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Tráfego aéreo em Campinas leva Paraquedistas para São João da Boa Vista

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Paraquedistas-campinas

Depois de quase 25 anos atuando na cidade, a tradicional escola de paraquedismo Azul do Vento transfere os treinos, aulas e saltos-duplos para outros ares. A equipe deixa o Aeroporto dos Amarais para garantir maior segurança aos praticantes do esporte.

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O intenso tráfego aéreo em Campinas com a ampliação do Aeroporto Internacional de Viracopos e a elevação do Aeródromo dos Amarais para Aeroporto Estadual, obrigou a Azul do Vento, uma das mais tradicionais escolas de formação de paraquedistas do Brasil, a buscar literalmente outros ares.

Para oferecer maior segurança aos paraquedistas, tanto os atletas que formam a equipe várias vezes recordista como os interessados em experimentar as sensações da queda livre e voo panorâmico no salto duplo, a Azul do Vento transferiu todas as atividades aéreas para o Aeroporto de São João da Boa Vista, a 100 km de Campinas e manteve apenas seu escritório nos Amarais.

Os saltos já têm sido realizados aos sábados e domingos e, durante a semana, por agendamento. A capacidade é de atendimento de 30 alunos e 100 saltos duplos por mês. Os agendamentos para saltos duplos, aulas ou outras informações podem ser obtidos por meios do telefone (19) 3246-0455.

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Para se ter uma ideia, o tráfego aéreo cresceu 403% entre 2006 e 2013 em Campinas. Há oito anos o Aeroporto Internacional de Viracopos e o Aeroporto Campos dos Amarais registravam, em media, 110 voos diários, contra os 554 atuais. A cidade tem um pouso ou decolagem a cada dois minutos e meio. No período da Copa do Mundo, – de 12 de junho a 13 de julho – o tráfego aéreo deve chegar a 838 voos diários, o que representa uma alta de 51,26%.

 Azul do Vento

Fundada em 1979, em Campinas, no interior de São Paulo, a Azul do vento tornou-se referência mundial em paraquedismo, tendo à frente a família Pettená. Nos 24 anos em que funcionou no antigo Aeródromo dos Amarais, a equipe bateu 10 recordes, sendo nove de Trabalho Relativo (TR) ou Formação em Queda Livre (FQL). Em 2003, por exemplo, a Azul do Vento bateu o recorde de maior formação em queda livre constituída por atletas de um mesmo clube, construindo no céu um diamante de 64 paraquedistas em 2003.

Com o crescimento da região dos Amarais e o aumento do número de vôos em Viracopos, não havia mais segurança para as atividades de paraquedismo. Em fevereiro de 2012, após negociações com a Prefeitura de São João da Boa Vista, conseguimos transferir para o Aeroporto daquela cidade as aulas, os treinos da equipe e os saltos duplos.

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Atualmente, a equipe coordenada por Marcos Pettená (52 anos, nascido em São Paulo, mas residente em Campinas desde os 9 anos), também diretor da Azul do Vento, é formada por Vitor Leandro (41 anos, de Campinas), Greike Pucci (única mulher da equipe, 32 anos, de Rio Claro), Adilson Pagliotto (43 anos, de Catanduva), Antonio Raposo (60 anos, de Campinas), André Zanchetta  (36 anos, de Casa Branca), Gustavo Varzone  (30 anos, de São João da Boa Vista), André Regra  (37 anos, de Jundiaí), Igor Teófilo (26 anos, São João da Boa Vista e também dobrador) e José Murilo Barauna (22 anos, de São João da Boa Vista e também piloto de lançamento de paraquedistas). Eles têm treinado todos os finais de semana para as competições que serão realizadas a partir do segundo semestre de 2014, entre eles o Campeonato Brasileiro e a Copa Fly Factory.

 Nova Estrutura

Com a transferência para o Aeroporto Municipal de São João da Boa Vista, a Azul do Vento investiu em uma estrutura de alto nível, com hangar próprio, espaço para instrução, guarda da aeronave, sala de aula, banheiros, manifesto (secretaria) e um restaurante exclusivo.

Tanto para os alunos e como para os saltos duplos, a Azul do Vento conta com avião próprio – um Cessna 182, totalmente adaptado para a prática do paraquedismo -, além de equipamentos novos de última geração e de vários tamanho. A grande experiência de seus instrutores garante um salto seguro e emocionante.

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Mas não é só a infraestrutura que têm atraído os amantes da prática aerodesportiva a São João da Boa Vista: o pôr-do-sol é um lindíssimo espetáculo que apenas os paraquedistas têm o privilégio de apreciar do alto.

Salto duplo

O salto duplo foi inventado nos anos 1980 para que as pessoas possam vivenciar a experiência do paraquedismo, tanto a queda livre quanto a navegação, mesmo sem a intenção de adotá-lo como esporte. É como se o “passageiro” pegasse uma “carona”, com o paraquedista. O passageiro veste um harness (embora a tradução literal seja “arreio”, trata-se numa espécie de cinto de segurança vestido pelos braços e pernas e ajustado ao corpo com fechamento no peito e na cintura), sendo preso ao paraquedista por mosquetões (ganchos de aço de alta resistência fixados na cintura e nos ombros).

O paraquedas está nas costas do instrutor. Trata-se de um equipamento especial, superdimensionado para duas pessoas, já que é capaz de suportar cerca de 350 quilos, o que excede, com segurança, os pesos somados do instrutor e do passageiro. O paraquedas retangular (vela) – tipo asa, mochila e harness – é próprio para o salto duplo por ser altamente seguro, dirigível e por permitir maior precisão de pouso.

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A experiência para o passageiro é incrível: a uma altura de cerca de 3.800 metros acima do chão (12 mil pés) conectado ao instrutor, o “carona” pode curtir a emoção de um mergulho em uma queda livre, a 200 km/h, que dura aproximadamente 40 segundos. Quando, então, o paraquedas é aberto e começa a navegação, ambos podem apreciar uma vista privilegiada em um voo panorâmico que varia de cinco a oito minutos, até o pouso.

O instrutor conversa o tempo todo com o passageiro, orientando-o sobre a navegação, para um pouso suave e até chamando a sua atenção para detalhes a serem apreciados no voo.

 Quem pode saltar

Basicamente todas as pessoas que gostam de sentir o aumento da adrenalina estão aptas à prática do paraquedismo, exceto, obviamente, as que sofram de distúrbios ou doenças mentais ou cardíacas, ou que tenha algum comprometimento físico que limite a execução do salto. O paraquedismo é seguro e os riscos são praticamente os mesmos de todos os esportes que envolvem alta velocidade, altura e gravidade.

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O salto duplo pode ser realizado por pessoas entre 16 e 100 anos, que queiram sentir a emoção do salto, sem ter que fazer todo o curso. O peso máximo recomendado é de até 95 quilos, embora seja considerada a relação peso X altura e a mobilidade, para evitar que instrutor ou passageiro se machuquem.

As restrições são praticamente as mesmas que para as viagens de avião: não ter praticado mergulho nas últimas 24h (pois existe o risco de embolia); não ter doado sangue nas últimas 24h (recomendação médica); não estar com nariz e/ou ouvidos congestionados (pode causar um ferimento no tímpano, por não conseguir descomprimir o ar); não ter menos de 16 anos; e passar por avaliação médica prévia caso apresente qualquer condição física adversa, como problemas cardíacos, respiratórios, ortopédicos, de labirinto, convulsões, desmaios, ou de qualquer natureza que possa vir a restringir ou até impedir a pessoa de realizar um salto de paraquedas.

Ateliê da Notícia
Jornalista responsável: Vera Longuini
Atendimento: Antonio Fornazieri e Juliana Oppitz
Redação: (19) 3252-9385 / 2515-1650
Cel (19) 9 9771-6735 – Vivo
[email protected]
www.ateliedanoticia.com.br

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Campinas

Paris 6 encerra suas operações em Campinas após sete anos

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paris 6

O Paris 6, reconhecido por seus pratos batizados com nomes de celebridades, anunciou na última segunda-feira (4) o encerramento de suas operações em Campinas.

Presente na cidade há sete anos, com uma única unidade localizada na Alameda do Parque Dom Pedro, a famosa rede de restaurantes optou por encerrar suas atividades na região.

Fim das atividades do Paris 6 em Campinas

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O anúncio foi feito através de uma postagem no Instagram, embora não tenha fornecido detalhes sobre os motivos que levaram a essa decisão. Recentemente, a filial de Salvador, na Bahia, também fechou suas portas devido a “motivos de força maior”. Confira a nota de encerramento completa do Paris 6:

“Caros clientes, colaboradores e amigos do Paris 6 Campinas,

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Queremos comunicar o encerramento da nossa unidade em Campinas, que por sete anos foi um lar gastronômico para tantos momentos especiais.

Agradecemos a cada cliente que nos honrou com sua presença, contribuindo para a atmosfera única do Paris6. Aos nossos colaboradores, expressamos nosso profundo reconhecimento pelo empenho, dedicação e paixão em servir.

Campinas, agradecemos por nos receber tão calorosamente e fazer parte desta jornada incrível. Foram sete anos de experiências gastronômicas, risadas e memórias que jamais esqueceremos.

Embora este capítulo chegue ao fim, o Paris 6 continuará a encantar paladares em outras localidades. A todos que fizeram parte dessa história, nosso muito obrigado. Guardaremos Campinas em nossos corações.”

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No entanto, o fechamento das unidades do Paris 6 não indica necessariamente o fim da rede de restaurantes estilo bistrô no Brasil, ou mesmo no estado de São Paulo, já que a mensagem assegura que ela “continuará a encantar paladares em outras localidades”.

A trajetória do Paris 6 na cidade

O Paris 6 em Campinas foi a primeira filial da rede a ser inaugurada no interior de São Paulo, após o sucesso alcançado pela marca na capital paulista.

Fundada pelo empresário Isaac Azar em 2006, a marca de restaurantes estilo bistrô francês ganhou destaque no Brasil por batizar seus pratos com nomes de famosos, que muitas vezes colaboram na criação dos mesmos. A lista de celebridades inclui atores, cantores, atletas e influenciadores, como Jade Picon, Jojo Todynho, Pedro Scooby, Neymar e Caio Castro.

O cardápio do restaurante em Campinas oferecia uma variedade de pratos típicos dos bistrôs e brasseries parisienses, além de releituras e criações exclusivas. Os clientes podiam desfrutar de opções como risoto de brie à “Chorão”, gnocchi de brie ao molho de camarões à “Bruno Gissoni” e filé de salmão grelhado ao molho de camarões, com purê de batatas e legumes à “Boca Rosa”.

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Campinas

Avião da Azul faz pouso de emergência em Viracopos após pedido de ‘Mayday’

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pouso de emergência

Um avião da Azul Linhas Aéreas realizou um pouso de emergência na manhã desta segunda-feira (19) no Aeroporto de Viracopos, em Campinas. Conforme informado pelo Aeroportos Brasil, o pouso ocorreu por volta de 8h40 de forma segura e sem nenhum passageiro ferido.

Mensagens compartilhadas nas redes sociais indicam que houve um pedido de “mayday”, sinalizando uma situação de emergência no ar.

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Outros detalhes informam que o voo havia decolado de Campinas às 8h14, com destino ao Aeroporto Internacional Salgado Filho, em Porto Alegre. Aproximadamente 15 minutos após a decolagem, ocorreu a comunicação de emergência.

A companhia aérea relatou que um problema técnico foi o motivo que levou ao pouso de emergência da aeronave. Em comunicado, a Azul assegurou que todos os passageiros desembarcaram de forma segura, sem nenhum ferimento.

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Os clientes afetados serão acomodados em outros voos operados pela própria companhia.

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Campinas

Operação “Placa Escura” registra 116 autuações na Ruy Rodriguez

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operacao-Campinas

Realizada na tarde desta sexta-feira, dia 18 de agosto, a oitava edição da Operação “Placa Escura” realizou 93 abordagens e registrou 116 autuações. A ação ocorreu no eixo do distrito do Ouro Verde, na avenida Ruy Rodriguez (sentido Centro-bairro), na divisa dos jardins Morumbi e Cristina. As abordagens aconteceram das 15h às 17h, em parceria entre a Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) e a Guarda Municipal (GM). 

No total, sete veículos foram recolhidos ao Pátio Municipal: quatro motos e três carros. Entre eles, uma motocicleta que registrava 426 autuações e mais de R$ 89 mil em multas; e outra com 439 autuações, totalizando um débito de mais de R$ 114 mil. 

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Dos veículos abordados durante a operação, 79 eram motos, três automóveis e 11 caminhões e vans. Foram registradas 99 autuações para motocicletas e 17 para automóveis.  

 Tendo a fiscalização como ferramenta para inibir comportamentos de risco, que causam óbitos no trânsito de Campinas, a Operação “Placa Escura” visa abordar motocicletas cujas placas são encobertas pelos condutores, diante de equipamentos de fiscalização eletrônica. 

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Além deste flagrante, as equipes de fiscalização ficam atentas a outros comportamentos perigosos e proibidos, como a pilotagem com apenas uma das mãos, uso de pneu “careca” e de capacete com a viseira aberta, porte de documentação irregular, condução de motocicleta com baixa definitiva (proibida de circular), entre outros. 

A primeira operação “Placa Escura” foi realizada no dia 28 de julho. A edição desta sexta-feira foi a segunda a ser realizada nesta semana. Na quinta-feira, dia 17, Emdec e GM realizaram a fiscalização na av. John Boyd Dunlop. 

 Histórico  

 1ª operação “Placa Escura” (28/07) – Avenida JBD (Campo Grande), com Emdec e GM: 65 motocicletas abordadas; 42 autuações; três remoções de veículos ao Pátio Municipal; 70 abordagens de pessoas (cinco mulheres e 65 homens).  

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 2ª operação “Placa Escura” (1º/08) – Avenida JBD (Campo Grande), com Emdec e GM: 76 motocicletas abordadas; 32 autuações; cinco remoções ao Pátio Municipal; 77 abordagens de pessoas (cinco mulheres e 72 homens).  

 3ª operação “Placa Escura” (3/08) – Avenida Ruy Rodriguez (Ouro Verde), com Emdec e PM: 26 motocicletas abordadas; 79 autuações; oito remoções ao Pátio Municipal; 28 abordagens de pessoas (duas mulheres e 26 homens).  

 4ª operação “Placa Escura” (4/08) – Avenida Ruy Rodriguez (Ouro Verde), com Emdec e GM: 66 motocicletas, quatro automóveis e um utilitário abordados; 104 autuações; oito remoções ao Pátio Municipal.  

5ª operação “Placa Escura” (9/08) – Avenida Ruy Rodriguez (Ouro Verde), com Emdec e GM: 57 motocicletas e cinco automóveis abordados; 95 autuações; sete remoções ao Pátio Municipal. 

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6ª operação “Placa Escura” (11/08) – Avenida JBD (Campo Grande), com Emdec e GM: 51 motocicletas e cinco automóveis abordados; 125 autuações; cinco remoções ao Pátio Municipal (quatro motos e um automóvel). 

7ª operação “Placa Escura” (17/08) – Avenida JBD (Campo Grande), com Emdec e GM: 56 motocicletas, um automóvel, um caminhão e quatro vans abordados; 82 autuações; sete remoções de motocicletas ao Pátio Municipal e uma encaminhada pela Guarda Municipal ao 2º DP. 

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