Nossa Cidade

Vacinação contra Influenza começa dia 30 em Hortolândia

Meta é imunizar cerca de 47 mil pessoas dos grupos de risco

A Prefeitura de Hortolândia, por meio da Secretaria de Saúde, iniciará a vacinação contra Influenza, grupo de vírus causador da gripe, no dia 30 deste mês, um sábado. Nesta data, haverá o “Dia D” da Campanha Nacional de Vacinação, com postos de saúde e postos volantes abertos, garantindo a imunização do maior número de pessoas. A campanha nacional vai até o dia 20 de maio, com postos de saúde abertos de segunda à sexta-feira, das 8h às 17h, com a oferta da vacina gratuitamente.

Anuncio


Neste ano, a vacinação abrange os seguintes grupos de risco: idosos com 60 anos ou mais, gestantes, puérperas (mulheres com filhos de até 45 dias), crianças de seis meses a cinco anos incompletos, pacientes com doenças crônicas e trabalhadores da área da saúde (médicos, enfermeiros, auxiliares de enfermagem, cuidadores de pessoas acamadas, dentre outros). A meta é vacinar 80% deste público. Para receber a dose, é necessário levar a carteira de vacinação. No caso dos doentes crônicos, é preciso levar uma carta do médico, atestando a necessidade da vacina.

Transmissão

A transmissão da gripe ocorre por meio de secreções das vias respiratórias da pessoa contaminada ao falar, tossir, espirrar ou pelas mãos, que após contato com superfícies recém-contaminadas por secreções respiratórias, podem levar o agente infeccioso direto à boca, olhos e nariz. Por isso, além da vacinação, a Secretaria de Saúde recomenda que as pessoas lavem as mãos com frequência e, se possível, utilizem álcool em gel para aumentar a prevenção. Ambientes fechados devem ser evitados. Em casa, portas e janelas abertas aumentam a circulação do ar.

A maioria das pessoas infectadas pelo vírus da Influenza se recupera dentro de uma a duas semanas, sem a necessidade de tratamento médico. No entanto, nas crianças muito pequenas, idosos e portadores de doenças crônicas, a infecção pode evoluir para formas graves.

Importância da Vacina

A vacina contra a Influenza previne contra gripes causadas por vários tipos de vírus, inclusive o H1N1. Como entre um ano e outro estes vírus sofrem mutação, é importante que a população dos grupos de risco se vacine anualmente. A vacina é feita com vírus inativo e não há perigo de ficar doente após o recebimento da dose. Menos de 4% das pessoas que foram vacinadas relataram alguma reação adversa, como dor de cabeça ou dores no corpo.

Neste ano, há dez notificações de gripe causada pelo vírus H1N1 em Hortolândia, sendo que três casos já foram descartados e o restante está em investigação.

Como se prevenir da gripe:

– Lavar as mãos com frequência
– Se possível, utilize álcool em gel para aumentar a prevenção
– Evite ambientes fechados
– Em casa, abra portas e janelas para aumentar a circulação do ar

 

Fonte: Prefeitura de Hortolândia

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo