Nossa Região

Caravela do Taquaral tem data para ser reaberta

A réplica da Caravela Anunciação, na Lagoa do Taquaral, vai ser inaugurada no dia 27 de julho e os campineiros poderão, finalmente, conhecer ou revisitar o monumento, depois da longa espera e da polêmica que se criou em torno da reforma.
 
O trabalho está 95% concluído e a data foi definida pelo prefeito Jonas Donizette (PSB), segundo o secretário de Serviços Públicos, Ernesto Dimas Paulella. Na mesma data, os três bondinhos do Parque Portugal, que tiveram a circulação suspensa há três meses por causa da reforma da embarcação, serão reativados.
 
Em abril, a Prefeitura chegou a apresentar um prazo (6 de junho) para término da reforma, mas o prazo precisou ser prorrogado. “Infelizmente, não foi possível, mas ela está 95% finalizada. Estamos terminando os retoques finais e deveremos terminar dentro desse prazo estipulado pelo prefeito, em 27 de julho”, afirmou Paulella.
 
No último sábado (21), uma equipe ainda trabalhava na reforma. O secretário adiantou que a entrega da obra será acompanhada de visitação do público ao interior da Caravela.
 
“Vamos ter uma série de atividades para explicar ao público o funcionamento dessas naus em 1500, o percurso da viagem, a tripulação e a função do tripulante. Teremos essas atividades explicativas durante um mês”, afirmou.
 
Junto às obras de recuperação da caravela, a Prefeitura iniciou a procura por peças que farão parte do Museu Naval, que funcionará na embarcação. A expectativa é que o museu fique pronto até outubro.
 
O secretário adiantou ainda que está em contato com o artista plástico Jésus Sêda, que confeccionou os bonecos do programa infantil Castelo Rá-Tim-Bum, para inserir personagens na nau.
 
“Ele vai montar para a gente os bonecos permanentes da caravela. Bonecos de tripulantes, escravos, todos em tamanho real, e que vão ficar permanentemente simulando a tripulação”, explicou.
 
A reforma da caravela, que durante muito tempo foi o principal símbolo da lagoa, recebeu R$ 1 milhão em investimentos da atual Administração. No entanto, nem a Prefeitura sabe ao certo o total gasto no projeto, já que governos anteriores começaram reparos superficiais que nunca foram concluídos.
 
A caravela passou por pelo menos cinco tentativas de reforma desde 2008. Em junho do ano passado, a atual Administração decidiu realizar a sua primeira intervenção com a intenção de concluir os trabalhos em julho de 2015. O calendário foi antecipado e existia a possibilidade de terminar a reforma antes do início da Copa. Sobre as mudanças de prazo, Paulella afirmou que não houve atrasos.
 
“A reforma era para ser finalizada em dois anos e o prefeito então pediu que a gente acelerasse as obras para entregar em julho de 2014. Reformulamos o cronograma, triplicamos o número de funcionários. Com isso conseguimos antecipar em um ano o período de reforma. Existia a possibilidade de terminar antes do início da Copa, mas infelizmente não foi possível.” Paulella ressaltou que a obra da caravela é artesanal. “Você não vai ao comércio e acha uma peça pronta. Cada peça tem que ser construída. Por mais que a gente tente ser eficiente, a gente não consegue ter o domínio do tempo.”

Bondinhos também voltam a circular
Além da caravela, a partir do dia 27 de julho, os visitantes da Lagoa do Taquaral vão poder voltar a passear nos bondinhos. Eles estão funcionando, mas, há três meses, saíram de circulação por causa da reforma da nau.
 
“Tivemos que desativar o leito do bonde, mas a partir de 27 de julho eles voltam a funcionar normalmente.” Ao todo, há quatro bondes no Parque Portugal. Mas um deles teve os dois motores e o truck levados.
 
“Restou só a carroceria. Já estamos em contato com a Prefeitura do Rio de Janeiro e estamos tentando comprar os motores e as peças para recompor.” O próximo passo, segundo Paulella, será a restauração das quatro carrocerias.
 
“Vamos fazer uma restauração para que voltem a ter a qualidade original. Essa reforma deverá ser iniciada em agosto.” Com a mão de obra própria, a expectativa é de que o restauro dos bondes tenha um custo baixo. “O custo será baixíssimo e não deve chegar a R$ 50 mil”, completou.

Anuncio


Fonte: liberal.com.br

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo