Connect with us

Nossa Região

Torta azul e doce de minhoca são atrações na Expoflora

Avatar de Redação Portal Hortolândia

Published

on

Os chefs e confeiteiros de Holambra estão sempre surpreendendo os visitantes da Expoflora a explorar os sabores. Além das novidades em confeitaria, pratos da tradicional culinária holandesa são oferecidos pelos restaurantes durante o evento para atender os mais exigentes paladares

Criar e recriar receitas, dar forma e sabores para serem atrativos aos olhos e agradáveis ao paladar. Uma missão nada fácil para os chefs e confeiteiros de Holambra que, anualmente, recebem a instigante tarefa de preparar sempre uma novidade para oferecer aos mais de 300 mil turistas que visitam a Expoflora. Por mais desafiadora que seja a missão, eles se superam e apresentam, em 2013, duas deliciosas sobremesas. A 32ª Expoflora conta com os patrocínios da Ypê, Chopp Kremer e Banco do Brasil, e com o apoio da Ultragaz e Prefeitura Municipal da Estância Turística de Holambra.

Anuncio


A Tortinha de Blueberry, preparada com a fruta que leva esse nome, será apresentada acompanhada de uma flor, a Rosa Blueberry, batizada com esse nome devido à semelhança de sua cor com a da fruta. O doce é feito de uma massa assada com recheio de geleia de blueberry. Descrever o formato do doce é tarefa fácil. Difícil, também, é explicar o sabor suave e marcante da fruta, típica dos países europeus, bem perceptível na geleia. A rosa é um brinde que a confeitaria Zoet en Zout oferecerá em uma linda embalagem, junto com o doce, graças a uma parceria com o produtor Adriano Van Rooijen. A promoção é válida apenas durante a Expoflora 2013.

kit blueberry

Outra novidade culinária fará a alegria das crianças e despertará o lado infantil dos adultos. Depois do sucesso da sobremesa Vaso de Alstroeméria, no ano passado, dos canteiros do Restaurante Casa Bela surgem esse ano também o Vaso de Áster e o Docinho de Minhoca. As minhoquinhas de goma são servidas num vaso de barro, adubado com uma mistura de chocolate e mousse de maracujá, cobertos com uma fina camada de farelo de biscoito.

Advertisement

Speculaaswafel

Um speculaaswafel (Oma Beppie) é uma mistura das duas bolachas mais famosas na Holanda: speculaas e a stroopwafel. Speculaas é feito com varias especarias e a lenda disse que no século 17, quando os holandeses navegaram para a Índia Oriental, um navio voltando para Holanda enfrentou uma tempestade e quando chegou em Amsterdam as especarias que carregava tinham se misturado. Ninguém sabia o que fazer com essa mistura, até que um padeiro teve a ideia de fazer uma bolacha. Assim nasceu o speculaas, uma bolacha muito apreciada pelos holandeses.

Stroopwafel é uma bolacha cada vez mais conhecida no Brasil. São duas metades recheadas com caramelo no meio. Hoje em dia já existem outros sabores além do original, mas o speculaaswafel é uma novidade no Brasil. O mais importante da bolacha é o recheio e cada padeiro guarda esse segredo a sete chaves. A proporção certa dos ingredientes define a melhor viscosidade do recheio e com isso a qualidade da bolacha. A receita é adaptada conforme as condições climáticas, para evitar que fique muito duro no inverno e muito mole no verão.

Até 1870 o stroopwafel era um produto somente feito na cidade de Gouda, mas a partir daí começou a conquistar a região e em seguida o resto da Holanda. Hoje em dia, o stroopwafel se encontra em quase todo o mundo, quer seja importado da Holanda ou de fabricação local. A Oma Beppie continua essa história no Brasil. O nome é em homenagem a avó holandesa Elizabeth, carinhosamente chamada de Oma (avó) Beppie, que fazia artesanalmente os stroopwafels em sua casa, para comer em família aos domingos.

Advertisement

Exclusividades de Holambra

Muitos dos pratos e doces holandeses os brasileiros encontram somente em Holambra, antiga colônia holandesa, hoje um município com 11 mil habitantes localizado a 140 km de São Paulo, na região de Campinas. Os poffertjes (fofinhos), por exemplo, são irresistíveis. Originário da França, mas totalmente incorporado à cultura holandesa, o doce é uma espécie de panquequinha que pode ser feita com muitos acompanhamentos, sendo os mais procurados o com manteiga e açúcar (tradicional) e o com morango e chantilly. Esses docinhos são vendidos apenas em um quiosque do Casa Bela Restaurante. Outro, é o stroopwafel (waffles com caramelos), que pode ser encontrado na Oma Beppie e nas confeitarias Martin Holandesa e Zoet en Zout

Tem também a batata no cone (da Martin Holandesa) que faz parte do dia a dia dos holandeses e estará disponível em diversos pontos no recinto em modernos quiosques, com molhos de mostarda, roseé, catchup e amendoim.

O pannekoek (fala-se panecuque), que está para os holandeses assim como a pizza para os brasileiros, ganha um novo recheio este ano. O prato é uma espécie de panqueca aberta com recheio incorporado à massa e gratinada com queijo gouda. A Martim Holandesa criou até um Pannenkoek huis no recinto da Expoflora, onde o visitante pode escolher entre diversos sabores doces ou salgados de pannekoek.

Advertisement

A viagem pelos sabores da Holanda ganha a companhia do StampotWortel SpareRibs met Appelmoes (costelinha com batido de cenoura e purê de maçã), prato criado nos tempos da Guerra dos 80 anos, há quase meio milênio, e preparado em diversos lares holandeses até os dias atuais.

Receitas dos novos doces

torta azul

Tortinha de Blueberry (Torta azul) – Confeitaria Zoet en Zout

Ingredientes

Advertisement

100g Açúcar
200g Manteiga
300g Farinha
Raspas de Limão
Marzipã
Geleia de Blueberry

Modo de Preparo
Junte a farinha, manteiga, açúcar e as raspas de limão em um recipiente e amasse até formar uma massa homogênea. Cubra com plástico e guarde na geladeira para descansar.

Unte forminhas de aproximadamente 8 centímetros de diâmetro. Abra a massa já descansada e forre o fundo e lateral das forminhas.

Recheie as forminhas com o marzipã e depois com a geleia de blueberry. Asse em forno pré-aquecido a uma temperatura de aproximadamente 160°C por 30 minutos.

Advertisement

Espere esfriar, tire da forma e sirva.

doce de minhocas

Doce de Minhoca

Ingredientes:
Recheio de chocolate
1 lata de leite condensado
4 colheres de sopa de cacau em pó
1 colher de sopa de manteiga
1 lata de creme de leite

Mousse de maracujá:
1 lata de leite condensado
1 lata de creme de leite
1 lata de suco de maracujá concentrado

Advertisement

Base:
3 ovos
2 xícaras de açúcar
1 colher de sopa de manteiga
1/2 xícara de leite
1 1/2 xícara de farinha de trigo
1 colher de chá de fermento químico
1 1/2 xícara de leite de coco
1 1/2 xícara de coco ralado

Para finalizar, biscoito de chocolate picado

Modo de preparo

Coloque todos os ingredientes do recheio de chocolate na panela, exceto o creme de leite, e misture bem. Deixe em fogo baixo por 10 minutos ou até que solte do fundo da panela.
Mexa sempre com a ajuda de uma colher de pau. Adicione, então, o creme de leite e deixe esfriar um pouco. Reserve

Advertisement

Mousse:
Bata todos os ingredientes no liquidificador por cerca de 4 minutos e reserve.

Base:
Numa tigela, bata os ovos, o leite, a manteiga e o açúcar até que fique homogêneo. Acrescente o coco ralado, já hidratado no leite de coco, a farinha de trigo e misture bem. Coloque o fermento e misture. Coloque em uma fôrma já untada e enfarinhada e leve ao forno por 30 minutos a 180ºC.
Deixe esfriar.

Montagem:
Com ajuda de um cortador redondo, corte um pedaço da base de coco e coloque no fundo do cachepot limpo.
Coloque o recheio de chocolate até atingir 2/3 do vaso.
Acrescente o mousse de maracujá e finalize com biscoito picado.
Para decorar coloque as minhocas de goma como se estivessem saindo de dentro do pote.

Serviço

Advertisement

O quê: 32ª Expoflora
Quando: de 30 de agosto a 29 de setembro, de sexta-feira a domingo, das 9h às 19h
Onde: Pavilhão da Expoflora, em Holambra, na SP-340, (Rodovia Campinas-Mogi Mirim), na saída 140
Ingressos: R$ 32 na bilheteria
Estacionamento: R$ 25
Informações para o público: (19) 3802-1421


Advertisement

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Nossa Região

Caminhão fica preso em viaduto de Campinas e causa congestionamento

Avatar de Eder Oliveira

Published

on

viaduto

O viaduto da Rodovia Francisco Von Zuben (SP-91), em Campinas, ficou ‘travado’ na tarde de hoje (19), por conta de um caminhão que não conseguiu passar, por conta do tamanho, e acabou ficando preso.

Houve congestionamento e três linhas de ônibus desviadas. O incidente ocorreu mais precisamente entre os bairros Vila Formosa e Jardim Antônio Von Zuben. A remoção se deu após 1h30, quando o motorista esvaziou os pneus.

Anuncio


O viaduto possui uma altura máxima permitida de 4,4 metros, com clara sinalização. Contudo, o veículo de carga tentou passar e acabou ficando preso sob a estrutura.

Uma equipe da Emdec monitorou a situação e orientou o tráfego . A situação causou impacto no fluxo viário da região e exigiu a intervenção das autoridades para garantir a segurança e fluidez do trânsito.

Advertisement

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98
Continue Reading

Nossa Região

Morador da região que participou de atos golpistas em Brasília é condenado a 14 anos de prisão

Avatar de Eder Oliveira

Published

on

atos golpistas em Brasília

Um morador de Sumaré de 50 anos recebeu uma pena de 14 anos de prisão (sendo 12 anos e seis meses serão em regime fechado) pelo STF (Supremo Tribunal Federal), por conta dos atos golpistas em Brasília.

Vale lembrar que esta é a 6ª pessoa punida pelo episódio do dia 08 de janeiro de 2023. A condenação se deu em cinco artigos do Código Penal, entre eles:

  • associação criminosa armada, golpe de estado,
  • dano qualificado,
  • deterioração do patrimônio tombado e
  • abolição violenta do Estado Democrático de Direito.

Anuncio


A sessão virtual se deu há uma semana, com presença dos ministros Flávio Dino, Cármen Lúcia, Dias Toffoli, Gilmar Mendes e Luiz Fux, que acompanharam o voto do relator.

Além da pena de prisão, o réu deverá pagar 100 dias-multa, cada um equivalente a um terço do salário mínimo, e uma indenização por danos morais coletivos fixada em R$ 30 milhões, a ser dividida entre os condenados.

Advertisement

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98
Continue Reading

Nossa Região

Consultoria gratuita para Declaração de Imposto de Renda na região: saiba mais

Avatar de Eder Oliveira

Published

on

Consultoria gratuita para Declaração de Imposto de Renda

No dia 26 de abril haverá consultoria gratuita para Declaração de Imposto de Renda na ETEC de Sumaré, das 19h30 às 22h. A iniciativa será conduzida por alunos e professores do curso de administração, nas dependências da escola.

A instituição está localizada na Rua Rafael Rossi, 197, no Jardim Luiz Cia e, para participar, os interessados devem ter tido rendimentos de até R$ 60 mil no ano de 2023.

Anuncio


Então, além de prestar um serviço à comunidade, a ação proporcionará uma experiência a mais para os alunos, tudo para que já consigam alguma experiência na área.

Agendamento para a consultoria gratuita para Declaração de Imposto de Renda

O agendamento para o auxílio deve ser feito até o dia 25 deste mês, através do WhatsApp (19) 99462-7188.

Advertisement

Para realização da consulta, é necessário levar documentos como:

  • RG e CPF,
  • informe de rendimentos,
  • informe de contas bancárias ativas,
  • comprovantes de despesas com saúde e educação
  • será necessário apresentar informações sobre bens,
  • dados dos dependentes (se tiver) e
  • comprovante de pagamento de previdência privada, quando aplicável.

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98
Continue Reading

Noticias

curso de jardinagem curso de jardinagem
Cursos13 minutos ago

Inscrições gratuitas para curso de Jardinagem em Hortolândia

As inscrições gratuitas para o curso de Jardinagem em Hortolândia já começaram. A iniciativa visa qualificar profissionais e promover o...

Futebol Amador de Hortolândia Futebol Amador de Hortolândia
Esportes42 minutos ago

Rodada promete ótimas disputas no Futebol Amador de Hortolândia, que acontece este fim de semana

O futebol amador de Hortolândia tem grandes confrontos neste fim de semana, em torneios de diversas categorias, como o Supermaster....

Copa Hortolândia de Judô Copa Hortolândia de Judô
Esportes1 hora ago

Copa Hortolândia de Judô começa amanhã (20), com a presença de grandes atletas da região

A Copa Hortolândia de Judô, evento organizado pela Federação Paulista da modalidade em colaboração com a Prefeitura Municipal, começará amanhã...

Jardim Minda Jardim Minda
Policial2 horas ago

Furto de celular em padaria do Jardim Minda termina com homem preso

Na tarde de ontem (18), uma equipe policial recebeu informações de que o ocupante de um veículo que estaria envolvido...

prisão prisão
Policial3 horas ago

Tentativa de fuga e prisão: homem é detido em Sumaré conduzindo moto roubada

Na manhã de ontem (18), a polícia de Sumaré foi até o Jardim Nova Esperança após receber um alerta sobre...

viaduto viaduto
Nossa Região3 horas ago

Caminhão fica preso em viaduto de Campinas e causa congestionamento

O viaduto da Rodovia Francisco Von Zuben (SP-91), em Campinas, ficou ‘travado’ na tarde de hoje (19), por conta de...

3ª feirinha pet 3ª feirinha pet
Nossa Cidade3 horas ago

3ª Feirinha Pet em Hortolândia acontece amanhã, com adoções gratuitas: saiba endereço e horário do evento

Amanhã (20), acontecerá a 3ª Feirinha Pet, novamente no estacionamento do Shopping Hortolândia, a partir das 10h. Lembrando que o...

Advertisement
cinema

Populares