhos recebe melhorias e fecha para manutenção nesta quinta-feira (20)

Órgão da Prefeitura, vinculado à Secretaria de Meio Ambiente, retoma atividades no dia 27 deste mês

Anuncio


A partir desta quinta-feira (20/08), a URE – Hortolândia (Usina de Reciclagem de Entulhos), órgão da Prefeitura, pertencente à Secretaria de Meio Ambiente, estará fechada durante sete dias para receber melhorias e passar por manutenção em seu maquinário. As atividades do órgão serão retomadas no dia 27 deste mês. Ao todo, noventa empresas da região utilizam os serviços da usina.

Durante o período de interrupção no funcionamento, a URE ganhará sistema anti-pó e plantio de cerca viva em todo seu entorno. Além disso, o pátio do local será limpo e as máquinas passarão por manutenção.

“Nosso objetivo é minimizar o impacto da usina na vizinhança e, com isso, melhorar a prestação do serviço”, afirma o secretário de Meio Ambiente, Aldo Aluísio Silva. Segundo ele, durante a interrupção das atividades na URE, as empresas estão sendo orientadas a fazer o descarte correto de materiais em outros locais.

A parada técnica na URE – Hortolândia não afetará o descarte de resíduos, em pequena escala, feito pela população nos PEVs (Pontos de Entrega Voluntária). Existem cinco em funcionamento na cidade, localizados nos bairros Jd. Nossa Senhora Auxiliadora, Parque Gabriel, Jd. Interlagos, Jd. Adelaide e Vila Real. A 6ª unidade dos PEVs está em projeto e será instalada no Jd. Amanda.

Saiba mais sobre o funcionamento da URE – Hortolândia

A Usina de Reciclagem de Entulho possui centro de recepção, triagem, área de transbordo e processamento. No espaço, podem ser corretamente descartados resíduos da construção civil, como tijolos, argamassa, blocos e concreto. O local também recebe móveis velhos, que são levados aos quatro PEVs da cidade.

Após passar pela triagem, o resíduo é reaproveitado e transformado em novos materiais, como areia, pedriscos e pedras, utilizados em obras públicas.

A URE recebe, por mês, cerca de 4 mil m³ de entulho, metade do que é gerado na cidade. A URE está localizada na Estrada Municipal Sabina Baptista de Camargo, nº 4.183, no Parque Perón.

Pontos de Entrega Voluntária

O PEV é um espaço fechado e seguro, com portaria, zeladoria, paisagismo e manutenção diária onde a população pode descartar correta e gratuitamente entulhos de construção, isopor, plástico PET, eletroeletrônicos, sofás, colchões velhos e outros materiais recicláveis. É proibido o descarte de lixo orgânico, resíduos industriais e os provenientes de serviços de saúde.

Após a entrega do material no PEV, o zelador do local faz o controle da quantidade descartada, sendo limitada, no caso de resíduos da construção civil, a até 1m³ por pessoa mensalmente (1.300kg), ou seja, cerca de 26 sacos de ráfia de 50kg ou o volume de uma caixa d’água de 1.000 litros. A medida também é equivalente ao conteúdo de 44 carrinhos de mão.

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo