Nossa Região
Prefeitura diz já reduziu atraso de ônibus municipais
Fiscalização no Terminal visa melhorar prestação de serviço à população, com ônibus que cumprem horários e passam por manutenção constantemente
Quem toma coletivo no Terminal Metropolitano de Hortolândia já percebeu a novidade. Todos os dias, agentes de trânsito da Prefeitura atuam no local, das 6h às 22h50, fiscalizando os veículos que compõem a frota urbana. Planilha nas mãos, anotam as informações necessárias para que a Administração possa acompanhar de perto a qualidade do serviço prestado à comunidade pela Viação Lira, concessionária do transporte coletivo urbano.
No documento, registram prefixo e número do veículo, horários de chegada e de saída, sentido da viagem, número de pessoas e dados sobre o estado geral do veículo. Se percebem avarias como lâmpadas queimadas, pneus cortados ou carecas, por exemplo, encaminham o coletivo imediatamente para manutenção na garagem. Se detectam carro quebrado ou motorista faltando, solicitam pronta substituição. O objetivo é oferecer conforto, segurança e mais agilidade na prestação do serviço, o que, para a população, significa respeito e confiança.
Para o agente de fiscalização Paulo Afonso da Silva, um dos que atuam no Terminal Metropolitano desde a implantação da fiscalização no local, em janeiro deste ano, o transporte coletivo municipal melhorou muito. “Muitos carros simplesmente não cumpriam hora, não faziam alguns horários e davam a volta, deixando a população esperando nos pontos; se o veículo quebrasse não havia reposição, nem motoristas substitutos. Percebemos também muitos problemas de pneu cortado, careca, luz de freio sem funcionar”, avalia o agente sobre os dois meses de atuação da equipe. “Melhorou muito agora e isto se reflete em segurança”, diz Silva.
Assim como outros usuários do sistema, a recepcionista Jaqueline Michele Santos, moradora do Jardim Amanda, identificou na presença dos fiscais outro tipo de suporte para o usuário: alguém para indicar linhas, percursos e horários previstos. Para ela, fazer do transporte municipal um serviço confiável é uma mudança essencial. “Os vermelhinhos (referindo-se aos ônibus a diesel) não têm horário! Às vezes prefiro ir para Campinas, que ir de um bairro a outro. Hoje mesmo tinha horário previsto para 8h15. Esperei até 8h30 e não passou”, aponta.
É para solucionar com agilidade e em definitivo problemas como este que a nova fiscalização foi implantada, segundo a Secretaria de Mobilidade Urbana. Outras medidas estão sendo adotadas, como o inventário da frota, feito para conhecer o estado atual dos veículos em circulação, criar protocolos de fiscalização periódica e aprimorar os serviços prestados à população. Além disso, a Prefeitura já trabalha para dobrar o número de ônibus do transporte urbano, ampliar a quantidade de linhas e reduzir o tempo de viagem.
Logo após assumir a Administração, o prefeito Angelo Perugini orientou a equipe gestora a implantar novo modelo de transporte na cidade: foi criada a Secretaria de Mobilidade Urbana, está sendo testado o ônibus elétrico e estão sendo realizadas reuniões com a comunidade para ouvir sugestões, críticas e detectar prioridades nesta área, dentre outras medidas.
“Ao assumirmos a Secretaria, a pedido do prefeito Angelo Perugini, implantamos de imediato a fiscalização diária no Terminal para que os horários fossem cumpridos. Havia muitas reclamações dos usuários sobre o sistema, de que os ônibus quebravam e não eram substituídos. Enquanto outras medidas são implantadas, podemos pelo menos exigir o cumprimento dos horários e veículos em melhor condição. Por isso, fizemos também o inventário da frota e estamos fazendo reuniões com a população para ouvir o que ela deseja nesta área. Se antes não havia a menor confiança, agora está melhor, por causa da fiscalização. Os horários das linhas passaram a ser cumpridos”, avalia o secretário de Mobilidade Urbana, Atílio André Pereira.
Em Hortolândia, 9 mil pessoas utilizam o serviço de transporte coletivo urbano. Atualmente, há 18 linhas em funcionamento e 35 ônibus para atender a população. A meta da Secretaria é pelo menos dobrar o número de veículos em circulação na atual gestão.
Nossa Região
Aposta de Campinas leva mais de 5 milhões na Mega-Sena 2717
Nesta quinta-feira, 25 de abril, os olhares dos apostadores se voltaram para São Paulo (SP), onde foi revelado o tão esperado resultado da Mega-Sena 2717. Com um prêmio tentador de R$ 5.581.371,92 milhões em jogo, a ansiedade era palpável.
Um sortudo apostador de Campinas (SP), com única aposta feita nos canais eletrônicos da Caixa foi suficiente para garantir o prêmio máximo, mudando sua vida para sempre.
Os números sorteados hoje foram: 06 – 22 – 34 – 36 – 44 – 50. Uma combinação que, para um apostador sortudo, significou a realização de sonhos e projetos.
Mas não foi apenas o grande vencedor que teve motivos para comemorar. Um total de 31 apostas conseguiu acertar quatro das dezenas sorteadas, garantindo a cada uma o prêmio de R$ 52.426,96. Além disso, 1.883 pessoas tiveram a sorte de acertar três números, recebendo um prêmio de R$ 1.233,01 cada.
A Mega-Sena continua a ser não apenas um jogo de sorte, mas também uma fonte de esperança e emoção para milhões de brasileiros, oferecendo a chance de transformar vidas com cada sorteio. Quem será o próximo a ter sua vida mudada pela loteria dos sonhos? Só o tempo dirá. Enquanto isso, os apostadores continuarão a sonhar e a perseguir sua própria sorte.
Nossa Região
SP 101 vai ganhar passarela, confira:
A Rodovias do Tietê, concessionária responsável pela administração das rodovias que formam o Corredor Leste da Rodovias do Tietê, inicia nesta terça-feira, dia 23 de abril, as obras de implantação de uma nova passarela no km 22 da rodovia Jornalista Francisco Aguirre Proença (SP-101), em Monte Mor.
No início, não haverá interdições de faixas e as primeiras etapas do trabalho acontecem nos canteiros laterais que margeiam a rodovia dentro da faixa de domínio da rodovia. Quando houver necessidade de intervenção de faixas, as medidas serão avisadas com antecipação pela Concessionária. O prazo previsto para a conclusão da implantação é de seis meses.
As obras contam com aprovação da Agência de Transportes do Estado de São Paulo (Artesp). O valor previsto de investimento é de R$ 4,1 milhões. O objetivo é ampliar a segurança dos usuários da rodovia.
Os usuários que desejarem mais informações podem entrar em contato com a Rodovias do Tietê por meio do telefone 0800-770-3322. A ligação é gratuita e o serviço funciona 24 horas.
Duas passarelas
Essa é a segunda passarela que a Rodovias do Tietê inicia em 2024 na rodovia Jornalista Francisco Proença (SP-101), no trecho de Monte Mor. A outra travessia, que já conta com os trabalhos em andamento, está sendo implantada no km 17. O trecho de Monte Mor conta com grande fluxo de pedestres, por isso os cuidados da Concessionária.
Concessionária Rodovias do Tietê | Programa de Concessões Rodoviárias do Estado de São Paulo
A Rodovias do Tietê faz parte do Programa de Concessões Rodoviárias do Estado de São Paulo, responsável pela manutenção e operação de 415 quilômetros de rodovias: Rodovia Marechal Rondon (SP 300), Rodovia Prof. João Hipólito Martins (SP 209), Rodovia Jornalista Francisco Aguirre Proença (SP 101), Rodovia Bento Antônio de Morais (SP 101), Rodovia Dr. João José Rodrigues (SP 113); Rodovia Comendador Mário Dedini (SP 308) e Contorno de Piracicaba – Rodovia Ernesto Paterniani (SPI- 162/308).
Nossa Região
O reúso da água é tema de seminário técnico voltado para a indústria da região de Campinas
Em 23 de maio, às vésperas do Dia da Indústria (25/05), será realizado o seminário técnico Conexão Opersan, especialmente desenvolvido para a indústria da região de Campinas, com o objetivo de apresentar soluções e tecnologias para produção de água de reúso por meio do tratamento dos efluentes. O seminário técnico será dirigido a profissionais e gestores das seguintes indústrias: artefatos de borracha, agroindústria, papel e celulose, automotiva, química, metalmecânica, tintas, máquinas e ferramentas, vidros, cosméticos, óleos e lubrificantes, lavanderias industriais e bebidas. A iniciativa é do Grupo Opersan, referência no tratamento de água e efluentes, além de soluções para o reúso da água.
O seminário técnico terá muita informação relevante, transmitida por especialistas, fornecedores de tecnologias, além de debates. Um dos propósitos da iniciativa é compartilhar informações sobre a importância desse tema para que as indústrias busquem como objetivo em seus processos a implantação do sistema de reúso, além de cumprir a legislação, evitar sanções e multas, manter a boa reputação e imagem perante a opinião pública, de maneira ambientalmente responsável e obtendo ganhos financeiros, ao atenderem a todas essas demandas.
Será dada ênfase à modalidade de negócio onsite, na qual o Grupo Opersan presta seus serviços dentro das dependências da indústria, mediante a implantação de um sistema dedicado ou simplesmente operando um ativo já existente. O trabalho na área transcende ao aspecto comercial, tendo também o forte propósito de conscientizar e contribuir para preservar a água e a vida. A modalidade garante o tratamento de águas e efluentes gerados pelos processos produtivos, por meio de soluções tecnologicamente sustentáveis e economicamente vantajosas para qualquer negócio, atendendo integralmente a todos os preceitos legais.
Diogo Taranto, especialista em gestão e tecnologias ambientais, e diretor de desenvolvimento de Negócios do Grupo Opersan, observa que a infraestrutura e a economia da grande maioria das cidades brasileiras estão sendo castigadas com graves crises hídricas, especialmente nos últimos anos. “A tendência é de que o quadro se agrave cada vez mais. Por isso, o reúso da água é necessário, pois ajuda na conservação hídrica e na redução de perdas. É preciso ajudar a conscientizar o universo corporativo sobre as tecnologias e alternativas indicadas para preservar o precioso recurso. Seguimos estimulando e mantendo nosso compromisso em promover e desenvolver projetos que tornem o reúso vital entre os diversificados setores da economia”.
O seminário técnico será realizado no dia 23 de maio a partir das 8h30, no Hotel Cyan Resort, em Itupeva, São Paulo. A inscrição para esse seminário técnico é gratuita: https://www.sympla.com.br/conexao-opersan—reuso-de-agua-solucoes-e-cases-de-sucesso__2411744 .
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