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Bondinho do Taquaral volta a operar em outubro

Único veículo disponível na área de lazer de Campinas quebrou em maio.
Administração justifica que dificuldade de conserto foi de encontrar peças.

Após atraso de 4 meses, bondinho do Taquaral volta a operar em outubro

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Suspenso desde o dia 19 de maio, após o único veículo em funcionamento quebrar, o passeio turístico com os bondes na Lagoa do Taquaral, uma das principais áreas de lazer público de Campinas (SP), deve voltar a funcionar em um mês. Apesar da demora para fazer os reparos e o vencimentos dos prazos – a promessa era de que em 20 dias o serviço retornaria – a Prefeitura garante que pelo menos um dos bondinhos dever voltar a funcionar até a segunda quinzena de outubro e os outros dois, que quebraram em 2010 e 2012, respectivamente, até o final de novembro.

Além dos três veículos, um quarto, que também quebrou em 2010. O veículo foi enviado para uma oficina no Parque Oziel para ter os equipamentos restaurados e desapareceu. O “sumiço” ocorreu durante o mandato do prefeito Hélio de Oliveira Santos (PDT), cassado em 2011 por corrupção, e, desde o início deste ano, a Administração nunca mais teve notícias dele. Segundo a Secretaria de Serviços Públicos, um processo foi aberto pelo Departamento de Processos Disciplinares Investigatórios (DPDI) para apurar o caso.

O passeio com os bondinhos funcionavam aos finais de semana e feriados. Segundo a Prefeitura, cerca de 40 mil pessoas utilizavam o serviço entre sábados e domingos. O bancário Roberto Mendes tem dois filhos, de 6 e 4 anos, e utilizava o veículo em passeios no Taquaral. “Campinas já não é uma cidade que tenha muitas opções de lazer. O passeio com os bondes era uma ótima opção para distrair as crianças. Espero que a Prefeitura entenda isso”, disse.

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Já a vendedora Eliete Magalhães afirmou que espera que dessa vez o prazo dado pela administração municipal seja cumprido. “Quando quebrou o último bondinho, em maio, eles disseram que em 20 dias iria estar arrumado e rodando novamente. Agora o prazo é outubro, espero que cumpram”, contou.

Justificativas

O secretário municipal de Serviços Públicos, Ernesto Dimas Paulela, afirmou que o atraso aconteceu porque as peças que serão trocadas nos bondes são difíceis de encontrar. Além disso, ele afirmou que o último veículo que foi quebrado apenas fundiu o motor e os reparos já estão sendo feitos. “O bondinho que quebrou em maio teve apenas o motor quebrado. O problema é que as peças são raras de achar porque os bondes têm mais de cem anos”, afirmou.

Em relação aos que quebraram em 2010 e 2012, Paulela disse que a reforma foi maior porque precisou trocar toda a estrutura dos bondes, como chassi, motor, suspensão, que estavam estragadas pelo desgaste. O secretário também lembrou a demora para sair a licitação da empresa que iria realizar os reparos. “Esses outros dois é uma reforma mais completa, precisa trocar toda a parte de dentro, o problema era maior. O trabalho é tudo artesanal, mas já está em fase final, fica pronto em novembro”, disse.

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Em relação ao quarto bonde, que está desaparecido, a secretaria afirmou que está apurando o que aconteceu depois que o veículo foi enviado para o ferro-velho no Parque Oziel. A carroceria dos outros três veículos estão em um hangar na Lagoa do Taquaral, já as peças foram levadas para uma oficina em Hortolândia (SP).


Caravela

Outra atividade de lazer suspensa na Lagoa do Taquaral é a réplica da Caravela da Anunciação, que Pedro Álvares Cabral usou para chegar ao Brasil. Abandonada há cinco anos após afundar, a estrutura terá uma reforma orçada em R$ 2 milhões, mas não vai voltar para a água. O navio será encaixado em um deque que será construído.

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A estrutura terá 60 metros de extensão por cinco metros de largura, que abrigarão mesas e bancos. Manter a embarcação fora da água ajudará na preservação do material, segundo a Secretaria de Serviços Públicos.

Paulela afirmou que a caravela já está no quinto mês de reforma e que diariamente uma equipe de seis carpinteiros trabalham na realização dos reparos. “Executamos já toda a parte inferior, que se chama de caverna, estava tudo podre, agora estamos trabalhando na parte do convés”, afirmou.

Números

De acordo com a Prefeitura, a primeira parte da reforma da caravela deve ficar pronta até março de 2014 e o prazo total para a nova estar disponível é de até dois anos. O navio tem 29,65 metros de extensão por 8,64 metros de altura e seu peso é estimado em 75 toneladas. São cinco andares, contando com o porão. A embarcação possui três velas triangulares e foi inaugurada em 1972, após dois anos em obras.

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Nesta reforma serão usadas 300 pranchas de garapeira (tipo de madeira nobre), 300 pranchas de castanheira, 600 pregos navais, mil parafusos e 400 hastes rosqueáveis. Dez carpinteiros e um arquiteto vão trabalhar na reforma.

A caravela em reformas na Lagoa do Taquaral, em Campinas

FONTE: G1



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SP 101 vai ganhar passarela, confira:

sp101

A Rodovias do Tietê, concessionária responsável pela administração das rodovias que formam o Corredor Leste da Rodovias do Tietê, inicia nesta terça-feira, dia 23 de abril, as obras de implantação de uma nova passarela no km 22 da rodovia Jornalista Francisco Aguirre Proença (SP-101), em Monte Mor.

No início, não haverá interdições de faixas e as primeiras etapas do trabalho acontecem nos canteiros laterais que margeiam a rodovia dentro da faixa de domínio da rodovia. Quando houver necessidade de intervenção de faixas, as medidas serão avisadas com antecipação pela Concessionária. O prazo previsto para a conclusão da implantação é de seis meses.

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As obras contam com aprovação da Agência de Transportes do Estado de São Paulo (Artesp). O valor previsto de investimento é de R$ 4,1 milhões. O objetivo é ampliar a segurança dos usuários da rodovia.

Os usuários que desejarem mais informações podem entrar em contato com a Rodovias do Tietê por meio do telefone 0800-770-3322. A ligação é gratuita e o serviço funciona 24 horas.

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Duas passarelas

Essa é a segunda passarela que a Rodovias do Tietê inicia em 2024 na rodovia Jornalista Francisco Proença (SP-101), no trecho de Monte Mor. A outra travessia, que já conta com os trabalhos em andamento, está sendo implantada no km 17. O trecho de Monte Mor conta com grande fluxo de pedestres, por isso os cuidados da Concessionária.

Concessionária Rodovias do Tietê | Programa de Concessões Rodoviárias do Estado de São Paulo
A Rodovias do Tietê faz parte do Programa de Concessões Rodoviárias do Estado de São Paulo, responsável pela manutenção e operação de 415 quilômetros de rodovias: Rodovia Marechal Rondon (SP 300), Rodovia Prof. João Hipólito Martins (SP 209), Rodovia Jornalista Francisco Aguirre Proença (SP 101), Rodovia Bento Antônio de Morais (SP 101), Rodovia Dr. João José Rodrigues (SP 113); Rodovia Comendador Mário Dedini (SP 308) e Contorno de Piracicaba – Rodovia Ernesto Paterniani (SPI- 162/308).

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O reúso da água é tema de seminário técnico voltado para a indústria da região de Campinas

Dia Mundial da Água

Em 23 de maio, às vésperas do Dia da Indústria (25/05), será realizado o seminário técnico Conexão Opersan, especialmente desenvolvido para a indústria da região de Campinas, com o objetivo de apresentar soluções e tecnologias para produção de água de reúso por meio do tratamento dos efluentes. O seminário técnico será dirigido a profissionais e gestores das seguintes indústrias: artefatos de borracha, agroindústria, papel e celulose, automotiva, química, metalmecânica, tintas, máquinas e ferramentas, vidros, cosméticos, óleos e lubrificantes, lavanderias industriais e bebidas. A iniciativa é do Grupo Opersan, referência no tratamento de água e efluentes, além de soluções para o reúso da água.

      O seminário técnico terá muita informação relevante, transmitida por especialistas, fornecedores de tecnologias, além de debates. Um dos propósitos da iniciativa é compartilhar informações sobre a importância desse tema para que as indústrias busquem como objetivo em seus processos a implantação do sistema de reúso, além de cumprir a legislação, evitar sanções e multas, manter a boa reputação e imagem perante a opinião pública, de maneira ambientalmente responsável e obtendo ganhos financeiros, ao atenderem a todas essas demandas.

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      Será dada ênfase à modalidade de negócio onsite, na qual o Grupo Opersan presta seus serviços dentro das dependências da indústria, mediante a implantação de um sistema dedicado ou simplesmente operando um ativo já existente. O trabalho na área transcende ao aspecto comercial, tendo também o forte propósito de conscientizar e contribuir para preservar a água e a vida. A modalidade garante o tratamento de águas e efluentes gerados pelos processos produtivos, por meio de soluções tecnologicamente sustentáveis e economicamente vantajosas para qualquer negócio, atendendo integralmente a todos os preceitos legais.

      Diogo Taranto, especialista em gestão e tecnologias ambientais, e diretor de desenvolvimento de Negócios do Grupo Opersan, observa que a infraestrutura e a economia da grande maioria das cidades brasileiras estão sendo castigadas com graves crises hídricas, especialmente nos últimos anos. “A tendência é de que o quadro se agrave cada vez mais. Por isso, o reúso da água é necessário, pois ajuda na conservação hídrica e na redução de perdas. É preciso ajudar a conscientizar o universo corporativo sobre as tecnologias e alternativas indicadas para preservar o precioso recurso. Seguimos estimulando e mantendo nosso compromisso em promover e desenvolver projetos que tornem o reúso vital entre os diversificados setores da economia”. 

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      O seminário técnico será realizado no dia 23 de maio a partir das 8h30, no Hotel Cyan Resort, em Itupeva, São Paulo.  A inscrição para esse seminário técnico é gratuita: https://www.sympla.com.br/conexao-opersan—reuso-de-agua-solucoes-e-cases-de-sucesso__2411744 .

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Trem Intercidades, que passaria pela RMC, tem assinatura do contrato suspensa

trem intercidades

O Trem Intercidades, projeto que ligaria Campinas a São Paulo, teve sua assinatura de contrato de concessão suspensa, temporariamente, pela Justiça, ontem (23). Essa decisão se dá por conta de uma solicitação da STEFSP (Sindicato dos Trabalhadores de Empresas Ferroviárias de São Paulo) e, em contrapartida, o governo estadual pretende recorrer da decisão.

Tal episódio foi determinado pela juíza Simone Gomes Rodrigues Casoretti, da 9ª Vara da Fazenda Pública do Tribunal de Justiça de São Paulo, que avaliou que a Secretaria de Parcerias e Investimentos (SPI) não se pronunciou quanto ao processo sobre o cancelamento do leilão, realizado em fevereiro.

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Quem havia saído vencedor no leilão, era o Consórcio C2 Mobilidade Sobre Trilhos. Por outro lado, o sindicato alegou que a assinatura do contrato antes da análise do mérito poderia comprometer o julgamento.

A juíza afirmou que: “Para evitar a ineficácia da medida, pois com a assinatura o mandado de segurança perde o objeto, determino a suspensão da assinatura do contrato até que as informações sejam prestadas e o mérito possa ser analisado”.

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