Nossa Cidade

Violência dispara em Hortolândia nos primeiros quatro meses

A violência disparou nos primeiros quatro meses de 2014, em Hortolândia e está preocupando a população, que sente medo de sair de casa. De acordo com dados divulgados pela SSP (Secretaria Estadual de Segurança Pública), em uma comparação entre o primeiro quadrimestre de 2014 com o mesmo período de 2013, o número de estupros registrou um aumento de 117%. Ano passado, 17 pessoas foram vítimas de violência sexual. Esse ano o número já chegou a 37 vítimas, entre janeiro e abril.

No mesmo caminho, os homicídios tiveram um aumento de 122% e, em sua maioria, são relacionados ao tráfico de entorpecentes. Segundo o delegado titular de Hortolândia, Luís Antônio Loureiro Nista, nesses casos, homicídios acabam fugindo do controle das autoridades. “Não tem como evitar. Geralmente, o homicídio é algo premeditado, acontece independentemente de patrulhamento”, relatou.

Anuncio


A cidade registrou nos primeiros quatro meses de 2013 foram registradas nove vítimas de homicídio doloso, quando há a intenção de matar. No entanto, em 2014, no mesmo período, foram 20 mortes.

Ainda segundo o delegado, quase todos os homicídios tem relação com a criminalidade. “A maior parte dos casos, as vítimas tem relação com roubos, tráfico e outras ações criminosas”, afirmou.

Nista ainda afirma que ações de combate ao porte de arma ajuda a diminuir o número de homicídios. “A Polícia Militar, Guarda Civil Municipal e Polícia Civil foca bastante no desarmamento como forma de diminuir a violência. O foco em crimes como tráfico de drogas também ajuda a reduzir as estatísticas”, comentou. O delegado também ressaltou que o número de inquéritos de homicídio resolvidos em Hortolândia é grande.

CASO RECENTE
Uma adolescente de apenas 15 anos foi estuprada na tarde de quarta-feira, no Jardim Santana, em Hortolândia. De acordo com a vítima, um homem de aproximadamente 40 anos, parcialmente calvo e grisalho, obrigou-a a subir em uma motocicleta, afirmando estar armado. A vítima foi levada até uma construção, onde foi brutalmente violentada.
Segundo a vítima, por volta das 13h50, ela passava pela Rua das cerejeiras, no respectivo bairro, onde se dirigia ao dentista, quando foi surpreendida pelo criminoso, que estava em uma motocicleta.

O bandido teria mostrado uma pochete para a vítima, onde alegou ter uma arma, ameaçando a menor de morte. Assustada, a adolescente aceitou subir no veículo e seguir com o criminoso.

Próximo ao local onde a vítima foi abordada, o marginal obrigou a menor a entrar em uma construção, às margens da linha férrea. Apesar da movimentação de trabalhadores, ninguém suspeitou que se tratava de um estupro, segundo a vítima.

Em seguida, o bandido parou ao lado de uma pequena mata e iniciou a violência. Apertando seu pescoço, o bandido mandava a vítima, segundo ela, facilitar o estupro. O criminoso retirou a roupa da vítima e consumou o ato.

Após o crime, o marginal pegou o celular da vítima, relatando que o seguraria até a fuga, para que a vítima não ligasse para a polícia. No momento em que o marginal saiu na rua, ele devolveu o celular para a menor, fugindo logo em seguida, tomando o sentido da Avenida da Emancipação. A Polícia Civil afirma que, possivelmente, as câmeras de segurança da Guarda Civil Municipal captaram as imagens do bandido.

Imediatamente, a adolescente ligou para a mãe e foi socorrida por alguns amigos da família, que passavam no local, sendo levada para a Delegacia de Polícia de Hortolândia, onde o caso foi registrado.

A vítima foi encaminhada para o IML (instituto Médico Legal), em Americana, onde passará por exame de corpo de delito, para comprovar o estupro.

O caso será investigado pela Polícia Civil. No entanto, até o fechamento desta edição, nenhum responsável pelo crime havia sido identificado.

{fcomment}

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo