Nossa Cidade

Vacinação contra gripe em pacientes crônicos começa hoje

A Campanha Nacional de Vacinação contra Influenza, grupo de vírus causador da gripe, entra na segunda fase. Nesta segunda-feira (09/05), começam a ser gratuitamente vacinados profissionais da saúde que atendem em unidades de prevenção e doentes crônicos que apresentarem carta do médico, atestando a necessidade da vacina.

Na primeira etapa, 21.937 pessoas foram vacinadas na rede pública, em Hortolândia. O número equivale a 61,60% do público-alvo atendido inicialmente, que inclui crianças com idade entre seis meses e abaixo de cinco anos, mulheres grávidas, mães com bebês de até 45 dias, trabalhadores da saúde e idosos com mais de 60 anos.

Anuncio


Até o dia 20 deste mês, data em que a mobilização se encerra, 16 unidades de saúde estarão abertas para atender os grupos de risco. A maioria delas fica aberta, de segunda a sexta-feira, das 8h às 15h30. Apenas uma, a da USF (Unidade de Saúde da Família) Taquara Branca funciona em horário diferenciado (confira listagem abaixo).

Nesta sexta-feira (06/05), a GVE (Gerência de Vigilância Epidemiológica), órgão vinculado à Secretaria de Estado da Saúde, disponibilizou mais 13 mil doses para o município, totalizando 45 mil doses liberadas, desde o início da Campanha. A meta é imunizar 80% dos cerca de 47 mil integrantes dos grupos de risco no município, o equivalente a aproximadamente 35 mil pessoas. A expectativa é que a meta seja atingida dentro do prazo, sem necessidade de prorrogar a mobilização no município.

Neste ano, há 43 notificações de H1N1 em Hortolândia, sendo que oito casos já foram descartados e o restante está em investigação.

Pacientes crônicos

Entre os pacientes considerados crônicos estão diabéticos, hipertensos, obesos, transplantados, portadores de trissomias (como Síndrome de Down), os que têm doenças hepáticas (as que afetam o fígado), doenças respiratórias crônicas (como asma e bronquite), deficiências neurológicas (como Parkinson e Alzheimer, crises convulsivas, esclerose múltipla, AVC-Acidente Vascular Cerebral, Síndrome de Guillain-Barré), doenças cardíacas e doenças renais.

Alcance da vacina

A vacina contra a Influenza previne contra gripes causadas por vários tipos de vírus, inclusive o H1N1. Como entre um ano e outro estes vírus sofrem mutação, é importante que a população dos grupos de risco se vacine anualmente. A vacina é feita com vírus inativo e não há perigo de ficar doente após o recebimento da dose. Menos de 4% das pessoas que foram vacinadas relataram alguma reação adversa, como dor de cabeça ou dores no corpo.

A recomendação é que a vacina seja aplicada em todas as pessoas dos grupos de risco, sendo inclusive permitida em pessoas resfriadas. As únicas restrições são para quem está com febre ou possui alergia a ovo. Como o vírus é introduzido em ovos de galinha para a produção da vacina, a alergia ao alimento pode provocar reações em quem for imunizado.

Vacinação em etapas

Por orientação da GVE, em todas as cidades do interior paulista, a Campanha Nacional de Vacinação foi organizada em etapas. Por isso, é preciso estar atento à data em que inicia a vacinação para cada grupo de risco. A Secretaria de Saúde de Hortolândia acatou a determinação do estado.

Transmissão

A transmissão da gripe ocorre por meio de secreções das vias respiratórias da pessoa contaminada ao falar, tossir, espirrar ou pelas mãos, que após contato com superfícies recém-contaminadas por secreções respiratórias, podem levar o agente infeccioso direto à boca, olhos e nariz. Por isso, além da vacinação, a Secretaria de Saúde recomenda que as pessoas lavem as mãos com frequência e, se possível, utilizem álcool em gel para aumentar a prevenção. Ambientes fechados devem ser evitados. Em casa, portas e janelas abertas aumentam a circulação do ar.

A maioria das pessoas infectadas pelo vírus da Influenza se recupera dentro de uma a duas semanas, sem a necessidade de tratamento médico. No entanto, nas crianças muito pequenas, idosos e portadores de doenças crônicas, a infecção pode evoluir para formas graves.

Confira abaixo os números da cobertura vacinal:

Cobertura Vacinal – balanço parcial da 1ª semana

GRUPO

DOSES APLICADAS

%

Idosos com mais de 60 anos

10.564

70,11%

Puérperas

296

79,36%

Gestantes

1.057

46,58%

Crianças > 6 meses < 5 anos

8.249

64,91%

Trabalhadores da Saúde

1.771

34,11%

Confira as unidades de saúde participantes da Campanha, que funcionam de segunda a sexta-feira, das 8h às 15h30.

1. UBS Nova Hortolândia

2. UBS Rosolen

3. UBS Novo Ângulo

4. UBS Santa Clara

5. UBS Amanda

6. USF Parque do Horto

7. USF São Jorge

8. USF São Sebastião

9. USF Santiago

10. USF Nova Europa

11. USF São Bento

12. USF Santa Esmeralda

13. USF Orestes Ôngaro

14. USF Világio Ghiraldelli

15. USF Jd. Adelaide

16. USF Taquara Branca (sala de vacina funciona apenas às terças-feiras, das 9h às 15h)

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo