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Nossa Região

Obras do trevo da SP-101 e terminal de ônibus no Santo Antonio começam no ano que vem

Perugini Corredor Metropolitano 1

As obras do futuro trevo de entrada de Hortolândia, que será instalado no quilômetro 6,5 da Rodovia Francisco Aguirre Proença (SP-101), na entrada do bairro Boa Vista, e do terminal de ônibus do Jardim Terras de Santo Antonio, próximo à empresa EMS, devem começar em julho de 2017.

A informação foi dada pelo presidente da Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU), Joaquim Lopes, ao deputado estadual Angelo Perugini (PDT), durante reunião Terça(26) de manhã, na sede da empresa, em São Paulo.

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Os dois equipamentos urbanos fazem parte do Corredor Metropolitano Noroeste vereador Biléo Soares, que deverá ligar as cidades de Santa Bárbara d´Oeste e Campinas, passando por Hortolândia, Monte Mor, Sumaré, Nova Odessa e Americana, num total de 37 quilômetros. Quando o sistema estiver em operação, a estimativa da EMTU é transportar cerca de 4 milhões passageiros ao mês.

Perugini se reuniu a fim de se informar sobre o andamento e a programação das obras, cujo início se deu em 2006, quando o deputado era o então prefeito de Hortolândia. Atualmente, a EMTU executa obras dos terminais de transferência na Avenida Olívio Franceschini, no Parque dos Pinheiros. Segundo a empresa, os equipamentos serão entregues no mês que vem.

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Entre os benefícios do Corredor, aponta a Empresa Metropolitana, estão o aumento da velocidade operacional dos ônibus, ampliação do número de partidas de viagens, redução do tempo de deslocamento, aumento das opções de destino com a integração do sistema, além de mais segurança ao usuário com o monitoramento eletrônico da operação do serviço via satélite.

Ligação com Ponte Estaiada
O deputado aproveitou a reunião e cobrou do Estado a interligação, já nesta etapa da obra, da avenida Olívio Franceschini com a Ponte Estaiada, cujo trajeto, até chegar à SP-101, passará pelo jardins Novo Ângulo, Nova América e Parque Peron. Em vários trechos do Corredor, Hortolândia precisou desapropriar imóveis que estavam em seu trajeto. O Parque Peron é um dos bairros onde ocorreram as desapropriações.

Audiência Pública
No próximo dia 16 de maio, a EMTU realizará na Câmara de vereadores de Hortolândia audiência pública na qual discutirá o impacto ambiental do trecho que ligará os terminais metropolitanos de Hortolândia e Sumaré. A audiência é parte das exigências para que o Estado consiga o licenciamento ambiental da obra. No dia 19, o encontro será em Sumaré.

Ciclovias é sugestão dos moradores
A inclusão de sete quilômetros de ciclovias no Corredor é fruto das reuniões com a comunidade. São sete quilômetros destinados às bicicletas nas avenidas Emancipação, Santana e Olívio Franceschini. A implantação das áreas para circulação exclusiva de ciclistas foi incorporada ao projeto seguindo sugestão da Prefeitura na época. As ciclovias facilitam o trânsito de ciclistas e garantem mais segurança às pessoas que utilizam bicicletas como meio de transporte para deslocamento de pequena distância. O trecho exclusivo para a mobilidade de ciclistas é o primeiro de Hortolândia. A falta de ciclovias no município, resultado da falta de planejamento urbano em décadas passadas, obriga ciclistas dividirem espaço no trânsito com automóveis e caminhões, o que oferece risco de acidentes.

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SP 101 vai ganhar passarela, confira:

sp101

A Rodovias do Tietê, concessionária responsável pela administração das rodovias que formam o Corredor Leste da Rodovias do Tietê, inicia nesta terça-feira, dia 23 de abril, as obras de implantação de uma nova passarela no km 22 da rodovia Jornalista Francisco Aguirre Proença (SP-101), em Monte Mor.

No início, não haverá interdições de faixas e as primeiras etapas do trabalho acontecem nos canteiros laterais que margeiam a rodovia dentro da faixa de domínio da rodovia. Quando houver necessidade de intervenção de faixas, as medidas serão avisadas com antecipação pela Concessionária. O prazo previsto para a conclusão da implantação é de seis meses.

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As obras contam com aprovação da Agência de Transportes do Estado de São Paulo (Artesp). O valor previsto de investimento é de R$ 4,1 milhões. O objetivo é ampliar a segurança dos usuários da rodovia.

Os usuários que desejarem mais informações podem entrar em contato com a Rodovias do Tietê por meio do telefone 0800-770-3322. A ligação é gratuita e o serviço funciona 24 horas.

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Duas passarelas

Essa é a segunda passarela que a Rodovias do Tietê inicia em 2024 na rodovia Jornalista Francisco Proença (SP-101), no trecho de Monte Mor. A outra travessia, que já conta com os trabalhos em andamento, está sendo implantada no km 17. O trecho de Monte Mor conta com grande fluxo de pedestres, por isso os cuidados da Concessionária.

Concessionária Rodovias do Tietê | Programa de Concessões Rodoviárias do Estado de São Paulo
A Rodovias do Tietê faz parte do Programa de Concessões Rodoviárias do Estado de São Paulo, responsável pela manutenção e operação de 415 quilômetros de rodovias: Rodovia Marechal Rondon (SP 300), Rodovia Prof. João Hipólito Martins (SP 209), Rodovia Jornalista Francisco Aguirre Proença (SP 101), Rodovia Bento Antônio de Morais (SP 101), Rodovia Dr. João José Rodrigues (SP 113); Rodovia Comendador Mário Dedini (SP 308) e Contorno de Piracicaba – Rodovia Ernesto Paterniani (SPI- 162/308).

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O reúso da água é tema de seminário técnico voltado para a indústria da região de Campinas

Dia Mundial da Água

Em 23 de maio, às vésperas do Dia da Indústria (25/05), será realizado o seminário técnico Conexão Opersan, especialmente desenvolvido para a indústria da região de Campinas, com o objetivo de apresentar soluções e tecnologias para produção de água de reúso por meio do tratamento dos efluentes. O seminário técnico será dirigido a profissionais e gestores das seguintes indústrias: artefatos de borracha, agroindústria, papel e celulose, automotiva, química, metalmecânica, tintas, máquinas e ferramentas, vidros, cosméticos, óleos e lubrificantes, lavanderias industriais e bebidas. A iniciativa é do Grupo Opersan, referência no tratamento de água e efluentes, além de soluções para o reúso da água.

      O seminário técnico terá muita informação relevante, transmitida por especialistas, fornecedores de tecnologias, além de debates. Um dos propósitos da iniciativa é compartilhar informações sobre a importância desse tema para que as indústrias busquem como objetivo em seus processos a implantação do sistema de reúso, além de cumprir a legislação, evitar sanções e multas, manter a boa reputação e imagem perante a opinião pública, de maneira ambientalmente responsável e obtendo ganhos financeiros, ao atenderem a todas essas demandas.

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      Será dada ênfase à modalidade de negócio onsite, na qual o Grupo Opersan presta seus serviços dentro das dependências da indústria, mediante a implantação de um sistema dedicado ou simplesmente operando um ativo já existente. O trabalho na área transcende ao aspecto comercial, tendo também o forte propósito de conscientizar e contribuir para preservar a água e a vida. A modalidade garante o tratamento de águas e efluentes gerados pelos processos produtivos, por meio de soluções tecnologicamente sustentáveis e economicamente vantajosas para qualquer negócio, atendendo integralmente a todos os preceitos legais.

      Diogo Taranto, especialista em gestão e tecnologias ambientais, e diretor de desenvolvimento de Negócios do Grupo Opersan, observa que a infraestrutura e a economia da grande maioria das cidades brasileiras estão sendo castigadas com graves crises hídricas, especialmente nos últimos anos. “A tendência é de que o quadro se agrave cada vez mais. Por isso, o reúso da água é necessário, pois ajuda na conservação hídrica e na redução de perdas. É preciso ajudar a conscientizar o universo corporativo sobre as tecnologias e alternativas indicadas para preservar o precioso recurso. Seguimos estimulando e mantendo nosso compromisso em promover e desenvolver projetos que tornem o reúso vital entre os diversificados setores da economia”. 

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      O seminário técnico será realizado no dia 23 de maio a partir das 8h30, no Hotel Cyan Resort, em Itupeva, São Paulo.  A inscrição para esse seminário técnico é gratuita: https://www.sympla.com.br/conexao-opersan—reuso-de-agua-solucoes-e-cases-de-sucesso__2411744 .

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Trem Intercidades, que passaria pela RMC, tem assinatura do contrato suspensa

trem intercidades

O Trem Intercidades, projeto que ligaria Campinas a São Paulo, teve sua assinatura de contrato de concessão suspensa, temporariamente, pela Justiça, ontem (23). Essa decisão se dá por conta de uma solicitação da STEFSP (Sindicato dos Trabalhadores de Empresas Ferroviárias de São Paulo) e, em contrapartida, o governo estadual pretende recorrer da decisão.

Tal episódio foi determinado pela juíza Simone Gomes Rodrigues Casoretti, da 9ª Vara da Fazenda Pública do Tribunal de Justiça de São Paulo, que avaliou que a Secretaria de Parcerias e Investimentos (SPI) não se pronunciou quanto ao processo sobre o cancelamento do leilão, realizado em fevereiro.

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Quem havia saído vencedor no leilão, era o Consórcio C2 Mobilidade Sobre Trilhos. Por outro lado, o sindicato alegou que a assinatura do contrato antes da análise do mérito poderia comprometer o julgamento.

A juíza afirmou que: “Para evitar a ineficácia da medida, pois com a assinatura o mandado de segurança perde o objeto, determino a suspensão da assinatura do contrato até que as informações sejam prestadas e o mérito possa ser analisado”.

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