Nossa Região

Samsung inaugura Laboratório de Pesquisa Colaborativa no Parque Científico e Tecnológico da Unicamp

Inspirado no modelo de laboratório criativo e de inovação, a Samsung inaugura nesta semana o Laboratório de Pesquisa Colaborativa, seu novo espaço de P&D no Parque Científico e Tecnológico da Unicamp.

Em uma área de cerca de 100 metros quadrados, a Samsung dá prosseguimento à parceria que se estende desde 2012 com a universidade. Até agora foram assinados nove projetos de pesquisa entre a empresa e a Unicamp, sendo que quatro deles continuam em andamento.

Anuncio


“A Samsung escolheu trabalhar junto à Unicamp devido à alta competência científica e a relevância acadêmica que a universidade possui no cenário nacional e internacional”, afirma o gerente de P&D da Samsung, Miguel Lizarraga. “A sinergia desta associação tem gerado ótimos resultados educacionais, tanto como práticos, com o desenvolvimento tecnológico aplicado”, complementa.

O Laboratório de Pesquisa Colaborativa é destinado principalmente aos alunos e professores do IC (Instituto de Computação) e FEEC (Faculdade de Engenharia Elétrica e Computação), que integram os projetos ao lado dos pesquisadores da Samsung.

O objetivo da parceria é promover resultados científicos e técnicos que possam ser aplicados no curto e médio prazo entre as diferentes plataformas computacionais da Samsung. O foco das pesquisas está em tecnologias que possam ser embarcadas nos dispositivos móveis da Samsung, como smartphones e tablets, para aumentar a segurança e permitir que os aplicativos sejam executados de forma mais rápida e com menor consumo de bateria.

“Estamos tratando de alta tecnologia. Isso é motivo de orgulho para nós. Uma parceria tão duradoura com uma empresa como a Samsung deve ser comemorada. Esse é mais um demonstrativo do impacto da Unicamp na geração de produtos com alto valor agregado. É a inovação gerando não só conhecimento técnico-científico, mas também desenvolvimento econômico”, comenta o diretor-executivo da Inova Unicamp, Milton Mori.

Nesses três anos de parceria Samsung-Unicamp, o resultado das pesquisas rendeu três depósitos de patentes no INPI (Instituto Nacional de Propriedade Industrial), um depósito nos Estados Unidos e cerca de 20 publicações em congressos e revistas científicas, tanto nacionais como internacionais. Este programa é financiado pela Samsung Eletrônica da Amazônia Ltda., no âmbito da Lei de Informática de número 8.248/91.

Sobre a Samsung no Brasil

A Samsung Eletrônica da Amazônia tem dois complexos industriais, localizados em Manaus (AM) e em Campinas (SP). A Empresa conta atualmente com mais de 10 mil funcionários e está presente nos segmentos de smartphones, tablets, produtos de áudio e vídeo (TV, DVD, Blu-Ray, home theater, mini systems e smart cameras), eletrodomésticos, ar condicionado, monitores, notebooks e soluções de impressão. No Brasil desde 1986, a Empresa investe continuamente em Pesquisa e Desenvolvimento, bem como em modernas e eficientes estruturas de produção.

 

Sobre a Samsung Electronics Co., Ltd.

A Samsung Electronics inspira o mundo e molda o futuro com ideias e tecnologias transformadoras, redefinindo os mundos das TVs, dos smartphones, dispositivos vestíveis, tablets, câmeras, eletrodomésticos, impressoras, equipamentos médicos, sistemas de rede e semicondutores e soluções LED. Também estamos liderando completamente o espaço da Internet das Coisas, com nossas iniciativas de Casa Inteligente e Saúde, entre outras. Empregamos 307 mil pessoas em 84 países com vendas anuais de US $196 bilhões. Para saber mais, visite o nosso site oficial http://www.samsung.com e nosso blog oficial global.samsungtomorrow.com

Sobre a Agência de Inovação Inova Unicamp

A Agência de Inovação Inova Unicamp é o Núcleo de Inovação Tecnológica da Universidade Estadual de Campinas. Responsável por estabelecer parcerias entre a universidade e instituições públicas e privadas, a Inova Unicamp está estruturada em quatro áreas principais. São elas: Propriedade Intelectual, Parcerias, Empreendedorismo e Parque Científico e Tecnológico da Unicamp.

Foto: Adriana Pavanelli

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo